Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Números Negativos

 

18/12/2008

Autor e Coautor(es)
Lutécia Gasparoto
imagem do usuário

CURITIBA - PR SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO

Marcos Paim, Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprender sobre números negativos de forma contextualizada.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
As quatro operações com números inteiros. Medidas.
Estratégias e recursos da aula

Os números negativos são parte importante da matemática. O objetivo dessa atividade é apresentá-los dentro de um contexto que favoreça a conscientização dos alunos sobre as mudanças climáticas que influênciam a vida no planeta. O aquecimento global e as variações temperaturas negativas são parte importante desse processo.

O Contexto

A primeira etapa do trabalho é apresentar aos alunos o vídeo que apresenta o contexto no qual são mencionados os números negativos. O vídeo trata da questão do aquecimento global e suas consequências.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1392/imagens/vlcsnap-562381.png

Fig. 1 - Gelo e temperaturas negativas em destaque na reportagem.

Pesquisa no Ártico sobre o aquecimento global

Objeto de aprendizagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14334/artico.flv

Os Números negativos e suas operações básicas

A maioria dos alunos deve conhecer a definição de um número negativo, um número menor que zero. A situações que envolvem temperaturas ajudam na construção desse conceito. A ampliação do conceito pode ser feita a partir de perguntas feitas aos alunos sobre outras situações que eles conhecem envolvendo números negativos. Caso eles tenham dificuldades em citar exemplos, sugira uma visita à biblioteca para pesquisa em revistas e jornais.

Adição e Subtração
 

Usar transações financeira torna o entendimento dessas operações mais familiar aos alunos.
Exemplos de situações de adição de um número negativo:
1. Uma pessoa possui R$ 10 e gasta R$8, poderia ser escrito da seguinte forma: 10 + (-8) = 2
2. Se uma outra pessoa deve R$10 a um amigo e mais R$ 8 a uma amiga, poderia ser escrito como -10 + (-8) = - 18

Exemplos de situações de subtração de um número negativo:
1. Uma pessoa paga R$ 8 de uma dívida de R$10 com um amigo, poderia ser escrito da seguinte forma: 8 - 10 = - 2
2. Se uma outra pessoa deve R$10 a um amigo e mais R$ 8 a uma amiga, poderia ser escrito como -10 - 8 = -18

Multiplicação
 

Os alunos encontram um pouco mais de dificuldade com relação aos sinais na multiplicação. A recomendação é detalhar o máximo possível.
Apresente e discuta os exemplos:
-2 × -3 = - (−2) - (−2) - (−2) = 2 + 2 + 2 = 6

-2 × 3 = (−2) + (−2) + (−2) = − 6 que é igual a 3 × −2 = (-2) + (−2) + (-2) = − 6

Divisão

Na divisão também existe dificuldade com os sinais. Um bom entendimento dos exemplos da multiplicação pode ajudar as operações de multiplicação.
Exemplos:
8 ÷ −2 = −4
−10 ÷ 2 = −5
−12 ÷ −3 = 4

No caso das operações com os números negativos são necessárias muitas horas de trabalho e elas podem ser mais produtivas se os alunos estabelecerem relações com o cotidiano. É possível que muitos alunos também tenham dificuldades com a tabuada, gerando a necessidade de um trabalho adicional dentro das atividades.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Pesquisa no Ártico sobre o aquecimento global Vídeo
Recursos Complementares
À critério do professor, poderiam ser elaboradas algumas atividades com calculadoras, dependendo de uma avalição prévia e das possíveis contribuições que elas poderiam dar a aprendizagem dos alunos.
Avaliação
Solicitar aos alunos que criem um mapa conceitual relacionando as operações com situações do contidiano. Pedir aos alunos que apresentem e discuntas suas idéias com os colegas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 22 classificações

  • Cinco estrelas 19/22 - 86.36%
  • Quatro estrelas 1/22 - 4.55%
  • Três estrelas 2/22 - 9.09%
  • Duas estrelas 0/22 - 0%
  • Uma estrela 0/22 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • emily , Monte Siao , Minas Gerais - disse:
    emilyferey222@hotmail.com

    14/03/2014

    Cinco estrelas

    Muitoooo Boom , euu to estudando numeros Negativos e Positivos ii Adiçao Envolvendo Numeros Negativos rsrsrsrs


  • poliana, casa , Pernambuco - disse:
    polianalopes011@gmail.com

    07/10/2013

    Cinco estrelas

    na minha opiniao e verdade de que vc falou professor eu gosto muito de matematica e o meu sonho e passar de matematica


  • gracielli santos nascimento, otimo , Paraná - disse:
    gracielli02@hotmail.com

    26/02/2013

    Cinco estrelas

    foi muito bom apesar de eu saber da metade pq minha professora ainda n nos ensinou a fazer as conta com numero negativo, agora eu sei e quando ela for explicar eu ja saberei...


