Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Introdução a Sociologia

 

18/12/2008

Autor e Coautor(es)
ROSANGELA MENTA MELLO
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Noções básicas de sociologia, compreendendo o surgimento da sociologia e a importância dos estudos de sociologia para nossa vida.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre alienação e ideologia.
Estratégias e recursos da aula

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/esquema_aula.jpg

 

Os procedimentos metodológicos propostos nestas atividades foram baseados nos estudos da Prof. Neusi Aparecida Navas Berbel (UEL) sobre a Metodologia da Problematização.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/observacao.jpg

 

 

Atividade 1

 


Solicite aos estudantes que observem estas imagens da HQ de Antônio Eder:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/casulo01.gif

Fonte: http://veresaber.zip.net/images/casulo01.gif

 

Vamos discutir:

  • Quando passamos a analisar a HQ podemos perceber várias mensagens subliminares, quais as que identificam?
  • Qual o objeto encontrado pelo personagem principal? O que este objeto proporciona?
  • Quais as reações do personagem?
  • Qual a paisagem de fundo nos quadrinhos e o que há de diferente entre elas?

 

Convite os alunos a conversarem com os colegas ao seu lado

 

Após estas discussões iniciais, vamos refletir:

  • Nós podemos ser comparados ao personagem da história em quadrinhos?
  • Quais as lentes que utilizamos para interpretar o mundo a nossa volta? A nossa opinião é a mais correta?
  • Há diferentes pontos de vista sobre a mesma realidade?
  • Que ciência explica a realidade, a sociedade?

 

Solicite que os alunos registrem as discussões e reflexos em seu caderno.

 

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/problematizando.jpg

 

 

 Atividade 2

 

 

Professor faça uma breve retrospectiva da história do Brasil, contextualizando as repressões políticas, o autoritarismo dominante em vários momentos de nossa história, de tal forma que o estudante perceba como as relações de poder oprimem a liberdade de expressão e utilizam aparelhos ideológicos para perpetuar um determinado ponto de vista. Estabeleça uma relação com as discussões anteriores.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/pontos-chave.jpg

 

Levantados os dados com a turma, procure identificar os pontos chaves que nortearão a aula. Nossa sugestão é a seguinte:
 

  • O que é Sociologia?
  • Quando surgiu a Sociologia e qual era a finalidade?
  • Quais os principais teóricos da Sociologia?
  • A Sociologia é importante para nós e para a sociedade atual?

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/teorizacao.jpg

 

 

 Atividade 3

 

 

Inicie as atividades orientando os alunos que os vídeos selecionados têm o objetivo de introduzir noções básicas de Sociologia e como ela despontou no Brasil.

Disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=4tLRDjza0qQ

 

 

 Disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=RC7m-hQb9IE

 

Assista aos vídeos com seus alunos e em grupos sugira as seguintes questões para análise:

  • O que é sociologia
  • Como surgiu a Sociologia? O que provocou o seu surgimento?
  • Qual a importância de Augusto Conte para a Sociologia?
  • O que é pensar sociologicamente? Qual a sua importância?
  • A que interesse a Sociologia atendeu, inicialmente, no Brasil?

 

Solicite aos alunos que anotem as reflexões em seu caderno. Esta atividade poder ser realizada em grupos.

 

 

Atividade 4

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/saibamais.png

 

 Para o Professor:

 

 

Para os estudantes:

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/hipoteses.jpg

 

 

Atividade 5:

 

 

  • Momento para confrontarmos as idéias iniciais (senso comum) com os conceitos discutidos e construídos durante a teorização. Sugerimos que a turma reveja suas anotações do caderno, no sentido de verificar como a construção de conceitos foi se alterando à medida que estudamos este tema.
  • Sugerimos que os estudantes elaborem um texto argumentativo, procurando sugerir soluções ou alternativas para que o estudo da sociologia traga contribuições para o desenvolvimento do senso crítico no aluno. Neste momento o professor perceberá se houve a aprendizagem efetiva, isto é, se o estudante estabelece relação da teoria com a realidade social.
     

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/aplicacao.jpg

 

 

Atividade 6:
 

 

 

  • Proponha aos alunos a construção de um painel, para ser afixada no edital da escola, com recortes de propagandas, imagem, textos informativos, charges, histórias em quadrinhos, que demonstrem vários pontos de vista sobre a mesma realidade, ou seja, como os meios de comunicação podem tornar as pessoas alienadas ou sujeitas a uma ideologia.
     

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1388/imagens/referencias.jpg

 

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Revista Semina. Londrina. V. 17. Edição especial. p. 7 a 12. nov. 1996.

