Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Porcentagem e Reciclagem

 

05/01/2009

Autor e Coautor(es)
Lutécia Gasparoto
imagem do usuário

CURITIBA - PR SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO

Marcos Paim, Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprender noções básicas sobre porcentagem e como aplicá-las em atividades de educação ambiental.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Frações, regra de três e proporcionalidade.
Estratégias e recursos da aula

Cálculos com porcentagem são necessários no cotidiano da maioria das pessoas. O objetivo dessa aula é oferecer aos alunos a oportunidade de aprender conceitos básicos por meio de cálculos simples em uma situação do cotidiano que desperte o seu interesse e que apóie a conscientização dos alunos sobre a importância de  participar da preservação do meio-ambiente, mais especificamente com relação ao destino correto do lixo.

O ponto de partida sugerido é apresentar aos alunos os dois símbolos que serão utilizados nessa atividade e discutir a presença desses símbolos no seu cotidiano.

Que relações os alunos estabelecem quando enxegam o símbolo da reciclagem? Eles encaminham o lixo para o destino adequado? Será que eles fazem isso da maneira correta?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1389/imagens/150px-Recycling_symbol.svg.png

Fig. 1 - Símbolo internacional que representa a reciclagem.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem

E o símbolo da porcentagem, é familiar? Em que situações ele está presente na vida dos alunos? 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1389/imagens/percent.png

Fig. 2 - Símbolo que representa porcentagem, utilizado a partir do século XVIII.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/%25

É importante ampliar a aplicação do conceito de porcentagem para além da questão do consumo e ajudar os alunos a construir um conceito geral, aplicável em diversas situações, como por exemplo a da reciclagem, atividade que atualmente faz parte da cidadania.

Aprendendo sobre a Reciclagem
O Portal do Professor disponibiliza um Objeto de Aprendizagem que permite aos alunos aprender sobre a reciclagem e o destino correto do lixo.
A atividade possui o formato de jogo e os jogadores ganham pontos conforme acertam o destino de cada tipo de resíduo.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1389/imagens/jogoReciclagem.jpg

Fig. 3 - Imagem do Objeto de Aprendizagem: Jogo da Reciclagem.

Jogo da reciclagem
Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14736/jogo_da_reciclagem.swf

É importante que os alunos criem suas próprias tabelas de reciclagem conforme as cores. Anotações realizadas durante o jogo podem ajudar nessa atividade. As cores padronizadas são:

Lixeira Amarela: Metais
Lixeira Vermelha: Plástico
Lixeira Azul: Papel e Papelão
Lixeira Verde: Vidro

Na opinião dos alunos, qual seria a proporção de pessoar que separam o lixo? De que forma essa quantidade poderia ser representada?

Para que serve a Porcentagem?

Além de juros e descontos no cormércio - associação comum quando se fala em porcentagem - , a porcentagem serve para representar partes ou porções de objetos ou ainda mostrar quais as chances de algo ocorrer.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1389/imagens/divporcento.jpg

Fig. 4 - Diferentes representações de partes de uma figura.

Fonte: Autor

O que é Porcentagem?

De uma forma simplificada pode-se apresentar a porcentagem como uma razão expressa com um denominador 100. Sua representação utiliza o símbolo %. Alguns exemplos que podem ser apresentados aos alunos, de acordo com as figuras anteriores:

1/2 = 50% pois se 100% representa a totalidade, 50% representa a metade.

1/4 = 25% pois 1/4 significa a quarta parte do todo e isso corresponde a 25/100.

Entre as operações mais comuns, estão a adição de uma determinada porcentagem, que por exemplo em uma compra é chamada de juro sobre o valor de um produto. E a subtração de uma porcentagem, que em uma compra seria o desconto sobre o preço inicial.

No caso da reciclagem, se apenas uma parte das pessoas separa o seu lixo, como por exemplo 20 pessoas de cada grupo de 100 pessoas, temos 20% de pessoas conscientes que agem corretamente.

Atividade Envolvendo Reciclagem e Porcentagem

A proposta é envolver os alunos em uma atividade que permita entender a porcentagem aplicada no contexto de um problema que faz parte do cotidiano de todos, como a reciclagem. Uma vez que a atividade com o objeto de aprendizagem e as discussões foram realizadas, os alunos já possuem um conhecimento inicial sobre a importância do destino correto de cada tipo de resíduo, pode-se  partir para uma atividade simples e prática que pode ser feita na escola.

