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Projeto: A galinha d’angola

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer a cultura afro através de músicas e da contação de história (Bruna e a galinha d’angola, a lenda da galinha d’angola).
• Conhecer a história da África, especialmente o país de Angola, seus costumes, seus valores, o sofrimento que enfrentaram devido ao regime de segregação racial e ao racismo que “atravessou os mares”.
• Conhecer cientificamente as características da galinha d’angola, seu habitat, sua reprodução etc.
• Desenvolver habilidades artísticas por meio da confecção de um móbile.
• Conhecer a estética presente nas cores e formas típicas da cultura africana, presentes na galinha d’angola.
• Despertar-se para o respeito às diferenças.
• Ampliar o universo vocabular por meio do acesso a palavras novas.
• Despertar-se para os valores cultivados na África: sentimento de tribo, solidariedade, perdão, união etc.
• Conhecer as dificuldades enfrentadas pelos povos africanos.
• Entender o significado de ubuntu e despertar-se para a prática cotidiana de seu significado.
• Despertar para o valor das raízes negras no Brasil.
• Desenvolver o senso ético através das reflexões sobre o racismo e a cultura afro-descendente.
• Desenvolver o senso estético através dos painéis e do móbile feitos pelas crianças adaptados do livro: Bruna e a Galinha d’angola.
• Trabalhar a subjetividade e a importância do brincar e da amizade propostas pela história.

Duração das atividades
Este plano de aula poderá ser realizado em dois meses.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor poderá iniciar a temática com algumas perguntas problematizadoras para observar o que a criança já sabe ou não sobre o assunto:
Você conhece uma galinha d’angola? Por que ela tem esse nome? Você já ouviu em algum lugar o nome Angola? Como são as cores desse animal? Podemos comer a carne desta ave? Como ela vive, se alimenta, se reproduz? Você conhece alguma música ou história que fala sobre essa ave?

Estratégias e recursos da aula

Atividades a serem desenvolvidas: valorização da cultura escrita, leitura, escrita e oralidade:

1° momento: Iniciar a temática sobre a cultura afro brasileira através da música de Vinícius de Moraes: A galinha d’angola. Ouvir e interpretar a música. Realizar o registro: desenho coletivo. Tentativa de escrita da palavra galinha e ou palavras que iniciem com a letra G.

2° momento: Hora de pesquisar: Estudo científico sobre a galinha d’angola: origem, habitat, alimentação, reprodução etc. Montar um mural sobre as descobertas que as crianças pesquisaram sobre o assunto.

3° momento: Introdução ao trabalho de Artes (ver  Fazendo Arte). Contação de história: A lenda da galinha d’angola. Atividade de pseudo-leitura, interpretação, extrapolação do texto.

4° momento: Contação de história: Bruna e a galinha d’angola: conhecendo o universo mítico africano representado pela Galinha d´angola e sua relação com a criação do universo.

5º momento: Estudo sobre o país africano de Angola: localização geográfica, principais costumes, história (regime de segregação vivenciado na África do Sul e que atingiu os países africanos; o racismo que “atravessou os mares” e chegou ao Brasil.). Exploração dos costumes tribais e o resgate aos valores humanos defendidos na África: o perdão, o viver em tribo, a solidariedade.

6° momento: Conhecendo a ubuntu: palavra que no dialeto shosa quer dizer: “ nós só somos pessoa na relação com outra pessoa”. É uma forma de saudação africana. Trabalhar oralmente com as crianças sobre as diferentes formas de exercitarmos a ubuntu no dia a dia.

Fazendo arte: Explorar a estética da cultura africana – o significado das cores e sua relação com a natureza.
 Contação de história: a lenda da galinha d’angola – explorar a estética presente nas cores e nas formas da ave.
 Explorar as cores e a beleza da galinha d’angola e sua relação com a cultura afro.
 Confecção de um móbile com galinhas d’angola

Dica de Leitura: O Tabuleiro da Baiana. Autora: Sonia Rosa


 Era uma vez um país chamado Brasil. Depois que os portugueses tomaram posse do país, trouxeram da África muitos negros para trabalhar como escravos. Eles trouxeram suas músicas, suas danças, suas línguas, sua religião e muitos outros costumes, que com o passar dos anos, foram se misturando com os dos índios que aqui moravam e com os dos portugueses. Vários desses costumes viraram partes importantes da cultura do país, mas muita gente não se lembra de que eles foram trazidos pelos escravos. A coleção Lembranças Africanas fala dessa herança. O tabuleiro da baiana, mais recente lançamento da coleção, traz para o universo infantil a graça e o encanto desse personagem tão típico do cenário brasileiro: a vendedoras de quitutes que ficaram conhecidas em todo o país como “baianas”. As roupas, o tabuleiro e os pratos típicos da culinária baiana são sua “marca registrada”. Novamente, as ilustrações de Rosinha Campos dão vida e cor ao poético texto de Sonia Rosa.