Recursos Complementares
Acesse o site oficial de seu estado para analisar as diretrizes curriculares que norteiam o ensino de Sociologia no Ensino Médio.
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de idéias do senso comum para a dimensão sociológica. O professor acompanhará fazendo leitura das produções dos estudantes, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 35 classificações

  • Cinco estrelas 22/35 - 62.86%
  • Quatro estrelas 12/35 - 34.29%
  • Três estrelas 1/35 - 2.86%
  • Duas estrelas 0/35 - 0%
  • Uma estrela 0/35 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MÔNICA DIAS NEVES LOPES, COLÉGIO ESTADUAL HONÓRIO LIMA , Rio de Janeiro - disse:
    monica_lopes@prof.educacao.rj.gov.br

    11/02/2014

    Cinco estrelas

    As atividades e procedimentos sugeridos são realmente muito bons. Para a disciplina que dispõe de um tempo tão curto é ótimo podermos contar com um material dessa qualidade.


  • César Baraldi, IEEL , Paraná - disse:
    cesarbaraldi@hotmail.com

    10/02/2014

    Quatro estrelas

    Vou aproveitar algumas dicas de organização das aulas, além da charge do óculos que já baixei e vou usar hoje, parabéns e obrigado pela ajuda


  • Leonardo, Escola Estadual Américo Antunes de Oliveira , Minas Gerais - disse:
    leotur_2010@hotmail.com

    02/02/2014

    Cinco estrelas

    excelente! sou aluno e mesmo assim estou vislumbrado com tais referencias. os videos me ajudaram demais.


  • DIMELSON, GESTOR , Minas Gerais - disse:
    dimelson@gmail.com

    02/02/2014

    Quatro estrelas

    Muito enriquecedora as aulas postas, visto que mostra a realidade para o desenvolvimento dos alunos na sociedade.


  • Adriana B. L. Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO , Maranhão - disse:
    drikabli@globomail.com

    02/10/2013

    Quatro estrelas

    Gostei da proposta de ensino, principalmente por perceber uma organização que favoreça o ensino-aprendizagem, não somente para fixação de conteúdo, mas sobretudo, uma percepção da realidade através do pensar sociologicamente.


  • Eltiene Torres, Escola Estadual Dom Hélder Câmara , Pernambuco - disse:
    educar.elthy@gmail.com

    23/08/2013

    Cinco estrelas

    Sugestões maravilhosa para serem trabalhadas. Parabéns.


  • leila , Escola Estadual Alessandra Salum Cadar , Minas Gerais - disse:
    jleila2012@hotmail.com

    15/08/2013

    Cinco estrelas

    Aula maravilhosa, valeu !!!


  • Daniel, Escola Publica , Santa Catarina - disse:
    professordaniel80@hotmail.com

    17/06/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns um conteúdo rico em conhecimento...


  • Karine Fernandes de Carvalho, IFSudesteMG - Campus Juiz de Fora , Minas Gerais - disse:
    karine.carvalho@ifsudestemg.edu.br

    05/06/2013

    Quatro estrelas

    O conteúdo da aula a faz dinâmica e cumpre o papel de introduzir o aluno nas temáticas relativas ao surgimento da Sociologia.


  • JERSONILDA, ESCOLA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA , Pará - disse:
    jersonildapinho@yahoo.com.br

    06/05/2013

    Cinco estrelas

    MUITO BOM O MATERIAL!!!! DIGO EXCELENTE!!!!!!!


  • VIVIAN, cesec , Minas Gerais - disse:
    vivian.carla2012@hotmail.com

    20/09/2012

    Quatro estrelas

    muito bom me tirou as duvidas que eu tinha.


  • Regina, E.E.E.M. Erico veríssimo , Rio Grande do Sul - disse:
    reginagsilveira@yahoo.com.br

    27/07/2012

    Cinco estrelas

    Aula muito criativa com possibilidades de despertar no aluno o senso critico. Exige reflexão e que o aluno se posicione. Excelente


  • ERMELINDA GUSMÃO, Trabalho em três instituições , Maranhão - disse:
    lindagusmao@uol.com.br

    21/07/2012

    Quatro estrelas

    Ótima. Uma aula clara e objetiva.


  • Elane, E.E.Carlos Albuquerque , Minas Gerais - disse:
    lanepesi@bol.com.br

    14/03/2012

    Cinco estrelas

    Ótima


  • Ana Paula, Faculaldades de Araucaria , Distrito Federal - disse:
    apmalves38@hotmail.com

    09/02/2012

    Cinco estrelas

    Uma forma prazerosa de aprender sociologia.


  • Ronilda , Escola Estadual Américo de Paiva , Minas Gerais - disse:
    ronildaapss@hotmail.com

    28/06/2011

    Cinco estrelas

    Nossa, amei, amei, parabéns!


  • Cilce Maria de Freitas, E.E.PSG"Ubaldo Monteiro da Silva" salas anexas -Agrovila São Miguel-Sadia III , Mato Grosso - disse:
    cilceagape@hotmail.com

    05/03/2011

    Cinco estrelas

    Uma aula de tirar o CHAPÉU.Vou sugerir aos professores com quem trabalho que acessem o site portal do professor.Amo o trabalho c/ a sociologia, pena que hoje só possa fazê-lo de forma indireta.Sou coordenadora do Ensino Médio de Salas anexas de uma escola que funciona na zona rural no município de Várzea Grande/MT(cuiabá).


