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Reações químicas: evidências e aplicações

 

19/01/2010

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as principais características de uma reação química;
  • Reconhecer as evidências para a ocorrência de uma reação química;
  • Identificar as aplicações das reações químicas.
Duração das atividades
Duas aulas de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Elemento químico;
  • Fórmula química.
Estratégias e recursos da aula

Professor, prepare os dois experimentos que serão utilizados no início da aula, para isso, leve para a sala os seguintes materiais:

  • Água;
  • Solução diluída de ácido clorídrico (HCl);
  • Solução diluída de hidróxido de sódio (NaOH);
  • Solução de fenolftaleína (indicador);
  • Um béquer de 250 ml;
  • Um comprimido efervescente.

Aula 1:

Professor, no inicio da aula faça os dois experimentos descritos abaixo, para que os alunos possam perceber que em um ocorreu a mudança de cor e no outro ocorreu a efervescência. Esses experimentos poderão ser feitos na própria sala de aula. Antes de realizar os experimentos, peça para que os alunos se aproximem o máximo possível da mesa do professor.

Experimento 1: Mudando de cor

Materiais:
Água;
Solução diluída de ácido clorídrico (HCl);
Solução diluída de hidróxido de sódio (NaOH);
Solução de fenolftaleína (indicador);
Um béquer de 250 ml.

Procedimentos:
1 - Coloque um pouco de água no béquer em seguida pingue algumas gotas de ácido clorídrico, em seguida pingue a fenolftaleína;
2 – Levante o béquer e mostre para os alunos, depois pingue a solução de hidróxido de sódio até atingir uma coloração rosa intenso;
3 – Depois coloque algumas gotas de ácido clorídrico até que a solução fique incolor.

Após o experimento, pergunte para os alunos o que aconteceu com a cor da solução? Como eles acabaram de ver o experimento responderão que a solução mudou de cor. Explique aos alunos que a mudança de cor da solução indica que ocorreu uma reação química, mas isso não significa que quando não mudou de cor não tenha ocorrido uma reação química. Além da mudança de cor, outros fenômenos podem indicar que ocorreu uma reação química.

Depois da explicação faça o segundo experimento para os alunos:

Experimento 2: Efervescência

Materiais:
Água;
Um comprimido efervescente;
Um béquer de 250 ml;

Procedimentos:
1 – Coloque a água no béquer, em seguida coloque o comprimido efervescente;
2 – Peça para que os alunos observem.

Após o experimento, pergunte aos alunos o que aconteceu com o comprimido? Depois das respostas, explique aos alunos que em algumas reações químicas ocorre o desprendimento de gás, neste caso o gás carbônico (CO2).

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Figura 1 – solução de fenolftaleína e NaOH (à esquerda) e comprimido efervescente (à direita)

Fonte: http://knol.google.com/k/-/-/2tlel7k7dcy4s/v0lz1f/titulao.jpg
http://www.thirdwayblog.com/images/1600/AlkaSeltzerFizz.jpg acessados em 20 de novembro de 2009

Professor, caso ainda tenha tempo, poderá exemplificar as outras duas evidências das reações químicas: formação de precipitado e alteração de calor. Ainda se preferir, poderá utilizar o vídeo abaixo para ilustrar o fenômeno de formação de precipitado:

Precipitação do iodeto de chumbo
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10441

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Figura 2 – Imagem do vídeo

Peça para que os alunos façam um relatório sobre os dois experimentos apresentados, para isso, eles poderão utilizar o modelo a seguir:

MODELO

1. TÍTULO: corresponde ao nome do experimento realizado.

2. INTRODUÇÂO: uma breve introdução da teoria necessária para o entendimento do experimento.

3. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS: indique os materiais utilizados e os procedimentos para a realização do experimento.

4. RESULTADOS E DISCUSSÂO: onde os seus resultados e suas observações serão apresentados.

Depois desses dois experimentos, explique aos alunos que existem outras formas de identificar que ocorreu uma reação química, como por exemplo, a formação de precipitado e a liberação de calor. Em seguida, leve os alunos para o laboratório de informática.

Aula 2:

No laboratório de informática, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, peça para que eles pesquisem na internet algumas aplicações das reações químicas. Peça para que os alunos anotem o resultado da pesquisa. Em seguida, cada grupo deverá falar sobre os resultados da sua pesquisa para os demais alunos.

Após isso, divida a turma em três grandes grupos, mantenha os alunos nos seus grupos, e forneça número para cada grupo, 1, 2 e 3. Todos os grupos deverão receber um desses números e no final teremos a turma dividida nos grupos 1, 2 ou 3. Em seguida, divida os seguintes temas com os alunos:

Grupo 1 – Reação de combustão
Grupo 2 – Reação de decomposição – Air bag
Grupo 3 – Reações químicas da prata

Os alunos poderão pesquisar sobre os temas sugeridos utilizando os principais sites de busca. Peça para que os alunos façam cartazes explicativos sobre o seu tema, e expliquem para os outros grupos.
Professor, se preferir marque a apresentação dos grupos para uma aula posterior, assim poderá utilizar o espaço da sala de aula.

Professor, explore os temas abordados relacionando-os com assuntos do cotidiano, como por exemplo, fale sobre o uso das reações de combustão no preparo de alimentos, o uso das reações de decomposição nos air bags dos carros e o uso das reações químicas da prata nas lentes dos óculos. Se preferir, poderá propor outros temas para que os alunos pesquisem.

Após essa atividade, os alunos deverão fazer um relatório sobre os temas abordados por todos os grupos.

Caso o professor não tenha à sua disposição os materiais necessários para a execução dos experimentos propostos, poderá utilizar os vídeos abaixo para introduzir a aula:


Aí tem Química! Reações Químicas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19840

Aí tem Química ! Reações Químicas

 
Aí tem química! Evidências das Reações
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11116

Esses vídeos falam sobre a s reações químicas e como podemos identificar a ocorrência delas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aí tem Química! - Reações Químicas Vídeo
Recursos Complementares

Artigo da Revista Química Nova na Escola

Professor, utilize esse artigo para obter mais informações sobre as reações químicas

•    Reações químicas
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc02/conceito.pdf
Avaliação
Avalie os alunos em função do relatório dos experimentos e do relatório sobre a pesquisa feita no laboratório de informática. Além disso, poderá avaliar a participação os alunos ao longo da aula.
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