 As aulas poderão ser enriquecidas com receitas culinárias africanas.

 Cante músicas que envolvam a temática e trabalhe a interpretação da música.
Dica culinária:

Galinha-D'Angola ao Molho

Rendimento: 4 porções

Ingredientes1 galinha d'galinha média (1,5 kg)
1 colher (sopa) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
5 dentes de alho picadas
1 cebola grande (170 g) picada
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara de vinho tinto seco (240 ml)
4 folhas de louro esmigalhadas
2 xícara de água (480 ml)

Modo de Preparo

• Tempere a galinha por dentro e por fora com o sal, a pimenta-do-reino, o alho e a cebola. Reserve.
• Numa panela grande, em fo go alto, derreta a manteiga no azeite de oliva. Junte agalinha e refoge, virando-a de vez em quando, até dourar (cerca de 15 min).
• Acrescente o vinho e louro, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, regando aos poucos com a água, até a galinha ficar macia (cerca de 30 min). Retire do fogo.
• Corte a galinha em pedaços, disponha numa travessa, regue com o molho e sirva a seguir.


Bruna e a Galinha D’angola
Resenha do Livro:
Bruna e a Galinha D´angola
Autoras: Gercilda de Almeida
Ilustrações: Valéria Saraiva

Bruna era uma menina que se sentia muito sozinha. Sua avó veio da África e sempre lhe contava histórias. Uma que ela gostava muito era a do panô da galinha que sua avó trouxera da África.
“Conta a lenda de uma aldeia africana que Ósún era uma menina que se sentia só e para lhe fazer companhia resolveu criar o que ela chamava de " o seu povo”. Foi assim que surgiu Conquém, a galinha d’Angola.
Bruna então pediu a seu tio que era um bom oleiro, que lhe ensinasse a trabalhar com barro. Bruna então modelou na argila a galinha d’Angola e passou a brincar com ela.
No dia de seu aniversário, sua avó lhe deu uma galinha d’Angola de verdade que andava e gritava:
_ Conquém! Conquém!
As outras crianças da aldeia que não brincavam com Bruna foram se aproximando dela e pedindo para brincar com a Conquém, aí Bruna arranjou muitas amigas e fizeram muitas galinhas de barro iguais a Conquém.
Um dia as crianças acharam no baú da avó de Bruna um panô que contava a lenda africana dos animais que ajudaram a Conquém na criação do mundo e de seu povo. Conquém espalhou as sementes na terra, o lagarto desceu para ver se a terra era firma e o pombo foi avisar aos outros animais que podiam vir povoar aquele lugar.
Bruna e suas amigas ficaram muito conhecidas, porque todos da aldeia se juntavam para ouvirem a história do panô.
Sua avó resolveu ensinar as meninas a pintarem tecidos, como os que ela fazia na África, isso fez com que a aldeia ficasse conhecida.
Foi assim que todas as pessoas da aldeia de Bruna decidiram torná-la mais bonita e pintaram suas casas com as cores dos panôs da galinha d’Angola.
Um dia a Conquém sumiu e todas as meninas saíram a sua procura chamando:
_ Conquém, onde você está?
Com quem nós vamos brincar?
Tanto procuraram que a acharam escondida no mato. As meninas encontraram um ninho com um belo ovo que ela protegia e chocava.
Tempos depois, cada menina da aldeia tinha sua galinha d’Angola e até hoje o povo daquela aldeia conta a história de Bruna e da galinha d’Angola para aqueles que compram os belos tecidos pintados pelas meninas.

Cantando Vinícius... A Galinha d' Angola. Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho


Coitada, coitadinha
Da galinha-d'Angola
Não anda ultimamente
Regulando da bola
Ela vende confusão
E compra briga
Gosta muito de fofoca
E adora intriga
Fala tanto
Que parece que engoliu uma matraca
E vive reclamando
Que está fraca

Tou fraca! Tou fraca!
Tou fraca! Tou fraca! Tou fraca!
Coitada, coitadinha
Da galinha-d'Angola
Não anda ultimamente
Regulando da bola
Come tanto
Até ter dor de barriga
Ela é uma bagunceira
De uma figa
Quando choca, cocoroca
Come milho e come caca
E vive reclamando
Que está fraca
Tou fraca! Tou fraca! Tou fraco


 Principais conceitos trabalhados nesse plano de aula:
 Galinha d’angola
 África
 País de Angola
 Formas geométricas
 Matraca
 Lenda
 Dialeto africano
 Ubuntu

Recursos Complementares

Livros de histórias; lápis de cor; CDs; internet etc.

