30/11/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
◦O aluno conhecerá as nove moedas já utilizadas no Brasil.
◦O aluno identificará as cédulas que circulam hoje no nosso país.
◦Noções sobre o Sistema Monetário Brasileiro.
◦Aula do Portal do Professor “Seis moedas circulam no Brasil. A sétima está chegando?”
1ª momento:
O professor traz para a sala algumas notas de R$1,00 e pergunta quem tem uma cédula desta em casa.
Muitos alunos poderão dizer que têm esta nota em casa e, alguns até, em sua carteira.
O professor, conta que estas cédulas são as últimas que estarão circulando no nosso país. Elas deixaram de ser fabricadas e deixarão de circular em breve, sendo substituídas por moedas do mesmo valor.
A turma percebe, então, que tem em mãos uma cédula que daqui a algum tempo não será mais utilizada, mas fará parte da história do nosso dinheiro e enriquecerá a coleção de notas e moedas antigas de muitos colecionadores.
Analisando a nota de R$ 1,00, a turma perceberá, com a orientação do professor, que num lado da cédula há um rosto que significa a República e, no outro lado, há o beija-flor, pássaro típico do nosso continente e muito encontrado no Brasil.
2ª momento:
O professor sugere, então, a observação de outras notas da família do Real para a descoberta dos símbolos utilizados.
Após a análise das cédulas, a turma sistematiza com recorte e colagem, as notas da família do Real. Faz o levantamento também de outros animais que poderiam estar representados em nossas cédulas.
3ª momento:
O professor distribui o impresso do Jornal “O Globo” de 28 de junho de 2009.
Caderno de Economia.
A partir da leitura e análise da linha de tempo com o troca-troca de moedas, a turma resolverá as seguintes questões:
a) Qual a moeda que teve a maior duração? Quanto tempo durou?
b) Que moeda voltou mais de uma vez a circular no Brasil?
c) Que moedas tiveram a duração mais curta? Durante quanto tempo circularam?
d) Qual foi nossa primeira moeda? Quanto tempo circulou?
e) Há quanto tempo o Real circula no Brasil?
f) O Real é mais velho ou mais novo que você? Quanto tempo?
g) Que moeda surgiu após o Cruzeiro e antes do Cruzado Novo?
O professor entrega a cada aluno dois pedaços de papel representando duas cédulas em branco.
Pede aos alunos que representem uma cédula que não circule mais no Brasil, outra que seja utilizada atualmente e que apresentem para a turma suas cédulas, dando as informações necessárias.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasa) Se tratando da moeda em se foi a Pataca. 139 anos. Padrão monetário foi o Réis 442 anos. b) Cruzeiro 1ª aparição de 1942 a 1967 2ª apar. de 1967 a 1970 3ª apar.de 1970 a 1986. c) Cruzeiro Real 10 mêses. Cédula foi a baiana 165 dias. d) Se tratando de moeda. Ouro 4.000 réis 1695, Prata 1695 e Cobre XX réis 1729. e) 14 anos, 5 meses e 5 dias. f) Sou mais velho, 56 anos. (10/06/1939). g) Cruzado.