20/12/2009
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Conhecer as figuras planas;
compreender a diferença entre o objeto e a representação.
O professor deverá partir do que foi trabalhado na aula anterior, sobre os sólidos geométricos, considerando o que as crianças já sabem.
1º Momento:
Retomar a aula anterior, trazendo para a roda de pesquisa os sólidos geométricos já vivenciados, questionando as crianças sobre os nomes dos sólidos e o que são (sólidos ou figuras geométricas). Permitir que as crianças exponham seus conhecimentos a respeito do tema em estudo. Nesse momento a professora deve fazer as intervenções necessárias para que os alunos possam compreender o que ainda não conseguiram.
2º Momento:
Trazer para a roda uma fotografia da professora e perguntar para as crianças onde está a professora: na fotografia ou na pessoa física? Ouvir as idéias das crianças a respeito das perguntas e fazer anotações para que elas percebam a importância de escrever. Nesse momento pode-se fazer os seguintes questionamentos:
- Quem é possível se movimentar, a professora da foto ou a pessoa que está aqui na sala?
- Quem pode fazer alguma coisa, a pessoa da foto ou a pessoa real?
- É possível ver todos os lados da pessoa na fotografia? E da professora que está aqui diante de vocês? nesse momento a professora pode girar para que as crianças tenham mais clareza nas suas respostas.
3º Momento:
O professor deve criar situações em que as crianças estabeleçam comparações estre estas questões, lançando mão de um sólido e uma figura plana que represente um lado desse sólido, como por exemplo, um paralelepípedo e um retângulo.
Como atividade prática, o professor deve distribuir sólidos geométricos e pedir as crianças que representem esse sólido através de desenho. assim a criança poderá compreender que a figura plana é a representação desse sólido.
Com esta aula é possível avaliar as crianças quanto a sua percepção em relação ao que seja um sólido, algo palpável, com muitas dimensões e uma figura plana que representa este sólido.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/02/2011
Cinco estrelasAchei muito interessante a metodologia aplicada, pois através da visualização das figuras e formas, com os sólidos geométricos é possível chamar atenção do aluno para um aprendizado prático em cima do que já foi falado na teoria. Estou no 7º período de matemática e meu trabalho de conclusão de curso trata-se justamente da geometria visualizada através das figuras e formas. Esta aula será de grande utilidade no desenvolvimento do meu projeto.