  • thomas, Holanda - disse:
    thomas_wel@live.com

    31/05/2012

    Cinco estrelas

    eu gostei muito dessa aula, eu aprendi a tres anos atras mais eu esqueci de tudo, agora eu etou na holando e o assunto voltou, tive que vim aki olhar um pouco.


  • Thaissa Layene, Centro de Ensino Fundamental 20 de Ceilândia Norte , Distrito Federal - disse:
    thaissa_layene@hotmail.com

    17/05/2012

    Cinco estrelas

    Nossa amei,cinceramente isso vai me ajudar muito nas minha sprovas sobre esse assunto :)


  • veridiana, ayde , São Paulo - disse:
    vericristinah@hotmail.com

    02/05/2012

    Cinco estrelas

    as aulas de matematica é super legal algumas vezes


  • pedro, arlino fantine , São Paulo - disse:
    pedro-samu2010@hotmail.com

    18/04/2012

    Cinco estrelas

    gostei


  • nykacia, PIATA , Bahia - disse:
    nykacia@live.com

    06/03/2012

    Cinco estrelas

    eu amei é muito bom vou ter prova amanha e eu não sei nada do assunto vim fazer umas aulas para praticar e aprender amei amei amei excelente obrigada...;


  • naiara, nayara , Minas Gerais - disse:
    naiara2008123@hotmail.com

    15/02/2012

    Cinco estrelas

    otimaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa


  • luis henrique, campus , São Paulo - disse:
    luishenrigomes@live.com

    07/02/2012

    Cinco estrelas

    muito bom!!!


  • Renan Paes Nascimento, Fundação Bradesco , São Paulo - disse:
    renannaspaes@hotmail.com

    04/02/2012

    Quatro estrelas

    O conteudo trabalhado,é otimo.


  • Amanda Beatriz Domingos, Jovem Aprendiz , São Paulo - disse:
    nandynha1201@hotmail.com

    03/11/2011

    Cinco estrelas

    Adorei sua explicação! Terei uma prova hoje e com sua ajuda creio que tirarei um 10! Obrigada!


  • Sandra Denise Floriani, EEBFrancisco de Araujo brusque , Santa Catarina - disse:
    sandrinhafofas@hotmail.com

    05/04/2011

    Cinco estrelas

    Adorei esta ideia, muito bem bolado, pois o aluno, não fica com uma ideia no ar, ele sente na própria pele o que numero negativo, e é claro, o aluno concerteza ira adorar a ideia de ir pro laboratório de informaatica.Pois adoram.


  • kerolainy, karol , Rondônia - disse:
    karol_pvh15@hotmail.com

    12/07/2010

    Cinco estrelas

    e muito bom ter uma aula dessa para a gente apreder sobre o numero negativo. como eu não sei muito eu entrei pra min saber mais e ajuda a pessoa que não saber . e pra min apresenta na escola


  • jaqueline, Azerbaijão - disse:
    jaquelineboavista@uol.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    achei o que queria.


  • Lucas Galdino Tavares Lopes, Escola Padre Butinhá , Rio de Janeiro - disse:
    lucasgtlopes@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Eu achei exatamente o que eu queria. Acho que esse foi o unico site que realmente me ajudou.


  • jhonata, jhonata , Minas Gerais - disse:
    jhonatanarun@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito bom adorei excelente


  • Juracy J.Queiroz Ferreira, Escola Estadual João Ponce de Arruda , Mato Grosso do Sul - disse:
    juraqf@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Essa atividade não foi ruim, pois o importante é tentar fazer algo difierente, nessa atividade poderia estar usando também alguns sites sobre numeros inteiros. No Excel inserir fórmulas tanto para adiçao como para multiplicação.


  • Felipe, Anacleto Ramos , Espírito Santo - disse:
    pheliphekerigma@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    legal


  • marcos vinicius silv, ggg , Rio de Janeiro - disse:
    mc_s2mary@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    + ou - poq uque eu queria naun tem !!


  • Lathara, colegio isaac newton , Mato Grosso - disse:
    lathara_sapekinha@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    é otimo, pra mim que nao sabia nada.


  • Orlando de Oliveira Novais, Escola João Alves de Almeida , Bahia - disse:
    orlandonovas65@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A professora pegou um fio desencapado ao tratar do tema "números negativos" poi o mesmo é um dos calos na vida de boa parte dos alunos do ensino fundamaental. Mais a colega mostrou que é boa na arte de ensinar, quando abre aquele espaço para utrilizar o contexto. Situações nas quais os números naturais não podem nos ajudar a registrar. e aí eu percebi que everedou por caminhos muito crítico e trás muita preocupação para nós, os moradores do planeta Terra que é a questão do aquecimeto global.....


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.