21/11/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Aula 1
Atividade
O tema a ser abordado nessa aula trata-se das orações subordinadas adverbiais.
Esse tipo de oração representa um importante instrumento para a interpretação e construção de textos, principalmente, narrativos e dissertativos. O emprego adequado das diversas circunstâncias expressas por esse tipo de oração permite o desenvolvimento coerente de sequência de fatos, em gêneros narrativos – principalmente em relação às indicações de tempo e de causa e consequência - e de procedimentos argumentativos.
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, pesquisarem sobre as orações subordinadas adverbiais.
Importante: Professor, acreditamos que a classificação das orações de acordo com as circunstâncias que exprimem, não deve ser enfocada fora de um contexto, ou seja, o estudo das orações subordinadas adverbiais, assim como qualquer item da gramática, deve se dar a partir dos gêneros discursivos.
Informações disponíveis no site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ora%C3%A7%C3%A3o_subordinada
Aula 2
Atividade 1
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática /sala de vídeo para assistir ao vídeo de Daniela Mercury, cantando a música “À primeira vista”.
Vídeo disponível no site:
http://www.youtube.com/watch?v=iJFxNlE5fAU
Atividade 2
O professor deverá reproduzir uma cópia da música para os alunos e propor a eles que resolvam as questões apresentadas na sequência.
Texto:
À Primeira Vista
Daniela Mercury
Composição: Chico César
Disponível no site:
http://lyricskeeper.com.br/pics/D/a/n/Daniela-Mercury-4-big.jpg
Quando não tinha nada eu quis
Quando tudo era ausência esperei
Quando tive frio tremi
Quando tive coragem liguei
Quando chegou carta abri
Quando ouvi Prince dancei
Quando o olho brilhou, entendi
Quando criei asas, voei
Quando me chamou eu vim
Quando dei por mim tava aqui
Quando lhe achei, me perdi
Quando vi você, me apaixonei
Quando não tinha nada eu quis
Quando tudo era ausência esperei
Quando tive frio tremi
Quando tive coragem liguei
Quando chegou carta abri
Quando ouvi Salif Keita dancei
Quando o olho brilhou, entendi
Quando criei asas, voei
Quando me chamou eu vim
Quando dei por mim tava aqui
Quando lhe achei, me perdi
Quando vi você, me apaixonei
Letra disponível no site
http://letras.terra.com.br/daniela-mercury/25770/
Questões sobre o texto:
1.Todos os versos da canção constituem períodos que têm a mesma construção sintática.
a. Identifique essa construção.
b. Qual o valor semântico da conjunção que introduz a oração subordinada?
2. Como ficariam os versos da primeira estrofe da cançaõ, se as orações subordinadas adverbiais fossem transformadas em condicionais?
3. a.Transcreva a segunda estrofe da canção, substituindo a conjunção quando pela conjunção porque.
b. Qual a relação de sentido e stabe lecida entre as duas orações por meio da conjunção porque?
4. Crie mais uma estrofe para a canção, mantendo a mesma construção sintática: versos iniciados por uma oração subordinada adverbial seguida de oração principal.
Aula 3
Atividade
O professor deverá propor aos alunos que leiam o texto "Hierarquia" de Millôr Fernandes e respondam, em dupla, às questões apresentadas na sequência.
Texto:
Hierarquia
Millôr Fernandes
Disponível no site:
http://3.bp.blogspot.com/_G76NFNcUugU/SFPAP676XiI/AAAAAAAAGFQ/7moz7MFFmxg/s400/8574881007.jpg
Diz que um leão enorme ia andando chateado, não muito rei dos animais, porque tinha acabado de brigar com a mulher, e esta lhe dissera poucas e boas (1). Eis que, subitamente, o leão defronta com um pequeno rato, o ratinho mais menor que ele já tinha visto. Pisou-lhe a cauda e, enquanto o rato forçava inutilmente para fugir, o leão gritava:
- “Miserável criatura, estúpida, ínfima, vil, torpe: não conheço na criação nada mais insignificante e nojento. Vou te deixar com vida apenas para que você possa sofrer toda a humilhação do que lhe disse, você, desgraçado, inferior, mesquinho, rato!”. E soltou-o.
O rato correu mais que pôde, mas, quando já estava a salvo, gritou pro leão:
- “Será que V.Excelência poderia escrever isso pra mim? Vou me encontrar com uma lesma que eu conheço e quero repetir isso pra ela com as mesmas palavras!” (2).
Moral: Afinal, ninguém é tão inferior assim.
Submoral: Nem tão superior, por falar nisso.
(1) Expressão que se usa para exprimir muitas e mais.
(2) Na grande hora psicanalítica, que soa para todos nós, a precisão de linguagem é fundamental.
Disponível no site:
http://luizeugeniovieira.blogspot.com/2009/04/hierarquia-fabula-do-genial-millor.html
Questões sobre o texto:
1. Observe o primeiro período do texto:
“Diz que um leão enorme ia andando chateado, não muito rei dos animais, porque tinha acabado de brigar com a mulher, e esta lhe dissera poucas e boas”.
Esse período estrutura-se numa relação de coesão, por meio do emprego de uma oração subordinada adverbial. Essa oração denota valor semântico de:
a. causa
b. conseqüência
c. condição
2. Na oração “... enquanto o rato forçava inutilmente para fugir...” a conjunção em destaque denota:
a. causa b. proporcionalidade c. tempo d. condição
3. No trecho: “Vou te deixar com vida apenas para que você possa sofrer toda a humilhação..”
A conjunção em destaque, mantendo o mesmo sentido, pode ser substituída por:
a. ainda que b. a fim de que c. porque
4. Observe:
“O rato correu mais que pôde, mas, quando já estava a salvo, gritou pro leão...”
