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A Matemática da Saúde

 

18/12/2008

Autor e Coautor(es)
Lutécia Gasparoto
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CURITIBA - PR SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO

Marcos Paim, Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprender a usar a matemática na alimentação em favor da saúde.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Operações básicas e interpretação de dados.
Estratégias e recursos da aula

Essa atividade oferece a possibilidade dos alunos trabalharem com a matemática envolvida na alimentação e oferecer informações que possam favorecer à criação e manutenção de hábitos saudáveis. Será usado um objeto de aprendizagem que permite realizar um balanço energético do dia dos alunos e também será apresentada uma forma de criar gráficos relacionados à alimentação em uma planilha eletrônica, no caso o Broffice Calc (http://www.broffice.org). Caso exista disponibilidade, o professor pode conversar com o nutricionista da escola sobre esta aula.

Energia Adquirida x Energia Consumida

Uma vida saudável depende de vários fatores e um dos mais discutidos atualmente diz respeito à alimentação saudável e os exercícios físicos. Podemos calcular que  relação entre a energia adquirida e a consumida pode favorecer a nossa saúde. Nessa direção, a proposta é trabalhar com os alunos usando o objeto de aprendizagem que permite fazer um balanço energético de cada um, além de trabalhar com operações básicas e interpretação de gráficos, o trabalho ajuda na conscientização e pode favorecer a tomada de atitudes que melhorem a saúde.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1394/imagens/objetoGordurinhas.jpg

Fig. 1 - Registro da energia adquirida no objeto de aprendizagem.

Queimando as gordurinhas
Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9381/zip/atividade1/atividade1.htm

O ponto de partida para esse entendimento é o uso de um objeto de aprendizagem disponibilizado no Portal do Professor.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1394/imagens/objetoQueima.jpg

Fig.2 - Registro da energia consumida pelo corpo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1394/imagens/objetoganhoperda.jpg

Fig.3 - Exemplo de gráfico comparativo entre energia adquirida e energia gasta.

 Essa é uma ótima oportunidade para os alunos discutirem os seus resultados com os colegas usando a linguagem matemática.

A Alimentação Saudável

As recomendações básicas para uma alimentação saudável são conhecidas por muitos alunos, especialmente as que dizem respeito à prioridade do consumo de frutas e verduras e o uso moderado de açúcar, doces e alimentos gordurosos.

Um dos recursos usados para orientar a alimentação é a pirâmide alimentar. Existem algumas variações nessas pirâmides que consideram hábitos, sexo e faixa etária. De modo geral, as diferenças não são significativas e seguindo as orientações básicas é possível ter uma alimentação adequada.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1394/imagens/PiramideAlimentar.jpg

Fig.4 - Pirâmide Alimentar Moderna desenvolvida pelo USDA (Departamento de Agricultura Norte-Americano)

Fonte: Autor, adaptada do USDA.

Na pirâmide acima o objetivo do desenho é apresentar a faixa indica de consumo de cada tipo de alimento.
 

Os componentes mais comuns do grupos e sua indicação de consumo diário são:

Cereais: arroz, pão, massas, batatas, madioca. (6 porções, 150 Kcal cada porção)

Hortaliças: folhas verdes, legumes e verduras. (4 porções, 15 Kcal cada porção)

Frutas: frutas variadas e seus sucos. (3 porções, 70 Kcal cada porção)

Gorduras: óleos, azeites, mateiga, margarina. (consumo reduzido, 70 Kcal cada porção)

Leite e derivados: leites, quiejos, ricota, iorgutes. (2 porções, 70 Kcal cada porção)

Carnes e Leguminosas: carnes em geral, ovos, feijão, ervilha, lentilha. (2 porções, 190 Kcal cada porção)

Açúcares e doces não aparecem na pirâmide mas são fontes de carboidratos e cada porção contém em média 110Kcal

Quanto vale cada porção?*

Cereais
Arroz, Massas (4 colheres de sopa), Pão francês (1 unidade), Pão de forma ( 2 fatias)

Hortaliças
Alface (15 folhas), Abóbora (1 ½ colher de sopa), Brócolis (4 ½ colheres de sopa)

Frutas
Laranja (1 unidade), Banana (1/2 unidade), Mamão papaia (1/3 da unidade)

Leite, queijo e iogurte
Leite (1 copo de requeijão), Queijo Minas (1 fatia), Iogurte (1 pote).

Açúcares e doces
Açúcar refinado (1 colher de sopa), Doce industrializado (1/2 fatia).

Óleos e gorduras
Óleo vegetal de milho, Girassol e Soja (1 colher de sopa).

Importante: A orientação dos nutricionistas é que todos os componentes da pirâmide devem ser consumidos todos os dias e nenhum deveria ser substituído.

Partindo dessa orientação sugerimos que se trabalhe com os alunos a criação de um gráfico com o informações dos alimentos que eles costumam consumir, tomando por base indicação de 2000 Kcal (calorias) por dia.

