15/12/2009
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Conhecer a origem de sua família.
Localizar no mapa os lugares de origem de sua família.
Desenvolver a noção de identidade cultural.
Não é necessário conhecimentos prévios.
Nesta atividade retome com as crianças a história da fundação da cidade, os seus primeiros habitantes. Faça questionamentos, para ajudar as crianças a relembrar informações que já aprenderam sobre a história da cidade.
O (A) professor(a) anota as respostas das crianças. Como atividade de casa o professor propõe que o/a aluno/a entreviste os seus familiares/responsavéis para saber a origem deles. Orienta o aluno para que ele obtenha informações, como: onde nasceu, morou no interior do estado ou em outro estado, se nasceu na própria cidade, em quais bairros morou/mora.Solicitar fotos das fámilias.
O (A) professor(a) organiza uma roda de conversa para as crianças trocarem as informações pesquisadas sobre suas famílias. Anota as respostas das crianças num cartaz, e sugere criar legenda para identificar o lugar de origem de cada família, pinta-as com cores diferentes e cola a foto da família ao lado. Em seguida, mostra o mapa do Brasil e o mapa mundi que dar uma visão abstrata dos lugares. O (A) professor(a) ajudará cada criança a localizar no mapa ou no globo terrestre o lugar de origem de sua família, contornando com papel celofane ou fio de lã da cor da legenda.
Nessa atividade o professor irá usar:
Mapas, globo terrestre, fios de lã de diferentes cores ou papel celofane, cartolina, hidrocor, fita cepe.
O (A) professor(a) conversa com as crianças sobre as mudanças de suas famílias de um lugar para o outro, poderá explorar também histórias de pessoas ou de outros povos que mudam de lugar, como exemplo os imigrantes, turistas que viajam para conhecer cidade/país e decidem morar e trabalhar no lugar. Explicando que dessa forma inicia-se a miscigenação das famílias. Em seguida, ler a letra da música Paratodos de Chico Buarque, ouvir e conversar sobre a história que a música conta.
O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro
Foi Antonio Brasileiro
Quem soprou esta toada
Que cobri de redondilhas
Pra seguir minha jornada
E com a vista enevoada
Ver o inferno e maravilhas
Nessas tortuosas trilhas
A viola me redime
Creia, ilustre cavalheiro Contra fel, moléstia, crime
Use Dorival Caymmi
Vá de Jackson do Pandeiro
Vi c idades, vi dinheiro
Bandoleiros, vi hospícios
Moças feito passarinho
Avoando de edifícios
Fume Ari, cheire Vinícius
Beba Nelson Cavaquinho
Para um coração mesquinho
Contra a solidão agreste
Luiz Gonzaga é tiro certo
Pixinguinha é inconteste
Tome Noel, Cartola, Ores tes
Caetano e João Gilberto
Viva Erasmo, Ben, Roberto
Gil e Hermeto, palmas para
Todos os instrumentistas
Salve Edu, Bituca, Nara
Gal, Bethania, Rita, Clara
Evoé, jovens à vista
Me u avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano Vou na estrada há muitos anos
Sou um artista brasileiro
Para ouvir a música acesse o site da Rádio UOL e clique no link da música Paratodos:
Conhecer a origem de sua família.
Localizar no mapa os lugares de origem de sua família.
Desenvolver a noção de identidade cultural.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!