1ª Situação: Pesquisa na Sala de Aula

A turma deve fazer um levantamento de quantos colegas da sala separam o lixo em casa. Após isso, deve ser feito um cálculo que mostra essa informação na forma de porcentagem. Se, por exemplo, em uma turma de 35 alunos apenas 5 separam o lixo, temos o seguinte cálculo, usando uma regra de três:

35 ------ 100% (30 alunos corresponde a 100%)
5 ------ X (a quanto corresponde 5?)

35X = 500%
X = 500% / 35
X = 14,3%

Isso significa que quase 15% dos alunos separa o lixo. Os alunos consideram a porcentagem encontrada na sua pesquisa adequada? O professor também pode incluir uma nova pergunta: Depois das atividades, quantos pretendem separar o lixo em casa? Isso poderia gerar novos cálculos.

2ª Situação: Pesquisa na Escola

Da mesma forma que foi feito na sala de aula, pode-se realizar uma pesquisa na escola, por turma e juntando todas as informações para encontrar a porcentagem de alunos que separa o lixo em toda a escola. A partir dos cálculos, os alunos podem solicitar apoio aos professores e colegas para iniciar uma campanha de conscientização.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Jogo da reciclagem Animação/simulação
Recursos Complementares
Como recurso complementar sugerimos que o professor apresente alguns vídeos sobre reciclagem para os alunos, como por exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=9fNJdEwQno0. Uma reportagem que apresenta dados e informações importantes sobre reciclagem pode ser acessada no endereço: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_250712.shtml.
Avaliação
Uma boa forma de avaliar essa atividade é pedir aos alunos que criem um mapa conceitual relacionando a separação dos resíduos e as porcentagens encontradas na atividade realizada sobre a reciclagem na escola. Com base nesses mapas o professor pode avaliar o aproveitamento dos alunos em vários aspectos, desde questões relacionadas aos conceitos até a sua aplicação. Pode-se usar programas como o Freemind para produzir mapas nos computadores da escola (http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page).
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 21 classificações

  • Cinco estrelas 16/21 - 76.19%
  • Quatro estrelas 4/21 - 19.05%
  • Três estrelas 1/21 - 4.76%
  • Duas estrelas 0/21 - 0%
  • Uma estrela 0/21 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Narcelio Fernandes da Silva, Escola Antonio Julião Neto , Ceará - disse:
    narcelio.obas@gmail.com

    23/10/2014

    Cinco estrelas

    Uma aula muito rica,que desperta curiosidade nos alunos.


  • gerciane nunes da silva, Centro sócio educativo santa juliana , Acre - disse:
    gercianenunes@hotmail.com

    16/06/2014

    Quatro estrelas

    Aula dinâmica e interdisciplinar.


  • Neuli da Luz Cordeiro de Souza, Escola Municipal Santos Dumont , Paraná - disse:
    luz-neli1@hotmail.com

    01/04/2014

    Cinco estrelas

    Achei interessante, pois além de aproveitar para recapitular sobre recicláveis, trabalha-se a porcentagem. Ótimo!!!


  • kamylla, linus , Goiás - disse:
    kamilla-2002r@hotmail.com

    11/09/2013

    Cinco estrelas

    me ajudou muito


  • kamylla, linus , Goiás - disse:
    kamilla-2002r@hotmail.com

    11/09/2013

    Cinco estrelas

    me ajudou muito


  • deusdete almeida, colégio estadual de monte gordo , Bahia - disse:
    deusdete10@yahoo.com.br

    16/08/2013

    Cinco estrelas

    Achei muito boa a sugestão da ula , pois você traz um estudo sobre o meio ambiente e a forma de reciclar os objetos tão importante nos dias atuais . Este ano não vai dar mais , porém para o ano vou utilizar desta sua aula na minha aula . Parabéns


  • jakeliny m. santos, Portugal - disse:
    jakeline.melo13@gmail.com

    19/09/2011

    Cinco estrelas

    odorrei a aula


  • Maria Otilia Moreira dos Santos Balbino, CEM - Carlos Drummond de Andrade , Mato Grosso do Sul - disse:
    professoramariaotilia@hotmail.com

    27/08/2010

    Quatro estrelas

    Utilizamos o cálculo de porcentagem constantemente no nosso cotidiano, o aluno aprenderá com este plano de aula, frações, porcentagem e regra de três, além de trabalham como aplicar em educação ambiental. Mostrando a ele vários vídeos para que aula fique mais interessante, sensacional a idéia desse planejamento.


