18/12/2008
Marcos Paim, Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
O trabalho com funções é desafiador para alunos e professores. São necessárias operações variadas, produção e análise de gráficos e também o estudo de suas aplicações. O objetivo dessa aula é criar condições para que o aluno trabalhe com a função quadrática e atinja um nível de entendimento adequado. Para isso usaremos um objeto de aprendizagem que apresenta uma aplicação prática e mostraremos como podem ser criados gráficos dessa importante função.
Fig. 1 - Trajetória descrita por uma bola que pode ser considerada parte de uma função quadrática
Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Soccer_throw_in_nch.jpg (modificada pelo autor)
Definição de Função Quadrática
Uma função quadrática ou do 2º grau é aquela cujo o gráfico é uma parábola. Essa função é representada por f(x)= ax2 + bx + c, sendo a, b e c números reais.
Alguns exemplos de função quadrática:
f(x) = x 2- 2x + 1
f(x) = x2
Aproveite para lembrar os alunos de alguns conceitos de potenciação, especialmente no que diz respeito ao quadrado de um número. Um bom começo para envolver os alunos no trabalho com a função quadrática é usando a função f(x) = x2 . Pode-se construir um gráfico dessa função com os alunos, abordando sobre o quadrado de alguns números positivos e negativos e marcando pontos em um plano cartesiano para formar uma parábola, como a apresentada abaixo. Essa atividade cria boas condições para que ocorra um melhor entendimento do conteúdo.
Fig. 2 - Gráfico da função f(x) = x2 .
Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Qfunction.png
É importante criar uma tabela com alguns valores de x e determinar os valores de y com os alunos, marcando os pontos no plano.
X | Y |
-4 | 16 |
-2 | 4 |
0 | 0 |
2 | 4 |
4 | 16 |
Aplicações da Função Quadrática
Existem objetos de aprendizagem que contribuem muito para que os alunos aprendam a relacionar variáveis em uma função, realizar experimentos, alterar valores e verificar relações de causa e efeito. Eis o objeto recomendado para a atividade usando computadores na escola:
Fig. 3 - Tela do simulador Movimento de Projétil
Recurso disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11673/projectile-motion_en.jar
No simulador, os alunos podem modificar a massa e diâmetro dos projéteis, sua velocidade inicial, o ângulo de lançamento e até mesmo o efeito da resistência do ar. Além disso, é possível brincar de atingir o alvo marcado no chão. Para tirar o máximo de proveito dessa atividade o professor deve realizar perguntas aos alunos no que diz respeito às alterações nas variáveis, como por exemplo pedir que eles variem apenas a massa do projétil e que observem o que acontece com o tempo e a distância. É importante estimular os alunos a estabelecerem e anotarem as relações percebidas e por fim, desafiá-los com relação a função quadrática que relaciona a distância do lançamento com o quadrado da variável tempo.
Produzindo Gráficos com uma Planilha Eletrônica
O alunos podem trabalhar no seu próprio gráfico da função quadrática utilizando uma planilha eletrônica como o BrOffice (http://www.broffice.org/ ).
O primeiro passo é criar uma pequena tabela de valores de x e y.
Na coluna dos valores de x, basta digitar alguns valores que formarão os pontos do gráfico e permitirão a construção da curva.
Na coluna de valores de y, digitamos uma função quadrática na célula correspondente ao menor valor de x. Como exemplo, usaremos a função y = x2 - 8x + 12. Observe a imagem abaixo.
Fig. 4 - Tabela com dados da função quadrática.
Observe que a função y = x2- 8x + 12 é escrita na célula A2 da seguinte forma: =POTÊNCIA(A2;2)-8*A2+12 . A2 corresponde ao valor de x e, entre parênteses é acompanhado do número 2, indicando que o valor do x é elevado ao quadrado. POTÊNCIA é uma função matemática disponível no programa. Clicando no ponto preto em B2 e arrastando até a célula B6, os cálculos são feitos automaticamente.
