Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Minha bandeira ecológica

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

.A refletir sobre o modo como as pessoas se relacionam com o ambiente;
.A necessidade de agir de modo propositivo, para garantir um meio ambiente saudável e qualidade de vida;
.Que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas, tanto local quanto global.

Duração das atividades
2h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter idéia do que seja ambiente.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Vários momentos, da prática pedagógica em sala de aula, vêm sendo destinados às atividades relativas a atitudes que contribuam para a melhoria do ambiente. As atividades propostas, na maioria das vezes, envolvem a valorização de atitudes individuais do aluno atribuindo a ele a responsabilidade de preservar o planeta e promover um desenvolvimento sustentável.

Os PCNs propõem a discussão dos assuntos relativos ao meio ambiente como tema transversal, por seu caráter interdisciplinar, e lista como capacidades que devem ser adquiridas pelos alunos:

 Identificar-se como parte integrante da natureza e sentir-se afetivamente ligado a ela, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente;

 Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural;

 Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida;

 Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;

 Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas, tanto local quanto global;

 Conhecer e compreender, de modo integrado, as noções básicas relacionadas ao meio ambiente;

 Perceber, em diversos fenômenos naturais, encadeamentos e relações de causa/ efeito que condicionam a vida no espaço (geográfico) e no tempo (histórico), utilizando essa percepção para posicionar-se criticamente diante das condições ambientais de seu meio;

 Compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia-a-dia.

Temos questionado sobre a necessidade de rever nossa maneira de nos relacionarmos com o ambiente, reduzindo o consumo de água, evitando o efeito estufa, buscando novas fontes de energia e impedindo a extinção de espécies da fauna e da flora. Para isso, percebemos que a educação ambiental deve constituir-se em um processo contínuo de responsabilidade de todos.

Esta aula será desenvolvida a partir de uma dinâmica que envolve observação das atitudes dos alunos e de outras pessoas em relação ao ambiente, com a confecção de uma bandeira ecológica e produção de mural. Esperamos que essa aula contribua para a formação ambiental de nossas crianças oportunizando-as a refletir sobre a maneira como ela e outras pessoas percebem o ambiente.

1. Organização da atividade
Discuta com os alunos as idéias que eles têm sobre ambiente. Os alunos podem no primeiro momento da atividade ficar assentados nas próprias carteiras. Para desenvolver a aula você precisa de cópias do desenho de uma bandeira, como a ilustrada a seguir, para cada aluno; lápis e material para colorir.

Imagem retirada de: Hora de Contruir. Geografia de Minas Gerais. Fapi, 2010.

Se achar mais adequado, ensine aos alunos como desenhar a bandeira. Você pode oferecer papéis diferentes para que o aluno escolha aquele que desejar para realizar a atividade: folhas de papel ofício, cartolinas, papel Kraft, ou outros de cores e tamanhos diferentes.

2. Levantamento do conhecimento prévio

Verifique as idéias que os alunos têm sobre ambiente e natureza, como são os lugares que frequentam (escola, casa, a rua onde mora, entre outros); como se relacionam com o ambiente, o que existe em um ambiente modificado pelo ser humano que faz parte da natureza.

3. Realizando a atividade

Distribua uma cópia da bandeira para cada aluno(a) ou peça-lhes que desenhem uma bandeira conforme modelo sugerido. Diga-lhes q ue cada um vai fazer sua própria bandeira. Escreva as perguntas a seguir em cartolina ou na lousa . Peça aos alunos que respondam cada pergunta num dos espaços destacados na bandeira, por meio de desenhos, palavras, frases ou símbolos.

1. O que você menos gosta em um ambiente?
2. O que você mais valoriza em um ambiente?
3. Escreva três aspectos que você acha que precisa melhorar na sua relação com o ambiente.
4. Que atitude você tomou em relação ao ambiente que considera de valor?
5. O que é preciso melhorar na sua relação com o ambiente?
6. Que conselho você daria as pessoas em relação ao ambiente?

A seguir, proponha aos alunos que compartilhem com os colegas suas idéias, apresentando a bandeira confeccionada.

4. Discussão e registro das idéias da turma

1. Como você se sentiu ao falar sobre suas ideias e relação com o ambiente?
2. Você tem se preocupado com a preservação do ambiente? Por quê?
3. Você já havia pensado sobre essas questões? Você acha que o ser humano precisa preocupar-se com os problemas ambientais?

4. O que pode ser feito para melhorar a relação homem X natureza?

Imagem retirada de: Hora de Contruir. Geografia de Minas Gerais. Fapi, 2010.

Professor, você pode variar a dinâmica propondo aos alunos que desenhem uma bandeira pessoal, mundial, para a escola, para a família, dentre outras. Formule as perguntas pertinentes a cada assunto e os itens a serem discutidos.

Expor as bandeiras em um mural, num lugar que possam ser apreciadas por outros membros da comunidade escolar.

Avaliação

Ao avaliar os alunos em uma perspectiva formativa deve-se estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais. Nesta aula destacam-se os conteúdos atitudinais.

Deve-se estimular a reflexão e valorizar atitudes positivas em relação ao ambiente, enquanto os alunos desenham, emitem opiniões, registram o que observaram dentre outros.
Como atividade específica de avaliação peça aos alunos que escrevam ou façam um desenho de atitudes em relação ao ambiente que consideram de valor.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.