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Educação Cartográfica – Construindo os Primeiros Mapas

 

18/12/2008

Autor e Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Desenvolver a percepção das inter-relações espaciais - Trabalhar fundamentos cartográficos e seus conceitos; - Construir os conceitos de inclusão, continuidade e vizinhança.
Duração das atividades
Duas aulas de cinqüenta minutos cada;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Percepção Espacial de Lugar, vizinhança e continuidade.
Estratégias e recursos da aula

Introdução

 

Na construção do conceito de espaço geográfico, é importante trabalhar com seus alunos a idéia de que este se encontra integrado em uma sucessão de espaços mais amplos, estabelecendo assim, uma continuidade espacial, mantendo inter-relações sejam sociais, naturais, econômicas entre outras. É agindo no espaço e mapeando-o que o aluno perceberá essa continuidade e integração. (Suertegaray, 2001)
 

Para a criança a construção do espaço geográfico acontece inicialmente com o próprio corpo, depois nas relações em casa, na vizinhança,escola, etc. É importante que ela perceba, por exemplo, que o espaço do prédio escolar, está ou não, na mesma rua que sua casa e que os dois estão no mesmo bairro. Com isso a criança estará construindo noções de inclusão, continuidade e vizinhança. (Suertegaray, 2001)

Nesta seqüência de sugestões de atividades, os alunos manipularão plantas como a de sua própria escola e também produzirão outras, como a da trajetória que fazem da casa escola, por exemplo. Nesse trabalho representarão elementos do quotidiano. Ao reutilizá-las com a legenda, haverá um reforço da relação significante/significado: eles estarão lendo a planta através de seus significantes traduzidos para o seu significado.

Para saber mais visite:
 

http://www.ub.es/geocrit/sn-93.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1366/imagens/imagem1aula4.JPG

 

Atividades sugeridas


1) Conhecendo o Prédio da escola

Material Necessário:


• planta oficial do prédio da escola;
• papel sulfite;
• lápis de cor,
• caneta hidrográfica


Caro professor, essa sugestão de atividade é recomendada para o ensino fundamental, séries finais, onde se busca realizar uma atividade de leitura, interpretação e mapeamento de espaços, a fim de construir noções de inclusão, continuidade e vizinhança. Sugere-se percorrer o prédio com os alunos para fazer o reconhecimento das salas e suas respectivas funções, com a planta baixa da escola, em mãos. Em sala de aula deverão criar símbolos (cores ou signos) para as funções e elaborar uma legenda.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1366/imagens/imagem2aula4.JPG

Exemplo de planta baixa de uma escola


Percorrer inicialmente, através desse exemplo, de maneira imaginária, a planta, fazendo vários trajetos: Saindo do ponto “x”, caminhar até a biblioteca, ir à diretoria, e outras salas.


Com a planta da escola, reconhecer os espaços a partir de questionamentos como:


• qual a sala em que você passará logo após a saída do ponto “Y” aonde nos encontramos?
• iremos para a esquerda ou para a direita?(vizinhança)
• quais as salas que ficam deste mesmo lado do corredor? (continuidade)
 

Se a escola tiver mais de um andar:


• Quais as salas que ficam neste andar? (inclusão).
• Quais as que se localizam à direita de quem entra no prédio da escola?


2) Qual o meu caminho casa-escola?
 

Material Necessário


• papel sulfite;
• lápis de cor,
• caneta hidrográfica


Nessa sugestão de atividade, tem-se por objetivo, observar o caminho casa-escola, reconhecendo nomes de ruas, tipos de estabelecimentos e direções. Para tanto, os alunos farão o desenho do caminho percorrido diariamente de sua casa até a escola.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1366/imagens/imagem3aula4.JPG

Exemplo de como o aluno poderá representar este trajeto
 

O professor deve orientá-lo a colocar o nome das ruas e os pontos de referência (através de símbolos e signos) importantes, bem como uma legenda, para que sua casa possa ser localizada. Uma outra sugestão é que o professor trabalhe com cópias da planta do bairro, de maneira que o aluno reconheça o caminho que faz diariamente, nessa cópia. Feito isso o professor e alunos podem comparar o desenho livre feito anteriormente, com a cópia da planta do bairro.
 

Sugere-se também que o professor coloque uma planta grande do bairro no mural para que os alunos mostrem e marquem, com alfinetes de cabeça, por exemplo, a localização de sua casa e o caminho que faz. Os deslocamentos diários (casa-escola, casa-trabalho) ou esporádicos (casa-compras, casa-parentes, casa-lazer), também podem ser explorados.
 

Outra possibilidade ao mapear é a comparação de distâncias percorridas no trajeto casa-escola entre os alunos e escolher percursos mais rápidos para se chegar a um destino. Este trabalho deve ser feito conjuntamente com o professor de matemática. Aqui, ele poderá explorar a noção de distância do aluno. “Perto”, “Tão perto quanto”, longe,”muito longe”, “tão longe quanto”, “mais perto do que”, “mais longe do que”, etc......
 