Fig. 5 - Construção do gráfico de uma função quadrática
Para gerar o gráfico, basta selecionar as colunas e clicar no ícone de construção de gráficos (semelhante ao gráfico tipo pizza) e selecionar as opções apresentadas na imagem acima. Feito isso, o gráfico deve aparecer após clicar no botão Concluir.
Sugerimos deixar os alunos experimentarem outros valores, além de alterarem formatos e caracterísiticas do gráficos, de forma a que eles possam relacionar a variáveis envolvidas, permitindo que a experimentação contribua para a aprendizagem dos conceitos. Essa é uma boa oportunidade para apresentar aos alunos as raízes da função ( ou zeros de uma função), valores de x que resultam em y = 0. Também pode-se solicitar aos alunos para tornarem negativo o valor de x ao quadrado na função e verificarem o que acontece com o vértice da parábola.
Nome | Tipo |
---|---|
Movimento de Projétil | Animação/simulação |
Quatro estrelas 73 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/06/2015
Cinco estrelasGostei muito da aula, uma boa introdução para informar esse assunto.
05/10/2014
Três estrelasIdeal à introdução dos conceitos iniciais. Fonte desencadeadora de fatores motivacionais.
13/08/2014
Cinco estrelasshow
17/09/2013
Cinco estrelasMuito legal, facilita o entendimentopelos os alunos, que irão se interessar mais pelo conteúdo.
02/09/2013
Cinco estrelasuma otima aula me ajudou de mais. meu professor nao soube esplicar mas grassas a vc eu entendi mtu obrigado
22/08/2013
Cinco estrelasmuito bom
16/08/2013
Cinco estrelasGostei muito desta aula , pois a senhora trabalha com a funcão quadrática de forma contextualizada O que torna a ula muito interessante. Parabéns
10/02/2013
Cinco estrelasMaravilha
14/01/2013
Quatro estrelasmuito boa a aula, um otimo recurso para os alunos s identificar com a funçao quadratica.
31/10/2012
Quatro estrelasmuito bom! ajudo bastante.
15/08/2012
Cinco estrelastudo certo.otimo
10/06/2012
Três estrelasEm minha opinião o conteúdo deste site deve ser um pouco mais esclarecedor! Fora isso o conteúdo é excelente!!!!!
28/05/2012
Quatro estrelasA utilização do computador é de extrema importância para nós professores darmos um formato diferente para nossas aulas. Com isso podemos chamar mais a atenção dos alunos para o assunto descrito. Parabéns!
11/03/2012
Cinco estrelasSÃO IDÉIAS BOAS PARA INTRODUZIR O CONCEITO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA.
27/01/2012
Cinco estrelasExcelente, gostei do demonstrativo pelo Excel. É Excel mesmo, não é?! Parabéns. Que legal, também sou Gasparotto
26/09/2011
Quatro estrelasmuito interesante o conteudo abrange e muito, eu queria tirar uma duvida e acabei com mais do que isso!!!
21/08/2011
Quatro estrelasLegal, achei muito interessante, pois o uso da tecnologia foi fundamental para mostrar a forma real no cotidiano do aluno.
14/08/2011
Cinco estrelasAchei muito ineressante. Parabéns
11/08/2011
Cinco estrelasAdorei...me ajudou bastante pois essa aula ajuda bastante pessoas c om dificuldades nessa matéria.
06/04/2011
Quatro estrelasmuito bom poderia incluir alguns exercicios.
08/01/2011
Quatro estrelasAchei interessante o uso das tics e a forma real mostrada no cotidiano do aluno. valeu. abraços
07/01/2011
Cinco estrelasParabéns, gostei muito, o uso da tecnológia é fundamental atualmente.
03/01/2011
Quatro estrelasadoreii
02/01/2011
Quatro estrelasMUITO INTERESSANTE!!!!!
14/12/2010
Três estrelasBacana! Muito Legal. Vou aproveitar várias coisas. Feliz Natal, professor!
14/12/2010
Cinco estrelasÈ a primeira vez que acesso O Portal do Professor, sendo uma importante apoio para o meu conhecimento.
