18/12/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
As funções químicas estão presentes no corpo humano e em diversas situações do dia-a-dia.Então é interessante apresentar este conteúdo aos alunos, de maneira divertida e experimental.
Propomos a seguir o recurso “Alimentos, azia e bicarbonato de sódio”, disponível no Portal do professor.
Neste experimento, observa-se a acidez de algumas substâncias, seu “pH” e como estes conceitos estão relacionados com o organismo.
Também sugerimos mais experimentos que exemplificam como as substâncias constituintes dos grupos químicos (inorgânicos) estão presentes no cotidiano. Este experimento ensina a confeccionar sais de banho (o grupo químico trabalhado é o sal - carbonato de sódio) http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/sais.html
O experimento que trabalha com indicadores naturais, está disponível no endereço: http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/camaleao.html
Nota: Goblé citado na página é o copo de Becker.
A couve-roxa mencionada no experimento, pode ser substituída pelo repolho roxo. Mas agora sugerimos a preparação de um papel indicador, que pode fazer com que os experimentos fiquem mais práticos, evitando o preparo de soluções cada vez que vai trabalhar o conceito ácido-base.
Prepare o suco de repolho roxo previamente (uma folha de repolho roxo para meio litro de água, batidos no liquidificador até ganhar cor uniforme. Coar o suco.). Coloque o suco (que tem a consistência de um extrato) em uma bandeja plástica e mergulhe um papel de filtro completamente na solução. Retire o papel e deixe secando sobre alguns jornais velhos. Quando o papel estiver seco, está pronto para o uso. Para determinar se uma solução é ácida ou básica, basta pingar um pouco dela em um pedaço do papel e verificar a mudança de coloração.
Experiência retirada do livro “Química na cabeça”, de Alfredo Luis Mateus.
A webquest sugerida também trabalha na linha da observação de substâncias do cotidiano e a determinação do caráter ácido ou básico delas.
http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=775
A produção requisitada aos alunos poderá ser um relatório, contemplando os materiais utilizados, o processo dos experimentos, resultados, conclusões e dificuldades encontradas.
Muitas áreas da sociedade e economia precisam da determinação do caráter ácido-básico das substâncias. Questione seus alunos quais são essas áreas e qual a importância deste conhecimento no cotidiano. Exemplos: a piscicultura precisa determinar o “pH” da água de cada espécie criada nos tanques. A cosmética também necessita destes conhecimentos na fabricação de produtos.
Monografia sobre abordagens alternativas do conceito ácido base: http://www.cecimig.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2007/10/mono-graziela.pdf
Artigo sobre a utilização de indicadores naturais para determinação de ph de substâncias. Contém tabela com escalas de “pH” obtidas de cada substância. http://www.abq.org.br/cbq/2008/trabalhos/6/6-186-4672.htm
Nome | Tipo |
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Alimentos, azia e bicarbonato de sódio | Experimento prático |
Quatro estrelas 2 classificações
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30/06/2015
Quatro estrelasGostei muito das ideias apresentadas para esta aula. Já havia feito o extrato do repolho roxo, mas utilizar para fazer um papel indicador com ele foi uma ótima estratégia. Tenho certeza que os alunos vão gostar muito!
24/03/2010
Quatro estrelasA aula abordou muito bem o conteúdo, ficou bem elaborada. Tenho certeza que os alunos vão ficar interessados no assunto.