27/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Explorar o significado de algumas palavras da letra do hino nacional.
Explorar alguns aspectos do sentido da letra do hino.
Explorar os contextos sociais nos quais o hino é utilizado.
Cantar o hino.
Exploração de significados de palavras; saber a ordem alfabética.
Habilidade com o uso do dicionário.
Recursos da aula:Áudio do Hino Nacional ( Domínio Público)
Som ou computador
Folha com a letra do hino nacional.
Dicionários.
Atividade 1- Ouvindo o Hino Nacional Brasileiro
Professor inicie a aula conversando com os alunos sobre o Hino Nacional Brasileiro. Pergunte: Vocês conhecem o hino nacional? Vocês sabem cantar o hino nacional? Vocês entendem o hino? Em quais situações é tocado o hino? Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre a origem do hino para próxima aula.
Informação retirada do site: http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/hino_nacional_brasileiro.htm
Caro professor, apresente aos alunos o hino nacional ouvindo-o em aparelho próprio ou acesse o link com o áudio do Hino Nacional.
Distribua a letra do Hino Nacional para os alunos e toque novamente o hino, para que eles acompanhem a letra. (veja modelo abaixo)
HINO NACIONAL BRASILEIRO
I PARTE
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!
Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!
BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.
TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!
II PARTE
DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".
Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!.
BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.
TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!
Atividade 2 – Mural com as pesquisas sobre o hino
Professor organize a sala em círculo para discussão sobre as pesquisas trazidas pelos alunos.
É importante que os alunos falem o resultado da pesquisa. O que eles aprenderam?Por que a linguagem é formal? Quando foi escrito o hino?
Monte um mural e afixe as pesquisas. Sugira aos alunos que façam a leitura das pesquisas dos colegas.
Atividade 3- Dicionário: Procurando o significado das palavras desconhecidas
Professor organize a sala em duplas. Antes de iniciar o trabalho com o dicionário explique o significado das palavras Ipiranga (Rio onde às margens D.PedroI proclamou a Independência do Brasil) e Cruzeiro (Constelação do Cruzeiro do Sul), depois realize as seguintes etapas:
Peça aos alunos que circulem as palavras que eles não conhecem que estão presentes no Hino Nacional.
Professor, finalizado esta etapa vá ao quadro/lousa e escreva as palavras circuladas pelos alunos. Peça aos alunos que escrevam as palavras no caderno e depois organize-as em ordem alfabética, pois facilitará o e ncontro das palavras no dicionário.
Agora professor, avalie com seus alunos o significado do Dicionário. Vocês já utilizaram o dicionário? Quando o utilizamos? Como está organizado o dicionário? No final da conversa, a turma deve concluir que o dicionário possui o significado das palavras e que estão dispostas em ordem alfabética.
Entregue um dicionário para cada dupla e oriente-os a procurarem as palavras circuladas. Explique que as palavras encontradas no dicionário são chamadas de sinônimos (de acordo com o dicionário Aurélio a definição de sinônimo é: Diz-se de, ou palavra que tem a mesma ou quase a mesma significação de outra)
Atividade 4 – Vocabulário
Prezado professor, registre os sinônimos no quadro/lousa e faça a leitura dos trechos do Hino junto aos alunos com os vários significados encontrados. Escolham o melhor sinônimo para o contexto.
Encontrados os significados das palavras, explique aos alunos o significado e importância do Vocabulário, nele encontramos um conjunto de palavras desconhecidas sobre determinado texto.
Professor vá para o quadro/lousa e monte o vocabulário com a turma, inicie a escrita das primeiras palavras para maior compreensão dos alunos.