  • Karl Aires, Colégio Estadual de Condeúba , Bahia - disse:
    caudelena@yahoo.com.br

    23/02/2011

    Cinco estrelas

    gostei muito e espero poder saborear mais aulas sobre sociologia.


  • Giselle Moraes Moreira, Universidade Federal de Juiz de Fora , Minas Gerais - disse:
    ggisellemoreira@terra.com.br

    11/11/2010

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada e dinâmica


  • Jonecir José Santos, EURIDES BRANDAO C E E FUND MED , Paraná - disse:
    jonecirsantos@yahoo.com.br

    16/10/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante o modo como foi proposta a dinámica com os alunos envolvendo todos para que trabalhem em conjunto.


  • Rosmeri de Camargo, WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF , Paraná - disse:
    prorosmeri@gmail.com

    15/10/2010

    Quatro estrelas

    Considerei as atividades bem elaboradas, num encadeamento favorável à compreensão dos alunos. A utilização dos recursos visuais ajuda na motivação e na mobilização dos alunos em relação aos conteúdos apresentados. Uma observação a fazer é quanto ao segundo vídeo da terceira atividade, ele apresenta muita teoria, o que o torna um pouco cansativo, embora seu conteúdo seja relevante. Parabéns pela sua dedicação à educação.


  • OSCAR CARDOSO DE PAULA, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL , Distrito Federal - disse:
    oskar@brturbo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    cinco estrelas


  • Fátima Mendonça Bento, CIEP , Rio de Janeiro - disse:
    fatimabento@prof.educacao.rj.gov.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Ótimo trabalho. Está ajudando bastante o meu trabalho. Sou novata, esse é o primeiro ano que trabalho com Sociologia.


  • simone oliveira, colegio militar tirandentes , Maranhão - disse:
    sitaoliveira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    sua aula esta muito bem alaborada, foi sugere a meus professores.parabens!!!


  • ISAAC CAETANO PINTO, E E E M WALDEMAR MAUES , Pará - disse:
    icpadv@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima aula, mostrando a importância da sociologia, e especialmente, o que chamou atenção, aquilo a que ela serviu no Brasil, inicialmente. Parabéns!


  • Mireuda Pontes da Silva, RAIMUNDO NONATO VIEIRA COLEGIO , Ceará - disse:
    mireuda@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns excelente a escolha dos vídeos e o HQ. Mais uma vez Parabéns, saimos do convencional... Abraço


  • Eliane, Escola Est. Hildebrando Ferro Bitencourt , Roraima - disse:
    elianemenezes.silva@uol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei interessante e muito boa, pois sempre começava a introdução a disciplina começando com o que eles tinham de conhecimento sobre a mesma promovendo uma discussão e depois explicava sua origem, com este material as aulas terão uma qualidade. Muito obrigada


  • Maria Izabel, fmb , Goiás - disse:
    silvasfamily@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Professora, encontrei sua aula na rede e gostaria de pedir sua autorização para usar alguns trechos em minhas salas de aula. Achei muito interessante e acredito que teremos muito aproveitamento desse material. Agradeço, antecipadamente.


  • Ana Suely Ramos Feijó, EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - disse:
    suefeijo@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Apesar do video da atividade 3 mostrar que algumas pessoas não têm nenhuma noção do que seja Sociologia e que assim, os alunos poderão fazer algum comentário sobre essa situação, é bastante cansativo. Sugiro que os alunos façam uma enquete sobre a disciplina e pedir que apresentem em sala de aula.


  • Valdemir de Oliveira Alves , EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - disse:
    valolialves@gamil.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    As aulas foram pensada e esquematizada de forma objetiva, levando os alunos(a) a construirem seu pensamento crítico sobre o assunto. Para uma melhor compreensão do tema, sugeria que fosse realizado debates em forma de mesa redonda.


  • Ana Cleide Martins Freire, NAZARE GUERRA EEFM , Ceará - disse:
    anacleidef@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa aula ajuda os aluno a entender e refletir sobre a forma de organização da sociedade.


  • Telma Maria Costa de Almeida, CENTRO EDUCACIONAL MANOEL MUNIZ DE OLIVEIRA , Bahia - disse:
    costatelma2@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom! muito criativo. Parabéns! Vou usar constantemente esse Portal para partilhar com meus alunos.


  • neide Helena M. Tavares, EE EWALDO MEYER RODERJAN , Mato Grosso - disse:
    Neide_helena_mt@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    adorei a idéia.


  • Lucivângela Luz de Sousa, EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - disse:
    luz.lucivangela@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essas aulas vêm mostram e ajudar os nossos alunos a entender a importância da Sociologia no nosso dia-a-dia. Apartir desse conhecimento eles são capazes de desenvolverem o senso crítico em relação a diversos assuntos vivenciados em nossa sociedade.


  • Eduardo Rodrigues de Brito, dddd , São Paulo - disse:
    rb_edu@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    material didatico muito bom, mas poderia ter mais trabalhos de pesquisa no campo da sociologia.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.