Reestruturando a oração em destaque, sem alteração de sentido, obtém-se:
a. ... assim que se viu a salvo, gritou pro leão...
b. ... < strong>como já estava a salvo, gritou pro leão...
c. ... porque já estava a salvo, gritou pro leão...
4. A fábula “Hierarquia” de Millôr Fernandes é uma narrativa. É possível relacionar o emprego das orações subordinadas adverbiais com esse gênero textual? Explique.
5. Você concorda com a moral e a submoral do texto? Comente.
Aula 4
Atividade
Produção de texto
O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção de texto:
Produza um texto, em forma de poema, usando a mesma estratégia de construção sintática usada na canção de Daniela Mercury.
Você pode empregar orações subordinadas adverbiais temporais, causais ou condicionais.
Exemplo:
Quando senti saudade, chorei...
Como /porque senti saudade chorei...
Se eu sentisse saudade, choraria....
Depois de pronto, leia o seu texto, com bastante expressão para os colegas e o professor.
A avaliação dar-se-á em todos os momentos em que os alunos estiverem participando da realização das diferentes atividades escritas. Em relação à produção de texto, os alunos serão avaliados, considerando o atendimento à proposta, especificamente no que diz respeito ao emprego das orações subordinadas adverbiais e às especificidades das condições de produção.
Quatro estrelas 33 classificações
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16/01/2016
Cinco estrelasParabéns pela atividade sobre as orações subordinadas,excelente e bem elaborada,desde já aproveito para dizer-te que usarei tuas atividades com minha turma,mas colocarei o site onde encontrara.Deus te ilumine,para que possas contribuir muito mais em tua carreira com sabedoria material e espiritual.Um fortíssimo abraço,a paz de Deus!
16/01/2016
Cinco estrelasParabéns pelas atividades sobre as orações subordinadas!ajuda-nos e muito até porque,nós professores às vezes,surgem dúvidas também,como diz o ditado popular:"DUAS CABEÇAS JUNTAS, PENSAM MAIS DO QUE UMA!"Aproveito a oportunidade para dizer-te, que usarei essas tuas atividades,mas vou colocar o site onde encontrara.Deus continue dando-te sabedoria material e também espiritual.FORTE ABRAÇO!
23/11/2015
Três estrelasmuito bom! gostaria de ter acesso ao gabarito das questões
13/11/2015
Cinco estrelasExcelente plano. Gostaria do gabarito.
09/08/2015
Cinco estrelasGostei muito das atividades, gostaria do gabarito.
04/04/2015
Cinco estrelasAmei as atividades!
19/09/2014
Cinco estrelasGostei. Poderia por favor me enviar o gabarito? Grata.
15/09/2014
Cinco estrelasAmei quero o gabarito
03/08/2014
Quatro estrelasmuito boa a aula traz inspiração para outras aulas.
26/09/2013
Cinco estrelasMuito bom o material exposto. Gostaria de receber o gabarito. Grato
09/09/2013
Quatro estrelasParabéns e obrigado pela aula! Precisamos ter consciência de que toda comunicação acontece no TEXTO. Sem texto, não há ensino de língua. Abraços e continuem neste caminho.
14/08/2013
Cinco estrelasAdorei. Obrigada por postar.
16/07/2013
Quatro estrelashum! amei, parabéns!
11/06/2013
Cinco estrelasGostei muito. É uma atividade criativa e de fácil realização.
27/05/2013
Cinco estrelasExcelente. Estão de parabéns!
30/04/2013
Cinco estrelasFabuloso! Um jeito diferente - e divertido - de ensinar o conteúdo.
18/04/2013
Cinco estrelasMaravilhosa, obrigada por compartilhar. Acredito que contextualizando o emprego das orações desta forma possibilitará uma melhor compreensão dos meus alunos.
19/02/2013
Quatro estrelasgostei muito, bem interessante.
20/12/2012
Cinco estrelasMuito boa esta aula que fala sobre as orações subordinadas adverbiais. Bem didática. Parabéns!!
01/08/2012
Cinco estrelasAchei de muito capricho essa aula. Gostaria portanto que me enviasse o gabarito o quanto antes.
02/06/2012
Cinco estrelasMuito bom o material elaborado!
27/03/2012
Cinco estrelasgostaria do gabarito
21/03/2012
Cinco estrelasotimo
16/10/2011
Três estrelasMe ajudou muito só tive que incrementar nas classificaçoes
08/09/2011
Cinco estrelasAtividades desse tipo despertam o raciocínio do aluno, fazendo-o perceber que se pode substituir expressões por outras de mesmo valor semântico.
19/08/2011
Cinco estrelasparabéns muito bom !
19/06/2011
Cinco estrelasadorei apliquei com meus alunas de 9º ano e foi bastante proveitoso
07/04/2011
Cinco estrelasGostei muito da forma como a professora trabalhou o estudo das orações. EXCELENTE!!!
14/03/2011
Cinco estrelasmuito bom vou pegar essa questoes para fazer na prova!!!
17/08/2010
Cinco estrelasÓtima, super interessante. Vou utilizá-la em minha sala de aula.
07/07/2010
Quatro estrelasINTERRESSANTE! Obrigada pelas atividades, irei repassá-las para os professores que acompanho. Atenciosamente, Claudilene.
21/06/2010
Cinco estrelasAdorei... Voce nao tem o gabarito
10/05/2010
Cinco estrelasParabéns! Excelente.