VOCABULÁRIO (GLOSSÁRIO)
BRADO: GRITO
CLAVA: ARMA PRIMITIVA DE GUERRA
COLOSSO: GRANDE
ESPELHA: REFLETE
FLÂMULA: BANDEIRA
FLORÃO: FLOR DE OURO
FORMOSO: LINDO, BELO
FÚLGIDO: QUE BRILHA, CINTILANTE
FULGURAS: BRILHAS
GARRIDA: ENFEITADA COM FLORES
GENTIL: GENEROSO, ACOLHEDOR
IDOLATRADA: CULTUADA, AMADA
IMPÁVIDO: CORAJOSO
LÁBARO: BANDEIRA
LÍMPIDO: PURO, QUE NÃO ESTÁ POLUÍDO
OSTENTAS: MOSTRAS COM ORGULHO
PENHOR: GARANTIA
PLÁCIDAS: CALMAS, TRANQUILAS
RESPLANDECE: QUE BRILHA, ILUMINADA
RETUMBANTE: SOM QUE SE ESPALHA COM BARULHO
VÍVIDO: INTENSO
Atividade 5 – Ilustrando o Hino Nacional
Professor, estimule a compreensão das estrofes do hino, para isso, promova uma exploração oral de cada trecho: Vocês entenderam a estrofe? Ficou mais fácil compreender depois de trabalharmos o sentido de algumas palavras?
Distribua trechos da letra do Hino Nacional para que os alunos ilustrem o que entenderam.
Dica: Faça as cópias em folha A3 e deixe um espaço abaixo para ilustração.
Finalizado o trabalho, fixe as ilustrações no mural da sala para que os alunos apreciem.
Peça aos alunos que cantem o Hino Nacional, acompanhando a letra que foi entregue pelo professor.
Verificar se o grupo avançou com relação à compreensão da letra do hino nacional. Tal aspecto pode ser verificado a partir das discussões orais e por meio das imagens apresentadas pelos alunos.
Quatro estrelas 51 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/11/2015
Cinco estrelasnoossa muito bom muito interessante muito achei otimoooooooooooooooooooooooooooo amei se eu fosse professora teria com certeza feito essa aula para as crianças!!!!!!!!!!
05/09/2015
Cinco estrelasotimo a melhor maneira de nunca esquecer...
25/08/2015
Cinco estrelasMuito interessante, visto que muitos alunos não tem acesso ao que diz respeito ao nosso hino, como é significante o ensino do mesmo.
24/08/2015
Cinco estrelasGostei da maneira como foi abordado. Fácil de compreender e poder desenvolver em sala de aula.
05/04/2015
Quatro estrelasÓtima idéia. Contribuiu muito para o meu trabalho. Parabéns!
16/06/2014
Cinco estrelasMaravilhosa esta ideia. Bem bolada. Eu tive ideias parecidas, e estas vieram a somar com meu trabalho. As crianças adoraram a 1° etapa. Amanhã realizarei a segunda parte com uma atividade mais dinâmica: dentro de uma caixa irei colocar estrofes do hino e fichas com as palavras e os significados. Logo eles irão apanhar uma estrofe, ler, circular a palavra estranha e procurar a ficha com o significado. Em conjunto eles irão organizar em ordem alfabética para copiar no caderno.
20/03/2014
Cinco estrelasMe ajudou muito, muito obg mesmo!
19/10/2013
Cinco estrelasAchei ótima a aula e vou aproveitar a ideia e trabalhar a interpretação do HIno do Rio Grande do Norte. Sou professora e dou aula de Cultura do RN. É bom aparecer com novidades!
17/09/2013
Cinco estrelasmuito boa a aula ,vou ampliar meu plano quando for explicar sobre o hipérbato.
09/09/2013
Cinco estrelasAdorei, estava precisando dessa sugestão,Obrigada!
02/09/2013
Cinco estrelasmuito boa será minha aula da semana
29/08/2013
Cinco estrelasexcelente as atividades sugestivas.ampliei meu plano da aula.
01/07/2013
Cinco estrelasDurante este período da Copa das Confederações e Manifestos pelo Brasil, onde cantou-se muito o HINO NACIONAL é que reconheci a necessidade de trabalhar atividades diversas sobre (H Nac) com meus alunos. Fazendo uma pesquisa online deparei com esta sugestão, a qual foi enriquecedora para minhas aulas. Agradeço-lhes.
14/04/2013
Duas estrelasGostaria de ter encontrado algo além das atividades comuns...
01/11/2012
Cinco estrelasExcelente!!!
29/10/2012
Cinco estrelasa dorei as dica de hoje...... obrigada pela aula!!!
22/10/2012
Cinco estrelasamei essa aula me ajudou muito e aos meus colegas mt obrigada!! :)
20/09/2012
Cinco estrelasmuito importante esse planejamento e maneira que foi organizada, copiei para realizar um trabalho na escola onde leciono História, mas, com algumas alterações na execução. Muito Obrigado.
