Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


EXPLORANDO OS SIGNIFICADOS DA LETRA DO HINO NACIONAL

 

27/11/2009

Autor e Coautor(es)
ELAINE CRISTINE GONZAGA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Explorar o significado de algumas palavras da letra do hino nacional.
Explorar alguns aspectos do sentido da letra do hino.
Explorar os contextos sociais nos quais o hino é utilizado.
Cantar o hino.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Exploração de significados de palavras; saber a ordem alfabética.
Habilidade com o uso do dicionário.

Estratégias e recursos da aula

Recursos da aula:Áudio do Hino Nacional ( Domínio Público)
Som ou computador
Folha com a letra do hino nacional.
Dicionários.

Atividade 1- Ouvindo o Hino Nacional Brasileiro

Professor inicie a aula conversando com os alunos sobre o Hino Nacional Brasileiro. Pergunte: Vocês conhecem o hino nacional? Vocês sabem cantar o hino nacional? Vocês entendem o hino? Em quais situações é tocado o hino? Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre a origem do hino para próxima aula.

Informação retirada do site: http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/hino_nacional_brasileiro.htm

Caro professor, apresente aos alunos o hino nacional ouvindo-o em aparelho próprio ou acesse o link com o áudio do Hino Nacional.
Distribua a letra do Hino Nacional para os alunos e toque novamente o hino, para que eles acompanhem a letra. (veja modelo abaixo)

HINO NACIONAL BRASILEIRO

I PARTE

OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!

BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

II PARTE

DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!.

BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

Atividade 2 – Mural com as pesquisas sobre o hino

Professor organize a sala em círculo para discussão sobre as pesquisas trazidas pelos alunos.
É importante que os alunos falem o resultado da pesquisa. O que eles aprenderam?Por que a linguagem é formal? Quando foi escrito o hino?
Monte um mural e afixe as pesquisas. Sugira aos alunos que façam a leitura das pesquisas dos colegas.


Atividade 3- Dicionário: Procurando o significado das palavras desconhecidas

Professor organize a sala em duplas. Antes de iniciar o trabalho com o dicionário explique o significado das palavras Ipiranga (Rio onde às margens D.PedroI proclamou a Independência do Brasil) e Cruzeiro (Constelação do Cruzeiro do Sul), depois realize as seguintes etapas:

Peça aos alunos que circulem as palavras que eles não conhecem que estão presentes no Hino Nacional.
Professor, finalizado esta etapa vá ao quadro/lousa e escreva as palavras circuladas pelos alunos. Peça aos alunos que escrevam as palavras no caderno e depois organize-as em ordem alfabética, pois facilitará o e ncontro das palavras no dicionário.
Agora professor, avalie com seus alunos o significado do Dicionário. Vocês já utilizaram o dicionário? Quando o utilizamos? Como está organizado o dicionário? No final da conversa, a turma deve concluir que o dicionário possui o significado das palavras e que estão dispostas em ordem alfabética.

Entregue um dicionário para cada dupla e oriente-os a procurarem as palavras circuladas. Explique que as palavras encontradas no dicionário são chamadas de sinônimos (de acordo com o dicionário Aurélio a definição de sinônimo é: Diz-se de, ou palavra que tem a mesma ou quase a mesma significação de outra)

Atividade 4 – Vocabulário

Prezado professor, registre os sinônimos no quadro/lousa e faça a leitura dos trechos do Hino junto aos alunos com os vários significados encontrados. Escolham o melhor sinônimo para o contexto.
Encontrados os significados das palavras, explique aos alunos o significado e importância do Vocabulário, nele encontramos um conjunto de palavras desconhecidas sobre determinado texto.
Professor vá para o quadro/lousa e monte o vocabulário com a turma, inicie a escrita das primeiras palavras para maior compreensão dos alunos.

