Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 5)

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Discutir e analisar os dados coletados no projeto de pesquisa;

Organizar uma apresentação para ser exposta na feira de ciências ou outro evento escolar;

Identificar as etapas de um projeto de pesquisa.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compreender as etapas de um projeto de pesquisa.

Conhecimentos básicos sobre cálculo de porcentagem.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, essa aula será dedicada à análise dos dados coletados pelos alunos para o projeto de pesquisa desenvolvido nas aulas de educação física. Após a construção de um questionário com perguntas, os alunos aplicaram o instrumento na própria escola, selecionando três grupos: alunos de outras turmas, professores da própria escola e funcionários. As estratégias para coletar os dados estão descritas no plano de aula "Atividade Física e Saúde - Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 4)", disponível no Portal do Professor.

Dica: As respostas poderão servir como base para o aprendizado de operações matemáticas ou ainda para a disciplina de biologia. Indico a construção do projeto de forma conjunta com outros campos disciplinares. O diálogo certamente irá contribuir para uma melhor análise dos dados.

Esse projeto tem como pergunta de partida a questão: se as pessoas em geral conhecem os benefícios da prática de atividade física regular (propagadas largamente na grande mídia), por que um número reduzido adota tais hábitos higiênicos no seu cotidiano? Em outras palavras, por que mesmo diante de diversas campanhas governamentais como a “Virada Esportiva” ou o “Mexa-se”, um número importante de pessoas insiste no sedentarismo?

O questionário criado pelos alunos deverá ter três fases distintas:

1) Identificar o que os professores, os alunos e os funcionários da escola sabem sobre a relação entre atividade física e saúde. Exemplos de perguntas: a) quando falamos em saúde, o que vem a sua cabeça? Em sua opinião, a prática de atividade física é importante para o bem estar físico e a saúde? Outras perguntas poderão ser elaboradas sempre buscando identificar o conhecimento dos professores, alunos e funcionários.


2) Conhecer o que os respectivos grupos fazem de atividade física no seu cotidiano. Exemplos de perguntas: a) Você frequenta academia de ginástica? b)Você pratica algum esporte? c) Como faz os seus deslocamentos diários: de carro, a pé, de ônibus, etc? Nos finais de semana, quais atividades costuma realizar? É importante sempre perguntar a regularidade (quantos dias na semana) da prática da atividade física.

 
3) Identificar os argumentos para realizar ou não atividades físicas regularmente. Exemplos de perguntas: Por que você frequenta uma academia? O que te motiva a participar do time esportivo da escola? Por que realiza caminhadas durante a semana? Ou ainda: Por que afirma que não pratica nenhuma atividade física? Por que parou de frequentar a academia? Por que não corre mais no parque da cidade?

Na primeira atividade da aula, o professor dividirá os alunos da turma em três grandes grupos. Cada grupo ficará responsável por agrupar as respostas obtidas nos questionários aplicados com os três grupos da escola: 1) alunos-respondentes, 2) professores e 3) funcionários. Agrupar as respostas significa observar as repetições nas mesmas. Por exemplo, na pergunta “você atualmente pratica alguma atividade física?”, os alunos deverão realizar um levantamento de todas as respostas “sim” e “não” obtidas. Deverão ser capazes de calcular o percentual de cada uma.

Nas perguntas “abertas” (por exemplo: “por que você não pratica nenhuma atividade física?”), os alunos deverão agrupar as respostas por afinidades, ou seja, as respostas que apontem a falta de tempo como um elemento limitador, a falta de espaços adequados no seu bairro, a falta de dinheiro para frequentar ou clube ou academia, o fato de não gostar de praticar atividades físicas, etc. Mais uma vez, sempre que possível, estimule os alunos a calcular o percentual de cada resposta.

Observação: Vale ressaltar que a pergunta “aberta” implica em respostas mais gerais, e não tão restritas como “sim” e “não”.

A tarefa de agrupar as respostas deverá durar uma aula de cinqu enta minutos. Cada grupo d everá escrever um pequeno relatório contendo os principa is dados encontrados em cada uma das respostas.

Tarefa de Casa: objetivando a ampliação das análises realizadas até o momento, o professor d everá propor uma tar efa de pesquisa na internet ou livros da área da saúde para a próxima aula. Os alunos deverão apresentar dados de outras pesquisas que tenham investigado as motivações para a prática de atividade física regular ou para o sedentarismo de diferentes grupos. A comparação das pesquisas permitirá o aprofundamento da análise. Como sugestão, indico a apresentação da enquete realizada no ano de 2009 pelo Jornal O Globo com a pergunta: “Qual a sua ‘desculpa’ para não malhar?”

Recursos Complementares

As estratégias para coletar os dados estão descritas no plano de aula "Atividade Física e Saúde - Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 4)", disponível no Portal do Professor.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13728

Ver site do O Globo – acesso em 14/11/2009 às 12:45hs – Pesquisa sobre prática de atividade física.

http://oglobo.globo.com/participe/vote/resultado.asp?pergunta=4383&editoria=26&resultado=1 


Indico, como leitura complementar para os alunos, o capítulo 1 “Pesquisa, pesquisadores e leitores” do livro “A Arte da Pesquisa”.
Booth, W. C.; Colomb, G. G.; Williams J. M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Avaliação

Ao final da aula, os alunos deverão apresentar um pequeno relatório com as primeiras impressões e dados analisados de cada grupo entrevistado: alunos, professores e funcionários. Nesse documento, o professor avaliará a capacidade dos alunos de destacar os principais pontos do questionário, respondendo questões simples:

1) O grupo que analisei possui mais indivíduos sedentários ou ativos?

2) Qual o principal motivo destacado para a não adesão a pratica regular de atividade física?

3) Há de fato um descompasso entre o conhecimento sobre os benefícios da prática de atividade para a saúde e a não adesão a esses hábitos?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.