Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


EXPLORANDO OS SIGNIFICADOS DA LETRA DO HINO NACIONAL

 

27/11/2009

Autor e Coautor(es)
ELAINE CRISTINE GONZAGA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Explorar o significado de algumas palavras da letra do hino nacional.
Explorar alguns aspectos do sentido da letra do hino.
Explorar os contextos sociais nos quais o hino é utilizado.
Cantar o hino.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Exploração de significados de palavras; saber a ordem alfabética.
Habilidade com o uso do dicionário.

Estratégias e recursos da aula

Recursos da aula:Áudio do Hino Nacional ( Domínio Público)
Som ou computador
Folha com a letra do hino nacional.
Dicionários.

Atividade 1- Ouvindo o Hino Nacional Brasileiro

Professor inicie a aula conversando com os alunos sobre o Hino Nacional Brasileiro. Pergunte: Vocês conhecem o hino nacional? Vocês sabem cantar o hino nacional? Vocês entendem o hino? Em quais situações é tocado o hino? Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre a origem do hino para próxima aula.

Informação retirada do site: http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/hino_nacional_brasileiro.htm

Caro professor, apresente aos alunos o hino nacional ouvindo-o em aparelho próprio ou acesse o link com o áudio do Hino Nacional.
Distribua a letra do Hino Nacional para os alunos e toque novamente o hino, para que eles acompanhem a letra. (veja modelo abaixo)

HINO NACIONAL BRASILEIRO

I PARTE

OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!

BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

II PARTE

DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!.

BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

Atividade 2 – Mural com as pesquisas sobre o hino

Professor organize a sala em círculo para discussão sobre as pesquisas trazidas pelos alunos.
É importante que os alunos falem o resultado da pesquisa. O que eles aprenderam?Por que a linguagem é formal? Quando foi escrito o hino?
Monte um mural e afixe as pesquisas. Sugira aos alunos que façam a leitura das pesquisas dos colegas.


Atividade 3- Dicionário: Procurando o significado das palavras desconhecidas

Professor organize a sala em duplas. Antes de iniciar o trabalho com o dicionário explique o significado das palavras Ipiranga (Rio onde às margens D.PedroI proclamou a Independência do Brasil) e Cruzeiro (Constelação do Cruzeiro do Sul), depois realize as seguintes etapas:

Peça aos alunos que circulem as palavras que eles não conhecem que estão presentes no Hino Nacional.
Professor, finalizado esta etapa vá ao quadro/lousa e escreva as palavras circuladas pelos alunos. Peça aos alunos que escrevam as palavras no caderno e depois organize-as em ordem alfabética, pois facilitará o e ncontro das palavras no dicionário.
Agora professor, avalie com seus alunos o significado do Dicionário. Vocês já utilizaram o dicionário? Quando o utilizamos? Como está organizado o dicionário? No final da conversa, a turma deve concluir que o dicionário possui o significado das palavras e que estão dispostas em ordem alfabética.

Entregue um dicionário para cada dupla e oriente-os a procurarem as palavras circuladas. Explique que as palavras encontradas no dicionário são chamadas de sinônimos (de acordo com o dicionário Aurélio a definição de sinônimo é: Diz-se de, ou palavra que tem a mesma ou quase a mesma significação de outra)

Atividade 4 – Vocabulário

Prezado professor, registre os sinônimos no quadro/lousa e faça a leitura dos trechos do Hino junto aos alunos com os vários significados encontrados. Escolham o melhor sinônimo para o contexto.
Encontrados os significados das palavras, explique aos alunos o significado e importância do Vocabulário, nele encontramos um conjunto de palavras desconhecidas sobre determinado texto.
Professor vá para o quadro/lousa e monte o vocabulário com a turma, inicie a escrita das primeiras palavras para maior compreensão dos alunos.

VOCABULÁRIO (GLOSSÁRIO)


BRADO: GRITO
CLAVA: ARMA PRIMITIVA DE GUERRA
COLOSSO: GRANDE
ESPELHA: REFLETE
FLÂMULA: BANDEIRA
FLORÃO: FLOR DE OURO
FORMOSO: LINDO, BELO
FÚLGIDO: QUE BRILHA, CINTILANTE
FULGURAS: BRILHAS
GARRIDA: ENFEITADA COM FLORES

GENTIL: GENEROSO, ACOLHEDOR
IDOLATRADA: CULTUADA, AMADA
IMPÁVIDO: CORAJOSO
LÁBARO: BANDEIRA
LÍMPIDO: PURO, QUE NÃO ESTÁ POLUÍDO
OSTENTAS: MOSTRAS COM ORGULHO
PENHOR: GARANTIA
PLÁCIDAS: CALMAS, TRANQUILAS
RESPLANDECE: QUE BRILHA, ILUMINADA
RETUMBANTE: SOM QUE SE ESPALHA COM BARULHO
VÍVIDO: INTENSO


Atividade 5 – Ilustrando o Hino Nacional

Professor, estimule a compreensão das estrofes do hino, para isso, promova uma exploração oral de cada trecho: Vocês entenderam a estrofe? Ficou mais fácil compreender depois de trabalharmos o sentido de algumas palavras?
Distribua trechos da letra do Hino Nacional para que os alunos ilustrem o que entenderam.

