27/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Existem algumas substâncias que são de suma importância para o bom funcionamento do corpo humano. Entre elas a insulina e a glicose, intimamente relacionadas com uma doença chamada diabetes.
No recurso educacional sugerido do Portal do Professor, podemos entender como a insulina está relacionada com a glicose e com o funcionamento do organismo.
Outros recursos da internet podem ilustrar parte do metabolismo onde a insulina está envolvida. Esta animação mostra o processo desencadeado pela insulina, para capturar a glicose. http://www.fisiologia.kit.net/main/insulina.swf
Neste endereço há mais informações da ação da insulina no pâncreas. http://www.fisiologia.kit.net/fisio/endocrino/3.htm
E este endereço trabalha diversas questões relacionadas à diabetes, insulina e glicose no organismo. http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2000/insulina/diabete.htm
Esta webquest trabalha a questão da alimentação e sua importância para o bom funcionamento do organismo. Proponha aos alunos a resolução das tarefas planejadas no endereço a seguir: http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=441#tarefa
Em sala de aula
Promova uma discussão com seus alunos sobre a importância dos bons hábitos alimentares na prevenção de doenças como a diabetes e hipertensão. De que maneira a alimentação está envolvida com o desencadeamento destas doenças? Que hábitos alimentares são nocivos à saúde? Que práticas são importantes para o bom funcionamento do organismo?
Após a discussão, divida a turma em pequenos grupos, com a tarefa de realizarem uma campanha de prevenção à diabetes, hipertensão e obesidade. Eles poderão desenvolver esta campanha utilizando diversos meios, tais como: cartazes, jornais, panfletos, programa de áudio vinculado a um podcast, programa teatralizado simulando um telejornal, entre outros.
A avaliação desta aula pode ser feita pela produção da campanha de prevenção. Sugerimos que o professor observe critérios como a criatividade do aluno, a pertinência do conteúdo apresentado e o envolvimento dos integrantes do grupo durante a preparação e apresentação dos trabalhos.
Nome | Tipo |
---|---|
Insulina | Animação/simulação |
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasvoce é muito inteligente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!legal!