20/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Aprender o jogo Badminton. Conhecer suas regras e história. Ampliar suas experiências de movimentos relacionados aos jogos com raquetes. Confeccionar raquetes com materiais alternativos. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas – saques com mais força, menos força, recepção, deslocando-se para frente, para trás, para o lado – interagindo com o colega.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo o Badminton
Recursos: Internet
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em pequenos grupos (máximo 5) e pedirá para que os mesmos pesquisem na sala de informática (internet) imagens, vídeos, curiosidades e textos relacionados ao Badminton.
Referências para subsidiar a pesquisa dos alunos:
http://www.youtube.com/watch?v=1XjQ3lk2WFs
http://www.youtube.com/watch?v=W71aeOYS9I8
Atividade 2: Construindo a raquete e a peteca do jogo
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Recursos: Cabide de Arame, Meia Fina, Bolinha de refil de desodorante, fita adesiva tipo crepe de 50mm de largura.
Obs.: Na aula anterior o(a) professor(a) pode pedir aos alunos que tragam materiais: Cabide de Arame, Meia Fina já usada e bolinha de refil de desodorante.
Descrição: Faça uma roda com os alunos e dê as instruções para a confecção das raquetes com os materiais: cabide de ferro e meia fina. Obs: Professor(a), pratique em casa a confecção da raquete e da peteca para facilitar suas demonstrações no dia da aula.
Instruções para a construção da raquete:
Obs: o material do cabide é bem maleável o que facilitará sua manipulação.
• Pegue o cabide de Arame e abra-o.
• Em seguida, pegue uma das pontas e faça um circulo de aproximadamente 20 cm de raio. Se precisar utilize um alicate para facilitar o trabalho.
• Por último pegue a meia fina e coloque-a no circulo, como se ele a calçasse. Estique bem firme a meia para que quando a bola bater a mesma ganhe velocidade.
Arquivo Pessoal
Instruções para a construção da peteca:
Neste momento, peça aos alunos para formarem duplas. Novamente em roda, dê as instruções para a confecção das petecas.
• Pegue a fita crepe e a bolinha de desodorante. Pegue um pedaço de fita crepe com aproximadamente 15 cm e envolva a metade da bolinha fazendo um movimento espiral. Obs.: Pode ser feita com pedaço de jornal ou pano Tuli envolvendo a bolinha e amarrado com barbante.
Veja instruções pelas figuras abaixo:
Arquivo Pessoal
Raquete e Peteca:
Arquivo Pessoal
Atividade 3: Brincando com os materiais confeccionados
Recursos: Raquetes confeccionadas e petecas.
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Descrição: Após a confecção das raquetes e petecas deixe os(as) alunos(as) experimentarem os aparelhos. Proponha atividades, tais como rebatidas, saques, jogos em duplas e/ou trios, batidas da bolinha na parede, dentre outras. Posteriormente, proponha a seguinte atividade.
Atividade 4: Brincando de Badminton
Recursos: Raquetes e petecas confeccionadas.
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Na quadra de volei ou em algum local onde possa ser improvisada uma rede com altura de aproximadamente 1,55m proponha o jogo do Badminton. Divida a turma em duplas ou trios e disponha as mesmas em cada lado da quadra. Para as dupl as de fora não ficarem esperando muito tempo, faça jogos com poucas pontuações oportunizando todos jogarem. Enquanto o jogo acontece, as equipes de fora podem continuar a explorar os materiais, como na atividade anterior.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: A atividade pode ser proposta em qualquer espaço. É interessante se praticado em locais onde possa viabilizar a construção de redes com elástico e fita adesiva como, por exemplo, entre pilastras.
Quanto ao Corpo do Colega: Os jogadores montar duplas e de mãos seguram as raquetes formando um “único jogador”.
Quanto ao Material: Caso tenha acesso às petecas e raquetes oficiais de Badminton, nada impedirá sua utilização durante a aula. Professor(a), é possível fazer redes “móveis”, na qual em cada ponta de um elástico ou fita há um aluno segurando com a mão esticada para o alto. Nesse caso, as pontuações necessitam ser mais rápidas para que os(as) alunos(as) revezem na rede “móvel”.
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que encontraram nas pesquisas realizadas na internet? O que acharam dos vídeos, imagens e textos encontrados? Como estão envolvidos na construção dos materiais? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Criam estratégias e novas formas de jogar? Sugerem novas regras? Os grupos se ajudam? Conhecem o esporte? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Exploraram os espaços e os materiais? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi confeccionar a raquetes e as petecas? O que foi fácil e/ou difícil? Que atividades inventaram? Qual(is) gostaria de jogar novamente? Peça sugestões para a aula posterior.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/08/2016
Cinco estrelasAdorei! bela pesquisa sobre materiais alternativos vocês foram muito criativos com os materias!
06/09/2015
Quatro estrelasAdorei a iniciativa, principalmente por sabermos as verdadeiras condições, em nossas escolas públicas. Até mesmo por montarmos uma aula com produção de material esportivo para prática de um esporte maravilhoso, o que acrescentaria muito em termos de aprendizagens para nossos alunos, incentivando inclusiva a sustentabilidade e a reciclagem. Contudo, gostaria de ressaltar que o material para a prática do badminton é de baixo custo e que daria uma dimensão maior e melhor de realidade do jogo. Abrç!
02/09/2010
Cinco estrelasIngresso agora no sistema municipal de ensino e já há algum tempo venho quebrando a cabeça para confeccionar uma peteca de badminton. Adorei a ideia, vou testar!!