Dica: Faça as cópias em folha A3 e deixe um espaço abaixo para ilustração.

Finalizado o trabalho, fixe as ilustrações no mural da sala para que os alunos apreciem.
Peça aos alunos que cantem o Hino Nacional, acompanhando a letra que foi entregue pelo professor.

Avaliação


Verificar se o grupo avançou com relação à compreensão da letra do hino nacional. Tal aspecto pode ser verificado a partir das discussões orais e por meio das imagens apresentadas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 48 classificações

  • Cinco estrelas 40/48 - 83.33%
  • Quatro estrelas 4/48 - 8.33%
  • Três estrelas 1/48 - 2.08%
  • Duas estrelas 3/48 - 6.25%
  • Uma estrela 0/48 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Diego Santos Oliveira, Escola Gaudêncio Oliveira , Bahia - disse:
    dyego1985@yahoo.com.br

    24/08/2015

    Cinco estrelas

    Gostei da maneira como foi abordado. Fácil de compreender e poder desenvolver em sala de aula.


  • Marlene R. S. Castro, Escola Municipal Bernardina de Castro , Bahia - disse:
    lenecastro16@hotmail.com

    05/04/2015

    Quatro estrelas

    Ótima idéia. Contribuiu muito para o meu trabalho. Parabéns!


  • ANA PAULA MARTINS SOARES, Escola Rafael Vieira da Cunha , Rio Grande do Sul - disse:
    anap.martinss@hotmail.com

    16/06/2014

    Cinco estrelas

    Maravilhosa esta ideia. Bem bolada. Eu tive ideias parecidas, e estas vieram a somar com meu trabalho. As crianças adoraram a 1° etapa. Amanhã realizarei a segunda parte com uma atividade mais dinâmica: dentro de uma caixa irei colocar estrofes do hino e fichas com as palavras e os significados. Logo eles irão apanhar uma estrofe, ler, circular a palavra estranha e procurar a ficha com o significado. Em conjunto eles irão organizar em ordem alfabética para copiar no caderno.


  • amanda caroline lima costa, an , Rondônia - disse:
    carolcuj@hotmail.com

    20/03/2014

    Cinco estrelas

    Me ajudou muito, muito obg mesmo!


  • Robenice de Sena , E. M. de Ens. Fun. José Targino , Rio Grande do Norte - disse:
    robenice.pv@hotmail.com

    19/10/2013

    Cinco estrelas

    Achei ótima a aula e vou aproveitar a ideia e trabalhar a interpretação do HIno do Rio Grande do Norte. Sou professora e dou aula de Cultura do RN. É bom aparecer com novidades!


  • irene mendes, Odília Rosa Ribeiro , Piauí - disse:
    irenemendes@outlook.com

    17/09/2013

    Cinco estrelas

    muito boa a aula ,vou ampliar meu plano quando for explicar sobre o hipérbato.


  • Arlete da silva santos pereira, Escola NM7 , Pernambuco - disse:
    arletedasilvasantos@yahoo.com.br

    09/09/2013

    Cinco estrelas

    Adorei, estava precisando dessa sugestão,Obrigada!


  • edilaine silva novais, centro educacional renascer , Bahia - disse:
    dila.lala@hotmail.com

    02/09/2013

    Cinco estrelas

    muito boa será minha aula da semana


  • katia dias, EE.E.F.M Almirante Saldanha , Paraíba - disse:
    mariakatiadias@hotmail.com

    29/08/2013

    Cinco estrelas

    excelente as atividades sugestivas.ampliei meu plano da aula.


  • Maria Bernadete de Abreu Batista Amaral, Escola Estadual Santa Rosa , Minas Gerais - disse:
    bernadeteabreu@hotmail.com

    01/07/2013

    Cinco estrelas

    Durante este período da Copa das Confederações e Manifestos pelo Brasil, onde cantou-se muito o HINO NACIONAL é que reconheci a necessidade de trabalhar atividades diversas sobre (H Nac) com meus alunos. Fazendo uma pesquisa online deparei com esta sugestão, a qual foi enriquecedora para minhas aulas. Agradeço-lhes.


