20/12/2009
Maria de Fátima Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Desenvolver a habilidade de ouvir história;
criar objetos a partir do TANGRAN;
registrar através do desenho.
O professor deve assegurar-se de que as crianças já conhecem as formas geométricass.
1º Momento:
Na roda de conversa contar a história de uma princesa chinesa que tinha um espelho de forma quadrada que ela gostava muito e o usava diariamente. Um dia, um de seus súditos fazendo a limpeza do quarto da princesa, quando limpava o espelho cuidadosamente, este escorregou e caiu de suas mãos quebrando-se em sete pedaços. O moço ficou muito nervoso e preocupado sabendo o quanto aquele espelho era importante para sua princesa. Muito preocupado juntou todos os pedaços e tentou montar novamente o espelho.
A professora deverá trazer para a sala um quadrado feito de papel laminado para dar a idéia do espelho e um outro em pedaços formando o TANGRAN e deixar o quadrado que representa o espelho inteiro cair na hora em que esteja contando a história e imediatamente trocar a peça inteira pelas peças do TANGRAN.
2º Momento:
Após a história, perguntar aos alunos o que eles fariam com os pedaços do espelho. Ouvir o que as crianças irão propor e registrar as propostas. Perguntar ainda com que cada pedaço do espelho se parece. Se for necessário, a professora deve fazer intervenções possibilitando que as crianças conheçam os nomes de cada forma e não se esquecer de perguntar se todas as formas são iguais, fazendo questionamentos.
3º Momento:
Ainda na roda, orientar as crianças sobre a atividade seguinte. Mostrar o TANGRAN montado e em seguida desfazer o quadrado e perguntar para as crianças o que seria possível criar com aquelas formas (quadrado, triângulos e losângulo).
Conduzir as crianças à mesa e entregar a cada uma delas, uma folha de papel ofício e um TANGRAN. E conforme foi orientado na roda, cada criança deverá criar o que quiser com suas peças. O professor pode aproveitar o tema que está estudando e combinar com as crianças para que montem algo relacionado. Por exemplo, se o grupo estiver estudando animais, o professor pode solicitar às crianças que formem animais com as peças do tangran recebidas. Depois cada criança apresenta para o grupo o objeto representado e fala um pouco sobre ele.
Disponível no site Loucos Por Matemática.
Avaliação:
A professora deverá observar:
O envolvimento das crianças enquanto ouve a história, que tipos de objetos conseguiram representar com as peças do tangran e como se encontra o nível de desenho e cada criança.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/11/2011
Quatro estrelasEscelente atividade, vou trabalhar com meus alunos.
31/08/2011
Quatro estrelasAdore esta aula e a estou levando para uma colega trabalhar com seus alunos da educação infantil.
24/03/2010
Quatro estrelassua aula está ótima, parao nível de turma, parabéns pelo trabalho, também já trabalhei com o tangram para as turmas de 2ª e 4º anos, fizemos um trabalho coletivo com todas as turmas e colocamos numa parede da escola e deixamos que eles encontrassem o seu trabalho no painel, foi muito interessante.