Avaliação

Para avaliar essa temática o professor poderá propor para os (as) alunos (as) socializar a produção através de uma exposição organizada na escola. Assim, aproveitar também para avaliar o decorrer das atividades através de questionamentos, anotações da professora e verificando se houve êxito nos objetivos propostos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 11/13 - 84.62%
  • Quatro estrelas 0/13 - 0%
  • Três estrelas 2/13 - 15.38%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

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Opiniões

  • Marco Antônio , Curso de Introdução a Educação Digital oferecido pelo NTE Gravataí. , Rio Grande do Sul - disse:
    marco.oliveira333@gmail.com

    18/11/2014

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho. Integração de diferentes habilidades, diversificando estratégias e áreas do conhecimento. Parabéns!


  • Cirene, Escola Padre Frederico Nierhoff , Ceará - disse:
    mariacirene01@gmail.com

    18/11/2014

    Cinco estrelas

    Excelente, pois vai do senso comum ao conhecimento cientifico e isso é fundamental no trabalho com as crianças da educação infantil. Parabéns!


  • Elizete Ferreira Jarcem, Rede municipal de ensino , Mato Grosso do Sul - disse:
    elizetejarcem@yahoo.com.br

    18/06/2014

    Cinco estrelas

    Muito importante este plano de aula, me serviu de base para o meu planejamneto,


  • Monica Lima Andrade , Escola Municipal Dom Agostinho , Goiás - disse:
    monkinha123@hotmail.com

    29/11/2013

    Cinco estrelas

    Trabalhei com meus alunos esse livro , no lugar da galinha , dou a sugestao de fazer um outro prato t´´ipico , fiz canjica e eles adoraram!Foi uma semana super produtiva, apresentei slide de paisagens da Africa, coloquei a musica da galinha d'angola tbm e no final eles fizeram uma galinha com papel preto e bolinhas brancas e eu dei um pirulito encapado com papel de bala rococo preto, simbolizando a Bruna, todos ficaram encantados !


  • Marineize, E.M.PRAIA GRANDE , Rio de Janeiro - disse:
    aquaria_ale@hotmail.com

    07/11/2013

    Cinco estrelas

    Gostei , achei muito !! Contextualizou d e uma forma clara e objetiva . Essa é a verdadeira pratica pedagógica contemplativa .


  • Ana Lucia Antoneli Flaquer, CEI-15 , São Paulo - disse:
    anaflaquer@oberon.com.br

    27/10/2013

    Cinco estrelas

    Achei ótimo o plano de aula, vou adaptar para educação infantil, depois conto como foi.


  • Edilene, Escola Municipal Erso Gomes , Mato Grosso do Sul - disse:
    professoraedylene@gmail.com

    14/09/2013

    Três estrelas

    Achei meio nada a ver dar a receita da galinha ao molho. O livro trata a galinha como um animal de estimação da menina, acredito que seria mais positivo trabalhar os cuidados com animais de estimação, os diferentes animais de estimação, que uma receita. O gênero receita poderia entrar com um outro prato de origem africana. No entanto, o restante da aula está excelente!


  • ALDA MIRIAN ROSA RIBEIRO, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO , Goiás - disse:
    aldamirian@hotmail.com

    04/03/2013

    Cinco estrelas

    Excelente proposta de atividade.


  • Fabiana, Escola Mul. Celina Tenório Vaz , Pernambuco - disse:
    fabianab_gomes@hotmail.com

    19/07/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa mesmo essa aula,parabéns!Tenho muitas dificuldades em dar aula para alunos do 3° ano,pois os mesmo não sabem ler,escrevem muito bem e a leitura é zero,mim mandem exemplos.


  • Patricia, E.Municipal fazenda Ingaíba , Rio de Janeiro - disse:
    patriciasd54@hotmail.com

    24/10/2011

    Cinco estrelas

    Adorei as atividades.Vou colocar em prática na minha sala,junto com as minhas turminhas do nível 2 e 3.Vou fazer a cópia da musiquinha para eles ouvirem também. bjsssss


  • juliana aparecida de oliveira, escola municipal alvarenga peixoto , Paraná - disse:
    julana.oliveira80@yahoo.com.br

    07/11/2010

    Cinco estrelas

    achei esse plano de aula otimo para minha turma de 1º ano


  • andreza, municipal tres carneiros , Pernambuco - disse:
    deideza@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    parabéns nossas crianças precisam conhecer e valorizar as origens


  • linda cristina vasconcelos martins, municipal tres carneiros , Pernambuco - disse:
    novalinda1@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    a aula foi super interessante e de grande importancia; pois leva os alunos a terem contato com suas origens estimulando-os a valorizar as mesmas.


Sem classificação.
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