  • Naty, Estado , São Paulo - disse:
    naty80@hotmail.com

    14/04/2013

    Duas estrelas

    Gostaria de ter encontrado algo além das atividades comuns...


  • Itimi Saito, ALESP , São Paulo - disse:
    saitoitimi@gmail.com

    01/11/2012

    Cinco estrelas

    Excelente!!!


  • carolainy duarte da silva durand, carolainy , Rio Grande do Sul - disse:
    carolainyduarte@hotmail.com

    29/10/2012

    Cinco estrelas

    a dorei as dica de hoje...... obrigada pela aula!!!


  • gessyca, rtdeyfuj , Rondônia - disse:
    gessyca-ramos@hotmail.com

    22/10/2012

    Cinco estrelas

    amei essa aula me ajudou muito e aos meus colegas mt obrigada!! :)


  • Melquiedes Ferreira Franco, Escola Carlirio Gomes dos santos , Paraná - disse:
    missaoestar@hotmail.com

    20/09/2012

    Cinco estrelas

    muito importante esse planejamento e maneira que foi organizada, copiei para realizar um trabalho na escola onde leciono História, mas, com algumas alterações na execução. Muito Obrigado.


  • jozelia oliveirta brito, escola Jorge Amado/ Filomena Damasceno Ferraz , Bahia - disse:
    jozelhwg-11@hotmail.com

    03/09/2012

    Cinco estrelas

    sou professora ,trabalho com multiseriado. adorei !


  • kenia, Colégio Passos , São Paulo - disse:
    kenia516@gmail.com

    22/08/2012

    Quatro estrelas

    Ótima sugestão, adorei vou aplicar com a minha turma.


  • adriele silva, estadual , Amazonas - disse:
    adriele_smitty@hotmail.com

    15/08/2012

    Cinco estrelas

    mt legal esse grupi bem interesante tirei minha duvida aqi obrigada.


  • lucinha, escola estadual , Bahia - disse:
    lucinhabarbosa10@hotmail.comn

    01/08/2012

    Cinco estrelas

    maravilha. salvou minha patria em apenas 10 minutos dos 30 que tinha para preparar uma proposta de atividade com um outro hino


  • zivaneide, vendedora , Pernambuco - disse:
    zivaneide823@gmail.com

    23/07/2012

    Cinco estrelas

    adorei muito bom excelente esta de parabens obrigada pela aula


  • Eliane Ferreira de Melo Belo, Escola Municipal Professora Hélvia Valéria Maia Amorim , Alagoas - disse:
    belo-eliane@bol.com.br

    28/05/2012

    Cinco estrelas

    Gostamos muito. Parabéns!


  • tabatta, anglo , São Paulo - disse:
    tabatta@hotmail.com

    30/04/2012

    Três estrelas

    bom, me ajudou muito


  • miriam dos santos aguilar, prefeitura municipal , São Paulo - disse:
    misilas@hotmail.com

    20/04/2012

    Cinco estrelas

    muito bem abordado o tema, pois tais palavras devem ser conhecidas pelo seu significado, já que trata de um belo hino.


  • suely gorni, Colégio Fonte de David , Rio de Janeiro - disse:
    sgorni@ig.com.br

    15/04/2012

    Cinco estrelas

    Adorei suas explicações


  • agnes, mariana , Goiás - disse:
    agnesbarbe_silva@hotmail.com

    28/03/2012

    Cinco estrelas

    voce me ajudou muito


  • lorrany santos desousa, lanhouse , Distrito Federal - disse:
    lorranymuitofofa@homail.com

    14/03/2012

    Cinco estrelas

    eu gostei muito da aula porque foi muito interessante


  • brenda samanta de lima rodrigues, sesi , Paraná - disse:
    breh_samanta@hotmail.com

    22/02/2012

    Cinco estrelas

    gostei muuuuuuito... pois eu consegui compreender mais sobre o significado do hino nacinal brasileiro... parabens e o muito obrigado da cantora brenda lima


  • dafny, asd , Mato Grosso - disse:
    dafny_jamilly@hotmail.com

    26/09/2011

    Quatro estrelas

    achei a aula muito interesante


  • Rafaela, sao sebastiao , São Paulo - disse:
    annysilva75@yahoo.com.br

    26/09/2011

    Cinco estrelas

    foi excelente para mim porque eu precisava fazer o hino nacional e nao sabia onde achar o significado e dai achei.muito bom o trabalho.foi muito bem feito


  • janete e claudio fernandes, trabalho de escola maxmiriam , Paraná - disse:
    janeteeclaudio@hotimail.com.br

    11/09/2011

    Duas estrelas

    ajudou um pouco exflãmula e labaro=bandeira as duas o mesmo siguinificado e faltou clava esplendido. heroico


