Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os Malabares dos Lenços e das Bolas

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer práticas do malabares utilizando lenços e bolas. Aprender por meio das atividades circenses novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do colega. Coordenar diferentes movimentos com o corpo e com os materiais, realizando – lançamentos, giros, recepção, coordenação de braços e deslocamentos para frente, para trás, para o lado – e interagindo com os colegas. Deslocar-se no espaço, coordenando diferentes movimentos, percebendo a relação tempo/espaço, equilibrando os objetos.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos – Total: 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Pega lenços
Recursos:
Três lenços por aluno (15x15) – pode ser utilizado o tecido tipo TNT ou mesmo saco plástico. Caixa de giz
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: A aula deverá ser realizada em um local onde não haja muito vento. Em um primeiro momento, peça para que cada aluno(a) pegue um de seus lenços e explore todas as formas de jogá-lo e recepcioná-lo novamente: jogando por trás das costas, por baixo das pernas e dos braços, girando em torno do seu próprio eixo, soprando o lenço e tentando mantê-lo no ar, lançar o lenço e bater o maior número de palmas possíveis, antes de recepcioná-lo; lançar o lenço, bater uma palma, bater palma debaixo de uma perna e recepcioná-lo novamente, entre outras possibilidades. Em seguida, diga para que comecem a lançar 2 lenços e depois acrescente o terceiro, nunca deixando-os cair.
Em um segundo momento, peça para que os alunos formem duplas onde cada membro deverá ter seus lenços identificados. A identificação pode ser feita com caneta, colocando um número ou nome. Cada dupla deverá, também, fazer um círculo de aproximadamente 2m de raio (peça para o aluno mais alto da dupla abrir ao máximo as pernas e fazer a marcação do raio e posteriormente o círculo), local onde ficarão durante a brincadeira. Na atividade, cada jogador deverá lançar, todos ao mesmo tempo, um de seus lenços para o alto e o colega que está dentro do circulo terá de pegar o lenço do outro colega. Cada aluno(a) poderá escolher a forma como irá jogar o seu lenço. Em seguida, eles podem aumentar o número de lenços na brincadeira. O desafio é não deixar o(s) lenço(s) caírem no chão.

Atividade 2: Construindo bolas de malabares
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Recursos: Tesouras; Balões coloridos (3 para cada aluno); saco plástico pequeno; pacotes de painço ou alpiste (1 para cada 3 alunos).
Descrição: Pegue os materiais e distribua para cada aluno(o) da seguinte forma: 3 balões, 3 sacos plásticos. Coloque o painço em um vasilhame para que os alunos possam realizar a confecção das bolinhas no momento das instruções:

• Pegue os balões. Peça aos alunos para cortar o início da parte mais estreita do balão (parte que se afunila);
• Coloque o painço dentro do saco plástico, uma quantidade que forme uma bola do tamanho das bolas de tênis, e dê o nó cego;
• Por fim, pegue os balões cortados para revestir as bolas.

Obs: É interessante que cada aluno tenha 3 balões de cores diferentes para facilitar a visualização e prática.

Atividade 3: Explorando os movimentos com as bolinhas.
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Recursos: Bolinhas confeccionadas
Descrição: Em um espaço aberto, quadra, peça aos alunos para formarem pequenos grupos e explorarem as bolinhas realizando lançamentos (altos, médios, baixos), recepções (braços, pernas, nuca) e giros em torno do próprio eixo.

Atividade 4: Bola Mestra
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Recursos: Bolinhas confeccionadas
Descrição: Nesta atividade, cada grupo da atividade anterior fará uma roda, todos de frente um para o outro. Um dos alunos de cada grupos irá para o centro da roda com duas bolinhas. Ele joga a bolinha para o alto e diz o nome de um colega (jogador 1), a segunda bola deverá ir para o mesmo colega, sem a necessidade de repetir seu nome. Após recepcionar a primeira bola e antes de receber e lançar a segunda, o aluno (jogador 1) diz o nome de outro colega (jogador 2) que terá que receber a primeira bola, jogá-la para o alto, dizer o nome do outro colega (jogador 3) e lançar a segunda bolinha para o alto e assim sucessivamente. O des afio é não deixar as bolinhas caírem no chão.
Possibilidades de ampliação: aumentar o número de bolinhas durante o jogo; não permitir que o jogador fique com duas bolinhas na mão.

Vídeos de malabares para auxiliar o professor(a):

http://www.youtube.com/watch?v=FE1s1L0fjes&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=OUlP9MySqvk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=hwxblu5VM2w&feature=related

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como manuseiam os objetos (lenços e bolinhas)? Como se envolvem na confecção das bolinhas? Como está a organização dos grupos? Estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? De que forma criam novas formas de jogar? Sugerem novos movimentos? Já vivenciaram as atividades em outros momentos (tempos/espaços – escolar/não escolar)? Relatam o que aprendem? Brincam de outras formas? Questionam as regras? Exploraram os espaços e os materiais? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? O que acharam das atividades propostas? O que foi fácil e/ou difícil? Que atividades inventaram? Qual(is) gostaria de jogar novamente? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.