Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A arte de passar: Handebol

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Essa aula tem como objetivo proporcionar aos alunos a experiência e reflexão a respeito da habilidade de passar. Nessa habilidade está implícito o desprender-se da bola, objeto extremamente valioso durante o jogo e que esta momentaneamente em posse de alguém.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
não são necessários.
Estratégias e recursos da aula

Atividade I: Conversa Inicial
Duração: aproximadamente 10 min


O professor deverá iniciar suas aulas com uma roda de conversa com seus alunos a respeito do tema passe: porque é tão difícil passar? Porque todos querem estar com a bola? Quais os problemas podem ser causados por alguém que nunca passa a bola? Não passar, é algo prejudicial ou benéfico para o coletivo?

Atividade II: Jogo do passo pra quem?
Duração: aproximadamente 20 min


O professor deverá pedir a seus alunos que se desloquem pela quadra e realizem passes com as mãos para qualquer colega, falando alto o próprio nome no momento de realização do passe. O professor deve ir aumentando o número de bolas, de 1 até 5 bolas simultâneas. Feito isso, eles devem continuar se deslocando pela quadra, mas agora falando o nome do colega para quem estão passando a bola e não mais o próprio nome. Novamente o professor irá aumentando o número de bolas em jogo. Os alunos poderão no próximo momento interceptar algumas bolas que não foram, a princípio, dirigidas a eles. Visando estimular o grupo a se esforçar na realização da atividade, o professor pode propor desafios como por exemplo, marcar por quanto tempo conseguem trocar passes sem que nenhuma bola caia no chão.


Atividade III: Jogo dos 10 passes
Duração: Aproximadamente: 30 min

O professor deverá pedir que seus alunos se dividam em dois grupos. Um dos grupos irá começar com a posse de bola e terá o objetivo de trocar 10 passes sem deixar que o outro time intercepte a bola, ou que a mesma toque o chão. Caso isso aconteça, a posse de bola passa para o outro grupo que inicialmente estava tentando interceptar a bola. A cada 10 passes completos se marca 1 ponto. O professor poderá então propor algumas variações como diminuir o número de passes para a pontuação: 8, 6, 4... Ou ainda proibir a movimentação de quem esta com a posse de bola, ou seja, quando o jogador receber o passe ele deve ficar no mesmo lugar para realizar o próximo passe.
Periodicamente o professor deve estipular o tempo de 1 min para que o time se reúna rapidamente e discuta suas estratégias, quais são os erros, o que não está contribuindo com o jogo e o que o grupo pode fazer para resolver esses problemas.
O professor deverá então espalhar 8 arcos (quantidade variável de acordo com o espaço) pela quadra e instaurar uma nova regra em que as finalizações, ou seja o último passe, só poderá ser recebido por alguém que esteja com pelo menos um dos pés dentro do arco.

Atividade IV: Queimada dos 4 cantos
Duração: aproximadamente – 30 min


Nessa atividade o professor deverá pedir que seus alunos se dividam em dois grupos e que cada grupo se posicione em uma das metades da quadra. Atrás das linhas de fundo e ao lado das linhas laterais estará à zona conhecida como cruza (o nome pode variar de acordo com a região).

O objetivo maior dos jogadores de cada equipe é queimar, isto é, acertar, com uma bola macia, alguma parte do corpo de qualquer jogador adversário. Se este for queimado, vai para o cruza, ou seja, ele pode escolher se vai para a área ao fundo do campo adversário ou para suas laterais. O jogo termina quando todos os jogadores de uma equipe forem queimados. Na figura abaixo, o time 1 esta prestes a vencer o jogo pois somente um jogador do time 2 não foi queimado, todos os outros já estão no “cruza”.

È importante, também nessa atividade, que o professor interrompa periodicamente a atividade para que os alunos possam dialogar e tentar resolver os problemas percebidos. Essa é uma vivencia em que o passar se mostra extr emamente necessário para o sucesso da atividade e geralmente aquele grupo que passa melhor tem mais êxito.

Avaliação

Duração: aproximadamente – 10 min
Conversar com os alunos a respeito de quais relações podem ser feitas entre as situações vivenciadas no jogo e situações que vivemos fora da quadra. Ou seja, se eles conseguem pensar em algum momento em que, por não se conseguir abrir mão de algo que é valioso prejudica-se o coletivo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Wilson Filgueira, Escola Municipal Maria de Lourdes Cavalcante , Rio Grande do Norte - disse:
    fw.filgueira@bol.com.br

    06/09/2011

    Quatro estrelas

    Achei a aula muito boa de se aplicar, pois estou tentando conscientizar minhas alunas na tentativa de formamos uma equipe de handebol, e essa aula se encaixa precisamente nos meus objetivos.


  • denis eduardo pimenta, Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa , Minas Gerais - disse:
    denis-pimenta@ig.com.br

    19/08/2010

    Cinco estrelas

    Gostei do que li. Tudo muito bem explicadinhoi e de fácil assimilação. Eperimentei a segunda parte - queimada de 4 cantos - e fiquei muito feliz. Rapidament os alunos entenderam e começaram a "brincar" felizes.o. Foi muito bom, Gtrgório. Experimentei com 4 turmas diferentes(2 de 7.a 2 de 8.a). Todos gostamos.


  • Jorge Luiz Fidêncio da Maia , Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. David Barcelos , Rio Grande do Sul - disse:
    fitnessmaia@gmail.com

    23/06/2010

    Cinco estrelas

    Li e gostei muito vou aplicar hoje, 23/06/2010 em minha aula, mas tenho a certeza que será uma ótima aula. Abraços e obrigado


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.