  • johnatas, J.D.Ottawa , São Paulo - disse:
    romeuzinho15@hotmail.com.br

    11/09/2011

    Cinco estrelas

    é otimo(Excelente)


  • beatriz, café , Goiás - disse:
    beatriz-gatinha200@hotmail.com

    04/09/2011

    Duas estrelas

    é mim ajudou um pouco


  • morgana, nana , Goiás - disse:
    nanacorrea@hotmail.com

    03/09/2011

    Cinco estrelas

    muito boom isso aki amei essa pesquisa


  • jozelia oliveirta brito, escola Jorge Amado , Bahia - disse:
    jozelhawg-11@hotmal.com

    30/08/2011

    Cinco estrelas

    sensacional! era o que eu procurava.gracas a vc minha aula vai ser dez! pró jozelia


  • marilha, África do Sul - disse:
    maria.sat@hotmail.com

    25/05/2011

    Cinco estrelas

    olha eu gostei muito muito por que ensina a gente muitas coisas boa então obrigada?


  • Matheus Silva Bravo, Eny Da Silva , Rio de Janeiro - disse:
    teteusantanna@gmail.com

    03/05/2011

    Cinco estrelas

    eu achei legal porque eu tinha que fazer um trabalho de escola que falava sobre 15 palavras desconhecidas do hino nacional brasileiro e agora consegui achar as palvras e provavelmente devo ganhar um 2,0 na sessao trabalho de casa


  • Patricia Vasconcelos de Lima, Colégio Municipal Padre Agobar Valença , Pernambuco - disse:
    patriciaprofdom1@live.com

    09/03/2011

    Cinco estrelas

    Serviu muito, pois, trabalhamos com projetos, e o tema da semanaé história da minha cidade. Então vou trabalhar o hino da cidade e as idéias são ótimas...obrigada...


  • ana luiza santos foureuax, piratininga , Minas Gerais - disse:
    ana1999@luizahotmail.com

    25/02/2011

    Cinco estrelas

    nnoooooooooosssssssssaaaaaaaaa!!!eu não gosto muito de cantar o hino nascional mas os significados das palavras são de+


  • ana beatriz, educacional , Pernambuco - disse:
    anaabs@hotmail.com

    09/02/2011

    Quatro estrelas

    eu achei muito legal


  • Emilly Lorrany Queiroz Maia, emilly lorrany queiroz maia , Paraíba - disse:
    doc_in_homaia@hotmail.com

    08/09/2010

    Cinco estrelas

    eu amei as dicas eu estava precisando pra o trabalho.


  • mirna carvalho , lar , São Paulo - disse:
    mirnade@ig.com.br

    30/08/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito da aula, ajudou muito na lição de casa do meu neto. nós aprendemos juntos


  • Neusa, CMEI "CRIATIVO" , Espírito Santo - disse:
    neusamalacarne@gmail.com

    24/08/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula e vou aproveitar a parte do vocabulário para mostrar aos alunos. Profª Neusa


  • renilson, orkut , Mato Grosso do Sul - disse:
    renilson..campos@hotmail.com

    20/06/2010

    Cinco estrelas

    nota 10


  • maria do carmo santos , escola mundo infatil particular , Bahia - disse:
    maria-sousa1977@bol.com.br

    08/06/2010

    Cinco estrelas

    maravilhoso muito bom adorei e de mais parabens


  • Maria José da Silva Cardoso Ramos, EM PREF. ALVARO BRANDAO , Mato Grosso do Sul - disse:
    mjosicardoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela sugestão da aula. Amei e acho muito importante trabalharmos com os alunos. Abraços


  • kamila victoria, luis tarquinio , Bahia - disse:
    milinhavictoria_12@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ficou faltando esplendido,florão,ergues,sinbolo,patria,igualdade


  • Priscila Arantes, E.M. do Braga , Rio de Janeiro - disse:
    pris.hist@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito de sua aula, é importante os alunos compreenderem a letra do nosso hino.


  • Raimunda do Socorro, Uviversidade Federal do Amapá. , Amapá - disse:
    raysssmonteiro@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente,amei!!! sou afavor da época em que cantava-se o hino Nacional todos os dias antes da entrada do aluno em sala de aula, escola em que trabalho a cerca de três anos atrás até meado de 2009 cantávamos o hino nas 2ª feiras antes da entrada dos alunos,isso fez com muitos alunos aprendessem a letra do hino, outros passaram a gostar da melodia assim que ouviam já cantaloravam de alguma forma,mas com troca de direção da escola parou.eu tentei fazer algumas vezes, mas sem estímulos desistir.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.