19/12/2008
Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado e Elvis Márcio Barbosa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Sala de aula:
Professor inicie a aula revisando, com seus alunos, alguns conteúdos como: o conceito e os tipos de simetria que existem. Este conteúdo pode ser encontrado nos seguintes endereços eletrônicos: http://www.dmm.im.ufrj.br/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap21s3.html e em http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/pedagogiadeprojetos/conteudos/mosaicopronto/osquatro.htm.
Laboratório de Informática:
Leve os alunos ao laboratório de informática e peça a eles que abram o recurso “Simetria”, disponível no endereço eletrônico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3254 .
Este recurso auxiliará os alunos na identificação de figuras simétricas a partir do “jogo dos sete erros”. O objeto também traz o conceito de simetria e exemplos.
Após esse contato com figuras simétricas você pode pedir ao aluno que abra o recurso “Tess”, encontrado no endereço eletrônico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2208.
A partir desse recurso você pode trabalhar com os alunos por meio das seguintes perguntas:
1º) Selecione a ferramenta triângulo e crie um na tela. Em seguida, selecione o item seta na primeira caixa de ferramentas. O que acontece se clicarmos com a seta sobre o triângulo? Em seguida, crie um quadrado e novamente clique com a seta sobre o quadrado, o que acontece?
2º) Na segunda caixa de ferramentas selecione a linha tracejada vertical, o que acontece com a tela? (Para desfazer é só clicar novamente sobre o item). E quando selecionamos a linha tracejada horizontal, o que você observa?
3º) Quando selecionamos a seta para direita, o que acontece na figura? Teste todas as ferramentas da segunda caixa. O que você percebe nas figuras formadas em cada comando?
Para limpar a tela é necessário selecionar com a seta o desenho feito e ir na barra de ferramentas, no item “Edición” e clicar em “limpiar”.
Esta atividade levará os alunos a criar suas próprias figuras simétricas e a conhecer melhor os eixos de simetria de várias figuras.
Esse objeto possui muitas opções de atividades, que podem ser criadas pelo professor caso sinta necessidade de estender mais a exploração do objeto.
Validando o conceito:
Continuando no laboratório de informática, o professor pode pedir aos alunos que entrem nos endereços eletrônicos a seguir: http://www.epo.pt/mat/escher/obras%201.htm;
http://www.mcescher.net/target12.html;
http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Magic_Mirror.jpg;
http://en.wikipedia.org/wiki/Three_Worlds
que sigam a ordem dos endereços, observem as gravuras de Escher e respondam as seguintes questões:
1. Na xilogravura “Dia e noite”(Day and night) quais simetrias podemos encontrar?
2.E na gravura “Anjos e demônios”, o que podemos ver de comum entre as figuras desenhadas? As figuras estão alinhadas?Quais as simetrias que podemos identificar?
3. Na obra “Mirror”, há uma simetria muito comum. Em que desenho da obra a simetria aparece? Como o espelho produz simetria?
4. Na obra Three Worlds quais desenhos apresentam simetria? Que tipo de simetria é esta?
O professor pode também acessar diretamente o endereço eletrônico: http://en.wikipedia.org/wiki/M._C._Escher onde se encontram muitos trabalhos do artista Escher e escolher outras obras para trabalhar com os alunos.
Dicas e sugestões:
O professor pode fazer uma pesquisa com seus alunos sobre a vida de Escher, o artista das obras que usamos na ultima atividade. Para isso, pode acessar o endereço eletrônico: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maurits_Cornelis_Escher.
Crie mais atividades!
O professor pode complementar a aula com uma atividade de construção de uma borboleta simétrica com origami disponível no endereço eletrônico: http://origamei.multiply.com/photos/album/6/Passo_a_passo_-_Borboleta.
Esta atividade poderá ser feita com papel dobradura, recortando quadrados e distribuindo um para cada aluno. Para iniciar a dobradura é necessário usar os eixos de simetria do quadrado para deixar o papel na forma de pirâmide.
Quatro estrelas 3 classificações
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13/10/2012
Quatro estrelasAchei a aula o máximo. Vou adaptá-la para o 5º ano e fazer um trabalho interdisciplinar com matemática e arte.
24/03/2010
Cinco estrelasEXCELENTE. VOU APROVEITAR ALGUMAS IDÉIAS. GRATA.
24/03/2010
Cinco estrelasMUITO INTERESSANTE, PRINCIPALMENTE POR PROPICIAR AOS ALUNOS A POSSIBILIDADE DE CONHECER O TRABALHO DE ESCHER.