Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Era uma casa muito ecológica...” – Desenvolvimento Sustentável

 

18/12/2008

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer o conceito de desenvolvimento sustentável e tecnologia limpa. Entender que todo ser humano é responsável por seu ambiente e que pode melhorá-lo.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1382/imagens/atividade.gif

Muito se fala sobre  as tecnologias limpas e desenvolvimento sustentável e como elas podem melhorar o ambiente. Inicie sua aula, perguntando aos alunos se eles sabem o que é tecnologia limpa, o que entendem por desenvolvimento sustentável e quais exemplos e aplicações destes no dia-a-dia.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1382/imagens/labinformatica.png

O áudio  Prof meio ambiente p09 o desenvolvimento sustentável,disponível no Portal do Professor, trabalha exemplos simples que explicam o conceito de desenvolvimento sustentável. Que ações estão acontecendo atualmente que visam este conceito?
E em casa, o que podemos fazer para ajudar o ambiente? Como seria uma casa totalmente ecológica? Nos endereços a seguir, há uma maquete explicando os pontos principais para a construção e manutenção de uma “Ecocasa”. http://planetasustentavel.abril.com.br/simuladores/casa.shtml
Uma casa pode poupar muita energia, desde a sua construção. Veja como isto pode ser possível no simulador abaixo: http://sustentabilidadereal.conectt.com.br/bancodepraticas/Paginas/naconstrucaoflash.aspx
Após a visualização dos recursos sugeridos, peça aos alunos uma breve pesquisa sobre as tecnologias limpas que podem ser utilizadas em uma casa ou escola, e os hábitos ou escolhas que ajudam a manter o meio ambiente.

Ainda no Portal do Professor, este recurso enfatiza ações que podemos ter em casa, que ajuda o meio ambiente:
Eco casa: dicas de economia

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1382/imagens/atividadecomplementar.gif
A proposta de trabalho para esta aula é a confecção de uma maquete de uma casa, ou de uma escola ideal, que utilize os conceitos de tecnologias limpas e desenvolvimento sustentável. Os alunos poderão se reunir em pequenos grupos para a realização deste trabalho.
Esta maquete é o produto final de uma campanha publicitária, que os alunos devem fazer. O visual, a propaganda, os pontos fortes do produto, a postura dos integrantes durante a apresentação e outros pontos que o professor julgue importantes, devem ser explicados antes e durante a realização da tarefa.
Outra possibilidade é pedir aos alunos que façam ao invés de uma maquete de uma casa ecológica, a maquete da própria escola. A posição deles é de um arquiteto com plenos poderes e com a incumbência de transformar a escola em um ambiente agradável, confortável e ecológico.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1382/imagens/avaliacao.png
A produção da maquete poderá ser avaliada a partir dos critérios julgados importantes pelo professor, e explicitados previamente à classe de alunos. Como ferramenta útil para a validação destes critérios, sugerimos a utilização de rubricas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1382/imagens/rubrica_ecocasaok.jpg

Para saber mais sobre rubricas e métodos de avaliações autênticas, sugerimos a leitura deste endereço: http://www.escolabr.com/projetos/rubricas/avaliacao_autentica.htm

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Eco casa: dicas de economia Animação/simulação
O desenvolvimento sustentável Áudio
Avaliação
A produção da maquete poderá ser avaliada a partir dos critérios julgados importantes pelo professor, e explicitados previamente à classe de alunos. Como ferramenta útil para a validação destes critérios, sugerimos a utilização de rubricas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ERILÂNDIA DA SILVA PAULA, RENATO BRAGA EEFM , Ceará - disse:
    erilandiaspaula@gmail.com

    21/03/2011

    Quatro estrelas

    Gostaria de parabenizar a professora pela sua colaboração. Deve ter sido um suceso, pois os alunos gostam de aulas onde a didática escolhida exige interatividade. Queria deixar uma sugestão que talvez valorizasse um pouco mais o projeto. Que tal se envolvesse os professores de Matemática ? A interdisciplinaridade caberia na construção da maquete onde os alunos poderiam calcular área, volume, etc.


  • maria de fatima pereira, Escola Estadual Santos Dumont_ Firminópolis , Goiás - disse:
    pereira.fir2009@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa é a segunda aula sua que obserso.A primeira foi: abelhas insetos inteligente e agora essa sobre sustentabilidade. Acho as duas excelentes. Pode crer que para mim elas serão de grande valia, pois gosto de inovações. Obrigada pela contribuição.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.