  • jenny lúcia lima gondim, nazaré guerra , Ceará - disse:
    jenny.gondim@hotmail.com

    02/08/2010

    Cinco estrelas

    bom eu adorei os recursos educacionais que avalia os conceitos da aprendizagem e do objetivo comentado pelo professor que de certo explicou muito bem!


  • Maria Lucia Lopes Augusto, E M Profª Célia Marina Dal Pozzo Borges , São Paulo - disse:
    profmlucia@uol.com.br

    24/05/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a atividade vou aplicar em sala de aula. Fiz 110 na primeira e 120 na segunda jogada, pois não lembrei na primeira jogada que mercado era uma sacolinha plástica achei o objeto parecido com um avental e cliquei no depósito azul.


  • Paula Santos Florencio, COLÉGIO ESTADUAL JACINTHO XAVIER MARTINS , Rio de Janeiro - disse:
    papaulaflorencio@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Professor parabens a sua aula foi muito criativa,pois você preocurou envolver uma coisa que se fala a todo o tempo com um assunto q pelos alunos e visto de uma maneira muito chata.A sua maneira de trabalhar atrai os olhares não somente para a matematica mais para o todo.Mais uma vez parabenizo o senhor pelo belo trabalho.


  • Luana Stefany, CE SESI , São Paulo - disse:
    luanastefanycpv@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa aula tah maraa me ajudo mto na pesquisa!!! vlw msm!!


  • rejane fernandes, colegio maria santissima , Alagoas - disse:
    lyndinhas_4@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei!! obrigada.


  • ANDREA CRISTINA VENAS NOGUEIRA, COLEGIO ESTADUAL DE ARATU , Bahia - disse:
    dea.venas@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente,esta aula interdiciplinariza os conteúdos e proporciona o aluno a entender a matemática aplicada ao seu contidiano.


  • Edivana Gomes, C. E. Admardo Alves Torres , Rio de Janeiro - disse:
    edivana_gomes@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns!! Sua aula é muito criativa e bem elaborada!!!


  • Catarinne, Faculdadew de Imperatriz , Maranhão - disse:
    catarinne@liliani.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei do exemplo de procentagem que o professor informou na aula. Muito boa a aula. Parabens...


  • Márcia Cardoso De Luca, Pólo de Rio Bonito , Rio de Janeiro - disse:
    mareacan@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula, muito bem planejada, de fácil compreensão e aceitação, já que o assunto está in voga, em prol da conscientização de todos. Parabéns! Usarei métodos semelhantes a esse quando estiver lecionando, já que sou graduanda de Licenciatura Plena em Matemática, pela UFF, através do CEDERJ.


  • FRANCISCO JARBAS LOBO DE MESQUITA, NAZARE GUERRA EEFM , Ceará - disse:
    b-jarbas@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Professor a sua idéia foi ótima de trabalhar a porcentagem com reciclagem, unindo a matemática com o bem estar social,além de contribuir para que os educandos saiam do estudo teórico dos livros didático e passem a aprender de maneira contextualizada o aprendizado da matemática no dia a dia. Utilizarei a sua metodologia em minhas aulas usando a porcentagem e um tema que também contribua para o desenvolvimento social e possibilite o uso da matemática no desenvolvimento da cidadania.


  • VerÔnica Vicente da Silva, Cederj , Rio de Janeiro - disse:
    Veve_morenalove@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula foi bem elaborada e explorada mostrando a importância da reciclagem e enfatizando a porcentagem que é muito utilizada pelos alunos mas não é relacionada em nenhum momento com reciclagem. A aula foi adequada ao nível de ensino,utilizou jogos e pesquisa que tornou a aula agradável,prática e de fácil compreensão A avaliação dos alunos foi bem elaborada,podendo avaliar todo rendimento do aluno desde de conceito a aplicação.


  • mrilda vieira do nascimento Couto, cesec profª zaíra batista teixeira , Minas Gerais - disse:
    marildabd@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ótimo planejamento, objetivo e claro , muito bom o objeto de aprendizagem ,entendo que o aluno nessa idade tem dificuldade de entender o abstrato, portanto o desenho auxilia muito na motivação e compreensão dos conteúdos.


  • newton dos sntos ferraz, PREF MUN DE BAGE , Rio Grande do Sul - disse:
    newsferraz@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula, além de estimular o aluno, prende a atenção de toda a classe!! parabéns!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.