Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como nosso corpo funciona? - Diabetes

 

27/01/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Entender a relação da insulina com a glicose. Compreender o mecanismo de desencadeamento da diabetes. Conhecer os tipos de diabetes. Conhecer medidas de prevenção a esta doença. Compreender o papel do pâncreas no corpo humano.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Sistema endócrino. Enzimas. Mecanismo chave-fechadura. Carboidratos, lipídios e demais componentes importantes para a vida.
Estratégias e recursos da aula


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1383/imagens/atividade.gif

Existem algumas substâncias que são de suma importância para o bom funcionamento do corpo humano. Entre elas a insulina e a glicose, intimamente relacionadas com uma doença chamada diabetes.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1383/imagens/labinformatica.png

No recurso educacional sugerido do Portal do Professor, podemos entender como a insulina está relacionada com a glicose e com o funcionamento do organismo.

 Insulina

Outros recursos da internet podem ilustrar parte do metabolismo onde a insulina está envolvida. Esta animação mostra o processo desencadeado pela insulina, para capturar a glicose. http://www.fisiologia.kit.net/main/insulina.swf
Neste endereço há mais informações da ação da insulina no pâncreas. http://www.fisiologia.kit.net/fisio/endocrino/3.htm  
E este endereço trabalha diversas questões relacionadas à diabetes, insulina e glicose no organismo. http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2000/insulina/diabete.htm
Esta webquest trabalha a questão da alimentação e sua importância para o bom funcionamento do organismo. Proponha aos alunos a resolução das tarefas planejadas no endereço a seguir: http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=441#tarefa
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1383/imagens/atividadecomplementar.gif

Em sala de aula
Promova uma discussão com seus alunos sobre a importância dos bons hábitos alimentares na prevenção de doenças como a diabetes e hipertensão. De que maneira a alimentação está envolvida com o desencadeamento destas doenças? Que hábitos alimentares são nocivos à saúde? Que práticas são importantes para o bom funcionamento do organismo?
Após a discussão, divida a turma em pequenos grupos, com a tarefa de realizarem uma campanha de prevenção à diabetes, hipertensão e obesidade. Eles poderão desenvolver esta campanha utilizando diversos meios, tais como: cartazes, jornais, panfletos, programa de áudio vinculado a um podcast, programa teatralizado simulando um telejornal, entre outros.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1383/imagens/avaliacao.png
A avaliação desta aula pode ser feita pela produção da campanha de prevenção. Sugerimos que o professor observe critérios como a criatividade do aluno, a pertinência do conteúdo apresentado e o envolvimento dos integrantes do grupo durante a preparação e apresentação dos trabalhos.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Insulina Animação/simulação
Avaliação
A avaliação desta aula pode ser feita pela produção da campanha de prevenção. Sugerimos que o professor observe critérios como a criatividade do aluno, a pertinência do conteúdo apresentado e o envolvimento dos integrantes do grupo durante a preparação e apresentação dos trabalhos.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • alessandra, swewqw , Pará - disse:
    alessandra_albukerke@hotimail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    voce é muito inteligente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!legal!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.