Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Um troca-troca R$eal?

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

     ◦O aluno conhecerá as nove moedas já utilizadas no Brasil.
     ◦O aluno identificará as cédulas que circulam hoje no nosso país.

Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

     ◦Noções sobre o Sistema Monetário Brasileiro.
     ◦Aula do Portal do Professor “Seis moedas circulam no Brasil. A sétima está chegando?”

Estratégias e recursos da aula

1ª momento:

     O professor traz para a sala algumas notas de R$1,00 e pergunta quem tem uma cédula desta em casa.
     Muitos alunos poderão dizer que têm esta nota em casa e, alguns até, em sua carteira.
     O professor, conta que estas cédulas são as últimas que estarão circulando no nosso país. Elas deixaram de ser fabricadas e deixarão de circular em breve, sendo substituídas por moedas do mesmo valor.
     A turma percebe, então, que tem em mãos uma cédula que daqui a algum tempo não será mais utilizada, mas fará parte da história do nosso dinheiro e enriquecerá a coleção de notas e moedas antigas de muitos colecionadores.
     Analisando a nota de R$ 1,00, a turma perceberá, com a orientação do professor, que num lado da cédula há um rosto que significa a República e, no outro lado, há o beija-flor, pássaro típico do nosso continente e muito encontrado no Brasil.

2ª momento:

     O professor sugere, então, a observação de outras notas da família do Real para a descoberta dos símbolos utilizados.
     Após a análise das cédulas, a turma sistematiza com recorte e colagem, as notas da família do Real. Faz o levantamento também de outros animais que poderiam estar representados em nossas cédulas.

3ª momento:

     O professor distribui o impresso do Jornal “O Globo” de 28 de junho de 2009.
Caderno de Economia.

     A partir da leitura e análise da linha de tempo com o troca-troca de moedas, a turma resolverá as seguintes questões:

     a) Qual a moeda que teve a maior duração? Quanto tempo durou?
     b) Que moeda voltou mais de uma vez a circular no Brasil?
     c) Que moedas tiveram a duração mais curta? Durante quanto tempo circularam?
     d) Qual foi nossa primeira moeda? Quanto tempo circulou?
     e) Há quanto tempo o Real circula no Brasil?
     f) O Real é mais velho ou mais novo que você? Quanto tempo?
     g) Que moeda surgiu após o Cruzeiro e antes do Cruzado Novo?

Avaliação

     O professor entrega a cada aluno dois pedaços de papel representando duas cédulas em branco.
     Pede aos alunos que representem uma cédula que não circule mais no Brasil, outra que seja utilizada atualmente e que apresentem para a turma suas cédulas, dando as informações necessárias.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • José Rodrigues Pinto, Estado de Mato Grosso do Sul , Mato Grosso do Sul - disse:
    zr_pinto@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    a) Se tratando da moeda em se foi a Pataca. 139 anos. Padrão monetário foi o Réis 442 anos. b) Cruzeiro 1ª aparição de 1942 a 1967 2ª apar. de 1967 a 1970 3ª apar.de 1970 a 1986. c) Cruzeiro Real 10 mêses. Cédula foi a baiana 165 dias. d) Se tratando de moeda. Ouro 4.000 réis 1695, Prata 1695 e Cobre XX réis 1729. e) 14 anos, 5 meses e 5 dias. f) Sou mais velho, 56 anos. (10/06/1939). g) Cruzado.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.