03/09/2012
Cinco estrelassou professora ,trabalho com multiseriado. adorei !
22/08/2012
Quatro estrelasÓtima sugestão, adorei vou aplicar com a minha turma.
15/08/2012
Cinco estrelasmt legal esse grupi bem interesante tirei minha duvida aqi obrigada.
01/08/2012
Cinco estrelasmaravilha. salvou minha patria em apenas 10 minutos dos 30 que tinha para preparar uma proposta de atividade com um outro hino
23/07/2012
Cinco estrelasadorei muito bom excelente esta de parabens obrigada pela aula
28/05/2012
Cinco estrelasGostamos muito. Parabéns!
30/04/2012
Três estrelasbom, me ajudou muito
20/04/2012
Cinco estrelasmuito bem abordado o tema, pois tais palavras devem ser conhecidas pelo seu significado, já que trata de um belo hino.
15/04/2012
Cinco estrelasAdorei suas explicações
28/03/2012
Cinco estrelasvoce me ajudou muito
14/03/2012
Cinco estrelaseu gostei muito da aula porque foi muito interessante
22/02/2012
Cinco estrelasgostei muuuuuuito... pois eu consegui compreender mais sobre o significado do hino nacinal brasileiro... parabens e o muito obrigado da cantora brenda lima
26/09/2011
Quatro estrelasachei a aula muito interesante
26/09/2011
Cinco estrelasfoi excelente para mim porque eu precisava fazer o hino nacional e nao sabia onde achar o significado e dai achei.muito bom o trabalho.foi muito bem feito
11/09/2011
Duas estrelasajudou um pouco exflãmula e labaro=bandeira as duas o mesmo siguinificado e faltou clava esplendido. heroico
11/09/2011
Cinco estrelasé otimo(Excelente)
04/09/2011
Duas estrelasé mim ajudou um pouco
03/09/2011
Cinco estrelasmuito boom isso aki amei essa pesquisa
30/08/2011
Cinco estrelassensacional! era o que eu procurava.gracas a vc minha aula vai ser dez! pró jozelia
25/05/2011
Cinco estrelasolha eu gostei muito muito por que ensina a gente muitas coisas boa então obrigada?
03/05/2011
Cinco estrelaseu achei legal porque eu tinha que fazer um trabalho de escola que falava sobre 15 palavras desconhecidas do hino nacional brasileiro e agora consegui achar as palvras e provavelmente devo ganhar um 2,0 na sessao trabalho de casa
09/03/2011
Cinco estrelasServiu muito, pois, trabalhamos com projetos, e o tema da semanaé história da minha cidade. Então vou trabalhar o hino da cidade e as idéias são ótimas...obrigada...
25/02/2011
Cinco estrelasnnoooooooooosssssssssaaaaaaaaa!!!eu não gosto muito de cantar o hino nascional mas os significados das palavras são de+
09/02/2011
Quatro estrelaseu achei muito legal
08/09/2010
Cinco estrelaseu amei as dicas eu estava precisando pra o trabalho.
30/08/2010
Cinco estrelasgostei muito da aula, ajudou muito na lição de casa do meu neto. nós aprendemos juntos
24/08/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula e vou aproveitar a parte do vocabulário para mostrar aos alunos. Profª Neusa
20/06/2010
Cinco estrelasnota 10
08/06/2010
Cinco estrelasmaravilhoso muito bom adorei e de mais parabens
24/03/2010
Cinco estrelasficou faltando esplendido,florão,ergues,sinbolo,patria,igualdade
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito de sua aula, é importante os alunos compreenderem a letra do nosso hino.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente,amei!!! sou afavor da época em que cantava-se o hino Nacional todos os dias antes da entrada do aluno em sala de aula, escola em que trabalho a cerca de três anos atrás até meado de 2009 cantávamos o hino nas 2ª feiras antes da entrada dos alunos,isso fez com muitos alunos aprendessem a letra do hino, outros passaram a gostar da melodia assim que ouviam já cantaloravam de alguma forma,mas com troca de direção da escola parou.eu tentei fazer algumas vezes, mas sem estímulos desistir.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela sugestão da aula. Amei e acho muito importante trabalharmos com os alunos. Abraços