30/11/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
• Desenvolver a atenção, a observação, a participação e o interesse;
• Estabelecer a correspondência numérica (relação “um a um”);
• Colaborar para o desenvolvimento e a memorização das seqüências numéricas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1º Momento:
Uma caixa diferente surgiu no centro da nossa sala? O que tem dentro dela?
Apresentar às crianças uma caixa (esta pode ser decorada com adesivos, imagens coloridas e recortes que chamem à atenção da criança para o conteúdo da mesma), dentro desta caixa o professor deverá providenciar uma série de objetos que sejam diferentes em peso, textura, forma, como borrachas, lixas d’água, bolinhas de gude, animais de brinquedo, T.N.T’s, retalhos de jeans, etc. O professor colocará a caixa no centro da sala de aula e colocará as crianças dispostas em semicírculo e fará as seguintes indagações:
• O que será que te dentro desta caixa: animais, roupas, papéis, brinquedos?
Neste momento o professor deverá balançar a caixa, sacudir de modo a despertar anda mais o interesse das crianças para o conteúdo da caixa.
2º Momento:
Vamos brincar para desvendar esse mistério.
Uma a uma cada criança vendada colocará a mão dentro da caixa e descreverá o objeto que tocou sem retirá-lo. As outras crianças que também estarão de olhos vendados tentarão adivinhar os objetos. Em seguida o objeto descrito é retirado, conferindo-se com a descrição e a adivinhação do grupo, e assim sucessivamente, até que todos possam brincar.
3º Momento:
São quantos de quantos?
Em pequenos grupos as crianças classificarão os objetos separando-os em categorias de acordo com semelhanças ou diferenças. Terminada a classificação as crianças deverão fazer a contagem dos objetos e relacionar o numeral correspondente com fichas numéricas (o professor deverá confeccionar fichas com os numerais de 1 a 10).
4º Momento:
Registro
Em um papel Kraft as crianças registrarão os numerais que apreenderam durante a realização da brincadeira, afixarão os objetos encontrados na caixa mágica, fazendo uma correspondência com os numerais registrados. Compondo assim, um lindo painel matemático. Este painel poderá ser exposto para toda escola assim como a diferente caixa de surpresas.
Nesta atividade, a avaliação deve ser uma atividade contínua e acontecer de modo que esteja relacionada com as oportunidades oferecidas, isto é, adequadas às situação didática proposta (correspondência e classificação matemática) aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que lhes são apresentados.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/04/2011
Quatro estrelasa aula é lúdica e criativa do jeito que as crianças gostam e merecem.Parabéns!
13/12/2010
Quatro estrelasa aula mostra muita criatividade da professora e preocupação com a interação grupal. parabéns!
12/04/2010
Cinco estrelasótima! Adorei!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei esta aula: objetiva, simples e de fácil execução..
24/03/2010
Quatro estrelasEsta aula é excelente para se trabalhar a interação entre os alunos especiais em sala de aula, explorando a percepção, o raciocínio e a relação com a realidade vivida de cada indivíduo.