14/12/2010
Quatro estrelasmuito o bom o material! diegofpereira@hotmail.com
10/12/2010
Três estrelasotima para as escolas que possui computadores no meu caso terei que leva-los a quadra de esporte para colocar em pratica mas gostei obrigada
27/11/2010
Três estrelaseu achei pouco não explicou tudo o que eu queria saber tem que ter mais conteudos e explicar passo a passo do assunto que a pessoa quer saber!!!!
17/11/2010
Cinco estrelasA aula foi ótima, gostaria muito que meu professor de Matemática explicasse assim .
09/11/2010
Quatro estrelasAchei a aula muito interessante. È muito legal para os alunos saírem um pouco dos calculos em sala de aula e comece a viajar por esse imenso mundo que é a matemática... Parabéns!
26/10/2010
Três estrelasBastante interessante essa aula, vou trabalhar com meus alunos.
25/10/2010
Quatro estrelasShow esta aula, trocaremos idéias.
13/10/2010
Cinco estrelasA aula foi bem explicativa, divertida e até criativa. É muito difícil entender sobre os gráficos com professores estúpidos que não tem a mínima sensibilidade e consideração com os alunos. Eu só não entendi de verdade aqueles números 35, 30, 25, 20 e etc. Mas sendo muito sincera, amei a aula. Parabéns professor, você é um ótimo educador!!!!
11/10/2010
Cinco estrelasGostei muito da forma simples,porém bem explicativa do assunto. Realmente é desta forma que precisamos ensinar para nossos alunos.
09/10/2010
Cinco estrelasmuito bom, prática e de fácil entendimento para os alunos
05/10/2010
Quatro estrelaso plano de aula esta bem explicado gostei muito vou tentar trabalhar com meus alunos principalmente na área da informatica
18/09/2010
Cinco estrelasgostei muito da aula.Esse pequeno detalhe da falta do coeficiente a diferente de zero nao tirou o brilho de sua aula. parabéns.
11/09/2010
Cinco estrelasmuito boa ula e dessa maneira de ensino o aluno se familiariza com os problemas envolvidos.
29/08/2010
Quatro estrelasGostei do plano de aula.
17/08/2010
Quatro estrelasOlá. Parabéns! Gostei muito da sua sugestão.
23/07/2010
Quatro estrelasÓtima, assim facilita o aprendizado do aluno.
15/07/2010
Quatro estrelasMuito boa a aula. Parabéns!
09/07/2010
Cinco estrelasValeu Décio, é com a coragem e determinação que venceremos os desafios que estão em nossos caminhos, excelente trabalho, mostrar a função quadrática no cotidiano das pessoas. função y = ax2 + bx + c; a,b e c são reais e a diferente de zero. valeu Décio
03/07/2010
Cinco estrelasMuito obrigada por sua criatividade e disposição de compartilha-la com os colegas. Parabéns!!!!!!!!
01/07/2010
Três estrelasEu gostei muito, porque até o momento não tinha conhecimento deste portal do professor. Tive a maior dificuldade de fazer a inscrição, pois já estava dexistindo de fazer, mas tentei e conseguir, agora eu vou passar para meus colegas tembem, um abr.
12/05/2010
Cinco estrelasMuito boa a aula, e tbm muito interessante como o professor pode usar de varios recursos para ensinar sobre equação quadratica e estimular os seus alunos a aplicar no dia-a-dia..
24/03/2010
Três estrelasmuito bom!
24/03/2010
Cinco estrelasgostei muito da aula, pricipalmente quando utilizou a ferramente do calc para construir o gráfico da função.
24/03/2010
Três estrelasO plano é bom, entretanto acho os métodos práticos sofisticado, acredito está apropriado a uma determinada turma, cujo grau de entendimento seja bem conhecida, do contrario a aula tradicional surtiria o mesmo efeito.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bom este esboço da função quadratica
24/03/2010
Quatro estrelasMuito legal o fato de empregar as TIC's para explicar de forma prática seu conteúdo, professora Lutécia. Parabéns.