VOCABULÁRIO (GLOSSÁRIO)


BRADO: GRITO
CLAVA: ARMA PRIMITIVA DE GUERRA
COLOSSO: GRANDE
ESPELHA: REFLETE
FLÂMULA: BANDEIRA
FLORÃO: FLOR DE OURO
FORMOSO: LINDO, BELO
FÚLGIDO: QUE BRILHA, CINTILANTE
FULGURAS: BRILHAS
GARRIDA: ENFEITADA COM FLORES

GENTIL: GENEROSO, ACOLHEDOR
IDOLATRADA: CULTUADA, AMADA
IMPÁVIDO: CORAJOSO
LÁBARO: BANDEIRA
LÍMPIDO: PURO, QUE NÃO ESTÁ POLUÍDO
OSTENTAS: MOSTRAS COM ORGULHO
PENHOR: GARANTIA
PLÁCIDAS: CALMAS, TRANQUILAS
RESPLANDECE: QUE BRILHA, ILUMINADA
RETUMBANTE: SOM QUE SE ESPALHA COM BARULHO
VÍVIDO: INTENSO


Atividade 5 – Ilustrando o Hino Nacional

Professor, estimule a compreensão das estrofes do hino, para isso, promova uma exploração oral de cada trecho: Vocês entenderam a estrofe? Ficou mais fácil compreender depois de trabalharmos o sentido de algumas palavras?
Distribua trechos da letra do Hino Nacional para que os alunos ilustrem o que entenderam.

Dica: Faça as cópias em folha A3 e deixe um espaço abaixo para ilustração.

Finalizado o trabalho, fixe as ilustrações no mural da sala para que os alunos apreciem.
Peça aos alunos que cantem o Hino Nacional, acompanhando a letra que foi entregue pelo professor.

Avaliação


Verificar se o grupo avançou com relação à compreensão da letra do hino nacional. Tal aspecto pode ser verificado a partir das discussões orais e por meio das imagens apresentadas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 51 classificações

  • Cinco estrelas 43/51 - 84.31%
  • Quatro estrelas 4/51 - 7.84%
  • Três estrelas 1/51 - 1.96%
  • Duas estrelas 3/51 - 5.88%
  • Uma estrela 0/51 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • stephanie ferreira dos santos, Outros Países - disse:
    ferreirastephanie49@gmail.com

    11/11/2015

    Cinco estrelas

    noossa muito bom muito interessante muito achei otimoooooooooooooooooooooooooooo amei se eu fosse professora teria com certeza feito essa aula para as crianças!!!!!!!!!!


  • maria claudia, escola municipal rui barbosa. , Pernambuco - disse:
    claudiaalmeidamaria@gmail.com.br

    05/09/2015

    Cinco estrelas

    otimo a melhor maneira de nunca esquecer...


  • Fabiana Costa , escola estadualde ensino fundamental Cinderela , Pará - disse:
    fabiscosta26@gmail.com

    25/08/2015

    Cinco estrelas

    Muito interessante, visto que muitos alunos não tem acesso ao que diz respeito ao nosso hino, como é significante o ensino do mesmo.


  • Diego Santos Oliveira, Escola Gaudêncio Oliveira , Bahia - disse:
    dyego1985@yahoo.com.br

    24/08/2015

    Cinco estrelas

    Gostei da maneira como foi abordado. Fácil de compreender e poder desenvolver em sala de aula.


  • Marlene R. S. Castro, Escola Municipal Bernardina de Castro , Bahia - disse:
    lenecastro16@hotmail.com

    05/04/2015

    Quatro estrelas

    Ótima idéia. Contribuiu muito para o meu trabalho. Parabéns!


  • ANA PAULA MARTINS SOARES, Escola Rafael Vieira da Cunha , Rio Grande do Sul - disse:
    anap.martinss@hotmail.com

    16/06/2014

    Cinco estrelas

    Maravilhosa esta ideia. Bem bolada. Eu tive ideias parecidas, e estas vieram a somar com meu trabalho. As crianças adoraram a 1° etapa. Amanhã realizarei a segunda parte com uma atividade mais dinâmica: dentro de uma caixa irei colocar estrofes do hino e fichas com as palavras e os significados. Logo eles irão apanhar uma estrofe, ler, circular a palavra estranha e procurar a ficha com o significado. Em conjunto eles irão organizar em ordem alfabética para copiar no caderno.