Recursos Complementares
http://www.geocart.igeo.ufrj.br/pdf/trabalhos/2002/Simposio_Cart_Crian%E7a_2002.pdf
Avaliação
Como critério de avaliação, é importante que o docente identifique se o aluno consegue situar-se espacialmente, relacionando o espaço que o cerca, com as representações gráficas, seja do desenho livre ou da planta da escola. O aluno deve localizar, seja na planta ou no desenho livre, a escola, informações sobre o quarteirão da escola, praças, caminho casa-escola, estabelecimentos e nomes de ruas. É interessante também que nessa observação o aluno consiga relacionar o contexto em que a escola se insere, reconhecendo e representando na planta seus principais atributos, estabelecimentos, problemas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 11 classificações

  • Cinco estrelas 7/11 - 63.64%
  • Quatro estrelas 2/11 - 18.18%
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Opiniões

  • Anasílvia Aparecida de Moraes, E.M.R."Profª Fernanda X. Fernandes" , São Paulo - disse:
    anasilvinha.mores.210@gmail.com

    14/03/2015

    Cinco estrelas

    Achei excelente!


  • alan, EREM de Itaparica , Pernambuco - disse:
    alannpither_31@hotmail.com

    30/10/2011

    Cinco estrelas

    sou do 4ª NM. Ah, gostei muito tirou algumas dúvidas de como eu fazer meu trabalho de D. da Geografia!!!


  • geny aparecida rosa jorge , colegio estadual novo horiuzonte , Goiás - disse:
    geny.jorge@hotmail.com

    11/06/2011

    Cinco estrelas

    NAO SABIA QUE ERA TAO FACIL FAZER UMA PLANTA BAIXA. DEPOIS DA AULA DO PROFESSOR NILTON ACHEI MUITO FÁCIL.


  • Rosa Maria, EM João Ferreira Lopes , São Paulo - disse:
    rosatonissi@yahoo.com.br

    02/05/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessantes as sugestões de aula, inclusive para, se adaptada, trabalhar a percepção ambiental com relação aos elementos naturais da paisagem. Parabéns.


  • Lucélia Carvalho de Melo, Escola Estadual "Professor Modesto" , Minas Gerais - disse:
    lulucarvalhomelo@hotmail.com

    18/04/2011

    Cinco estrelas

    Adorei as aulas de Geografia. São bem interessantes e fogem do tradicional, chamando a atenção para a vivência do aluno, o seu caminho percorrido diariamente, e os conceitos de perto e longe ficam em evidência. Obrigada pela ideia. Lucélia.


  • SIMONE YARA BENITES DA SILVA, Secretaria Municipal de Educação -Estação Experimental do Campo , Mato Grosso do Sul - disse:
    syarabenites@ibest.com.br

    16/04/2011

    Cinco estrelas

    achei maravilhosa a aula, só ama de verdade aquele que conhece, vivencia, pé no chão... e pelo amor formamos melhores cidadãos.São inúmeras as possibilidades a partir destas atividades, parabéns!


  • Vera Silva, PROEJA , Acre - disse:
    kym.vera@hotmail.com

    07/04/2011

    Três estrelas

    É importante que os alunos conheçam seu ambiente escolar, eu tambem acredito que boa parte dos problemas de natureza social ou até mesmo socioambiental serão minimizados atravez do processo educacional. Vejo que a educação tem o papel de tranformação do individuo na sociedade.


  • Luiz Carlos Nunes, Educar é a ação , Rio de Janeiro - disse:
    lcnuness@yahoo.com.br

    12/03/2011

    Quatro estrelas

    Congratulações pelas informações apreentadas. Em meu entendimento são objeto de estímulo ao crescimento e desenvolvimento, de maneira integrada, de todos os atores que fazem parte do contexto escolar.


  • Daniele Gabilan do Nascimento, Uniabeu-Centro Universitário , Rio de Janeiro - disse:
    danielegabilan@gmail.com

    27/11/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula.Excelente.O conceito de espaço geográfico,trazendo a ideia de que isso começa pelo proprio corpo da criança.


  • eleana maria resende, Colégio Estadual Castro Alves EFM , Paraná - disse:
    eleana.r@hotmail.com

    29/03/2010

    Quatro estrelas

    aula de facil entendimento na faixa etária do ensino fundamental


  • Eliane Marques da Silva Neves, Secretaria Municipal de Educação de RIO BRILHANTE , Mato Grosso do Sul - disse:
    eliane.marques18@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    bom, trabalho da para trabalhar em sala de aula e dpois usando o paint criar os mapas (trajetos) na ste


Sem classificação.
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