24/03/2010
Três estrelasMuito boa! Só um detalhe a considerar na Definição de Função Quadrática. Na parte : f(x)= ax2 + bx + c, sendo a, b e c números reais; faltou acrescentar a≠0. Obrigado!
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente
24/03/2010
Quatro estrelasVamos lá. primeiramente vc erra ao definir uma equação do 2º grau, pois o fato de ser uma parábola ou não depende do contradomínio. 2º - estamos trabalhando com alunos do ensino fundamental, logo esta representação em forma de animação pode confundir bastante a cabecinhas deles. Porém suas aula me ajudou bastante a desenvolver minha aula para o ensino médio, minha turma de física. E acrescento que a aula poderia ser um pouco mais animada...
24/03/2010
Duas estrelasContextualização acessivel ao assunto, o qual está sendo abordado.
24/03/2010
Cinco estrelasDivulgação de experiencias como estas que nos faz crescer, que bom se cada um de nós divulgássemos o que fazemos. Muiiiiiiiiiiiiito Bom! Parabens!
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente, de muito bom raciocínio.
24/03/2010
Quatro estrelasA idéia é ótima para ser trabalhada nos LIED's das escolas, com apoio de ferramenta cibernética. Outra idéia a partir dessa, é fazer um trabalho interdisciplinar entre os professores de Matemática e Física, no Ensino Médio, mostrando a aplicabilidade da função quadrática no estudo do MRUV em Física. Existem outros exemplos que podemos tirar proveito da aula em questão.Valeu!!!
24/03/2010
Cinco estrelasEXCELENTE! OBRIGADA PELA SUGESTAO! A NOVA GERAÇAO DE ALUNOS QUE ESTAO EM NOSSAS SALAS DE AULA PRECISAM DE IDEIAS COMO ESTA ONDE ELES POSSAM VER APLICAÇAO DO QUE ELES APRENDEM NA ESCOLA E ISSO REPRESENTE ALGUM SENTIDO QUANDO NOS OS PEDIMOS QUE ESTUDEM. OBRIGADA!
24/03/2010
Quatro estrelasDevemos lembrar quando falamos que os coeficientes ''a'',''b'' e ''c"; são valores reais, destacar que o "a" deve ser diferente de zero, pois do contrário, não teremos uma função de segundo grau.
24/03/2010
Quatro estrelasA atividade é ótima para se usar a sala de informática. Da para trabalhar em sala de aula e depois comparar as produções. Assim os alunos podem visualisar melhor.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei.
24/03/2010
Cinco estrelasgostei muito da aula e,com certeza, me aujudou muito, aplicarei em minha aula.
24/03/2010
Três estrelasbom
24/03/2010
Duas estrelasSeria bem melhor se a planilha permitisse a criação de vários gráficos em um unico plano. Mas valeu.
24/03/2010
Cinco estrelasMUITO INTERESSANTE ESSES RECURSOS, UMA VEZ QUE É ESCASSO ENCONTRAR ALGUM MATERIAL LÚDICO PARA SE TRABALHAR MATEMÁTICA. AS VEZES ACHAMOS ATÉ QUE NÃO ENCONTRARIAMOS NADA, MAS, QUANDO VISITAMOS SITES COMO ESSE VEMOS QUE EXISTE MUITAS PESSOAS INTERESSADAS EM CONTRIBUIR P/ MELHORAR A QUALIDADE DO NOSSO ENSINO...
24/03/2010
Quatro estrelasA aula é ótima,mas é preciso fazer uma correção na definição de função quadrática logo na fase inicial da aula. Falta o pequeno complemento, que diz ser o coeficiente do termo de segundo grau, diferente de zero.Certo?
24/03/2010
Quatro estrelasSão de idéias assim que nós professores estamos precisando. Simplesmente maravilhoso poder participar de sua criatividade. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei bastante interessante a questão do trabalho da função na planilha eletrônica, parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasé a primeira vez que acessei o portal, considero uma opção para tornar mais atrativa a aula.