  • amanda caroline lima costa, an , Rondônia - disse:
    carolcuj@hotmail.com

    20/03/2014

    Cinco estrelas

    Me ajudou muito, muito obg mesmo!


  • Robenice de Sena , E. M. de Ens. Fun. José Targino , Rio Grande do Norte - disse:
    robenice.pv@hotmail.com

    19/10/2013

    Cinco estrelas

    Achei ótima a aula e vou aproveitar a ideia e trabalhar a interpretação do HIno do Rio Grande do Norte. Sou professora e dou aula de Cultura do RN. É bom aparecer com novidades!


  • irene mendes, Odília Rosa Ribeiro , Piauí - disse:
    irenemendes@outlook.com

    17/09/2013

    Cinco estrelas

    muito boa a aula ,vou ampliar meu plano quando for explicar sobre o hipérbato.


  • Arlete da silva santos pereira, Escola NM7 , Pernambuco - disse:
    arletedasilvasantos@yahoo.com.br

    09/09/2013

    Cinco estrelas

    Adorei, estava precisando dessa sugestão,Obrigada!


  • edilaine silva novais, centro educacional renascer , Bahia - disse:
    dila.lala@hotmail.com

    02/09/2013

    Cinco estrelas

    muito boa será minha aula da semana


  • katia dias, EE.E.F.M Almirante Saldanha , Paraíba - disse:
    mariakatiadias@hotmail.com

    29/08/2013

    Cinco estrelas

    excelente as atividades sugestivas.ampliei meu plano da aula.


  • Maria Bernadete de Abreu Batista Amaral, Escola Estadual Santa Rosa , Minas Gerais - disse:
    bernadeteabreu@hotmail.com

    01/07/2013

    Cinco estrelas

    Durante este período da Copa das Confederações e Manifestos pelo Brasil, onde cantou-se muito o HINO NACIONAL é que reconheci a necessidade de trabalhar atividades diversas sobre (H Nac) com meus alunos. Fazendo uma pesquisa online deparei com esta sugestão, a qual foi enriquecedora para minhas aulas. Agradeço-lhes.


  • Naty, Estado , São Paulo - disse:
    naty80@hotmail.com

    14/04/2013

    Duas estrelas

    Gostaria de ter encontrado algo além das atividades comuns...


  • Itimi Saito, ALESP , São Paulo - disse:
    saitoitimi@gmail.com

    01/11/2012

    Cinco estrelas

    Excelente!!!


  • carolainy duarte da silva durand, carolainy , Rio Grande do Sul - disse:
    carolainyduarte@hotmail.com

    29/10/2012

    Cinco estrelas

    a dorei as dica de hoje...... obrigada pela aula!!!


  • gessyca, rtdeyfuj , Rondônia - disse:
    gessyca-ramos@hotmail.com

    22/10/2012

    Cinco estrelas

    amei essa aula me ajudou muito e aos meus colegas mt obrigada!! :)


  • Melquiedes Ferreira Franco, Escola Carlirio Gomes dos santos , Paraná - disse:
    missaoestar@hotmail.com

    20/09/2012

    Cinco estrelas

    muito importante esse planejamento e maneira que foi organizada, copiei para realizar um trabalho na escola onde leciono História, mas, com algumas alterações na execução. Muito Obrigado.


  • jozelia oliveirta brito, escola Jorge Amado/ Filomena Damasceno Ferraz , Bahia - disse:
    jozelhwg-11@hotmail.com

    03/09/2012

    Cinco estrelas

    sou professora ,trabalho com multiseriado. adorei !


  • kenia, Colégio Passos , São Paulo - disse:
    kenia516@gmail.com

    22/08/2012

    Quatro estrelas

    Ótima sugestão, adorei vou aplicar com a minha turma.


  • adriele silva, estadual , Amazonas - disse:
    adriele_smitty@hotmail.com

    15/08/2012

    Cinco estrelas

    mt legal esse grupi bem interesante tirei minha duvida aqi obrigada.


  • lucinha, escola estadual , Bahia - disse:
    lucinhabarbosa10@hotmail.comn

    01/08/2012

    Cinco estrelas

    maravilha. salvou minha patria em apenas 10 minutos dos 30 que tinha para preparar uma proposta de atividade com um outro hino


  • zivaneide, vendedora , Pernambuco - disse:
    zivaneide823@gmail.com

    23/07/2012

    Cinco estrelas

    adorei muito bom excelente esta de parabens obrigada pela aula


  • Eliane Ferreira de Melo Belo, Escola Municipal Professora Hélvia Valéria Maia Amorim , Alagoas - disse:
    belo-eliane@bol.com.br

    28/05/2012

    Cinco estrelas

    Gostamos muito. Parabéns!


  • tabatta, anglo , São Paulo - disse:
    tabatta@hotmail.com

    30/04/2012

    Três estrelas

    bom, me ajudou muito


  • miriam dos santos aguilar, prefeitura municipal , São Paulo - disse:
    misilas@hotmail.com

    20/04/2012

    Cinco estrelas

    muito bem abordado o tema, pois tais palavras devem ser conhecidas pelo seu significado, já que trata de um belo hino.


  • suely gorni, Colégio Fonte de David , Rio de Janeiro - disse:
    sgorni@ig.com.br

    15/04/2012

    Cinco estrelas

    Adorei suas explicações


  • agnes, mariana , Goiás - disse:
    agnesbarbe_silva@hotmail.com

    28/03/2012

    Cinco estrelas

    voce me ajudou muito


  • lorrany santos desousa, lanhouse , Distrito Federal - disse:
    lorranymuitofofa@homail.com

    14/03/2012

    Cinco estrelas

    eu gostei muito da aula porque foi muito interessante


  • brenda samanta de lima rodrigues, sesi , Paraná - disse:
    breh_samanta@hotmail.com

    22/02/2012

    Cinco estrelas

    gostei muuuuuuito... pois eu consegui compreender mais sobre o significado do hino nacinal brasileiro... parabens e o muito obrigado da cantora brenda lima


  • dafny, asd , Mato Grosso - disse:
    dafny_jamilly@hotmail.com

    26/09/2011

    Quatro estrelas

    achei a aula muito interesante


  • Rafaela, sao sebastiao , São Paulo - disse:
    annysilva75@yahoo.com.br

    26/09/2011

    Cinco estrelas

    foi excelente para mim porque eu precisava fazer o hino nacional e nao sabia onde achar o significado e dai achei.muito bom o trabalho.foi muito bem feito


  • janete e claudio fernandes, trabalho de escola maxmiriam , Paraná - disse:
    janeteeclaudio@hotimail.com.br

    11/09/2011

    Duas estrelas

    ajudou um pouco exflãmula e labaro=bandeira as duas o mesmo siguinificado e faltou clava esplendido. heroico


  • johnatas, J.D.Ottawa , São Paulo - disse:
    romeuzinho15@hotmail.com.br

    11/09/2011

    Cinco estrelas

    é otimo(Excelente)


  • beatriz, café , Goiás - disse:
    beatriz-gatinha200@hotmail.com

    04/09/2011

    Duas estrelas

    é mim ajudou um pouco


  • morgana, nana , Goiás - disse:
    nanacorrea@hotmail.com

    03/09/2011

    Cinco estrelas

    muito boom isso aki amei essa pesquisa


  • jozelia oliveirta brito, escola Jorge Amado , Bahia - disse:
    jozelhawg-11@hotmal.com

    30/08/2011

    Cinco estrelas

    sensacional! era o que eu procurava.gracas a vc minha aula vai ser dez! pró jozelia


  • marilha, África do Sul - disse:
    maria.sat@hotmail.com

    25/05/2011

    Cinco estrelas

    olha eu gostei muito muito por que ensina a gente muitas coisas boa então obrigada?


  • Matheus Silva Bravo, Eny Da Silva , Rio de Janeiro - disse:
    teteusantanna@gmail.com

    03/05/2011

    Cinco estrelas

    eu achei legal porque eu tinha que fazer um trabalho de escola que falava sobre 15 palavras desconhecidas do hino nacional brasileiro e agora consegui achar as palvras e provavelmente devo ganhar um 2,0 na sessao trabalho de casa


  • Patricia Vasconcelos de Lima, Colégio Municipal Padre Agobar Valença , Pernambuco - disse:
    patriciaprofdom1@live.com

    09/03/2011

    Cinco estrelas

    Serviu muito, pois, trabalhamos com projetos, e o tema da semanaé história da minha cidade. Então vou trabalhar o hino da cidade e as idéias são ótimas...obrigada...


  • ana luiza santos foureuax, piratininga , Minas Gerais - disse:
    ana1999@luizahotmail.com

    25/02/2011

    Cinco estrelas

    nnoooooooooosssssssssaaaaaaaaa!!!eu não gosto muito de cantar o hino nascional mas os significados das palavras são de+


  • ana beatriz, educacional , Pernambuco - disse:
    anaabs@hotmail.com

    09/02/2011

    Quatro estrelas

    eu achei muito legal


  • Emilly Lorrany Queiroz Maia, emilly lorrany queiroz maia , Paraíba - disse:
    doc_in_homaia@hotmail.com

    08/09/2010

    Cinco estrelas

    eu amei as dicas eu estava precisando pra o trabalho.


  • mirna carvalho , lar , São Paulo - disse:
    mirnade@ig.com.br

    30/08/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito da aula, ajudou muito na lição de casa do meu neto. nós aprendemos juntos


  • Neusa, CMEI "CRIATIVO" , Espírito Santo - disse:
    neusamalacarne@gmail.com

    24/08/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula e vou aproveitar a parte do vocabulário para mostrar aos alunos. Profª Neusa


  • renilson, orkut , Mato Grosso do Sul - disse:
    renilson..campos@hotmail.com

    20/06/2010

    Cinco estrelas

    nota 10


  • maria do carmo santos , escola mundo infatil particular , Bahia - disse:
    maria-sousa1977@bol.com.br

    08/06/2010

    Cinco estrelas

    maravilhoso muito bom adorei e de mais parabens


  • kamila victoria, luis tarquinio , Bahia - disse:
    milinhavictoria_12@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ficou faltando esplendido,florão,ergues,sinbolo,patria,igualdade


  • Priscila Arantes, E.M. do Braga , Rio de Janeiro - disse:
    pris.hist@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito de sua aula, é importante os alunos compreenderem a letra do nosso hino.


  • Raimunda do Socorro, Uviversidade Federal do Amapá. , Amapá - disse:
    raysssmonteiro@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente,amei!!! sou afavor da época em que cantava-se o hino Nacional todos os dias antes da entrada do aluno em sala de aula, escola em que trabalho a cerca de três anos atrás até meado de 2009 cantávamos o hino nas 2ª feiras antes da entrada dos alunos,isso fez com muitos alunos aprendessem a letra do hino, outros passaram a gostar da melodia assim que ouviam já cantaloravam de alguma forma,mas com troca de direção da escola parou.eu tentei fazer algumas vezes, mas sem estímulos desistir.


  • Maria José da Silva Cardoso Ramos, EM PREF. ALVARO BRANDAO , Mato Grosso do Sul - disse:
    mjosicardoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela sugestão da aula. Amei e acho muito importante trabalharmos com os alunos. Abraços


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.