 Produzindo Gráficos em uma Planilha Eletrônica

O alunos podem trabalhar nos seu próprio gráfico utilizando uma planilha eletrônica como o BrOffice (http://www.broffice.org/ ).

Observe abaixo a sequência de imagens e as respectivas fórmulas. O primeiro passo é criar uma tabela com os grupos de alimentos, as calorias (Kcal) de cada porção, uma coluna para que sejam inseridas as quantidades consumidas e uma coluna que realiza a soma da Kcal de cada tipo de alimento.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1394/imagens/alimentosCalc1.jpg

Fig. 5 - Tabela com dados e fórmula para soma das calorias.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1394/imagens/AlimentosCalc2.jpg

Fig. 6 - Tabela com dados inseridos e cálculo automático de Kcal.

Para gerar o gráfico, devem ser seguidas as seguintes etapas:
 

Selecione na tabela as colunas A, C e D e clique no ícone de construção de gráficos (semelhante ao gráfico tipo pizza) e ajuste as opções conforme apresentadas na imagem abaixo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1394/imagens/alimentacaoGrafico1.jpg

Fig. 7 - Seleção das opções para criação do gráfico.

Feito isso clique em Concluir. Está pronta primeira etapa do gráfico.

Com um clique com o botão da direita no mouse, pode-se selecionar na Série de dados a opção Mostrar o valor como porcentagem. Isso permite aos alunos explorar mais um conceito matemático na atividade. Observe a instrução na imagem abaixo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1394/imagens/alimentacaoporcento.jpg

Fig. 8 - Opção para adicionar apresentar informações percentuais.

Com os valores percentuais, o gráfico fica assim:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1394/imagens/alimentacaoFinal.jpg

Fig. 9 - Gráfico com as porcentagens consumidas de cada tipo de alimento.

Sugerimos deixar os alunos experimentarem outros valores, além de alterarem formatos e características do gráficos, de forma a que eles possam relacionar a variáveis envolvidas, permitindo que a experimentação contribua para a aprendizagem dos conceitos. Pergunte aos alunos que melhorias eles fariam na planilhas e se todos entendem as informações apresentadas.

*Fonte: http://www.fmu.br/site/graduacao/ler.asp?dir=nutricao&pg=piramide

Outras Fontes de pesquisa consultadas:
http://www.fmu.br/site/graduacao/ler.asp?dir=nutricao&pg=piramide
http://www.hu.usp.br/profissionais/nutricao/nutricao_piramide.htm
http://www.incor.usp.br/unidades/nutricao/alimentacao_saudavel_net.pdf.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Queimando as gordurinhas Animação/simulação
Recursos Complementares
Os alunos podem experimentar construir gráficos e tabelas utilizando calculadoras. Realizar atividades usando informações disponíveis em embalagens de alimentos.
Avaliação
Uma atividade interessante que pode envolver os alunos na produção da avaliação é pedir que eles criem gráficos e tabelas da alimentação dos seus familiares e idenfiquem as necessidades de mudança que favoreçam a saúde da sua família. Essas informações podem ser discutidas e apresentadas aos colegas e isso permitiria a avaliação do aproveitamento dos alunos, além dos esclarecimentos necessários às dificuldades encontradas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 12 classificações

  • Cinco estrelas 8/12 - 66.67%
  • Quatro estrelas 4/12 - 33.33%
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Opiniões

  • joelia, Colégio Brigadeiro Newton Braga , Rio de Janeiro - disse:
    joeliaalves@ig.com.br

    27/09/2014

    Cinco estrelas

    MEU DEUS!!!!!!!! Enlouqueci de tanta felicidade. Sou professora de Enfermagem e dou a disciplina de nutrição. Vou aplicar com as devidas referências de vcs!!!!!!


  • juliana da silva e silva , Angélica dantas , Pará - disse:
    hulyanna.silva@gmail.com

    09/11/2011

    Quatro estrelas

    Nossa esse tipo de aula pode ensinar cada vez mais os alunos e professores, há adiquirir recurssos da alimentação, assim podendo saber quanto de calorias você adquiri em cada alimento.


  • Leticia Reis, leti , Bahia - disse:
    letypatygirl2009@hotmail.com

    05/09/2011

    Cinco estrelas

    que legal eu gostei muito principalmente dos gráficos que eu to precisando muito para o projeto de matemática que vale 3,0 pontos !!!


  • susy, Japão - disse:
    susy_deisiane@hotmail.com

    05/09/2011

    Cinco estrelas

    legal


  • SHIRLEY, Colégio Estadual Solon Amaral , Goiás - disse:
    shirley_exatas@hotmail.com

    03/11/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante e criativa a aula. Gostei da contextualização, da interdisciplinaridade e dos recursos utilizados. Muito bom.


  • lizete jesus, Escola Municipal Engenheiro Nelson Dorneles , Amazonas - disse:
    lizete_jesus@hotmail.com

    20/05/2010

    Cinco estrelas

    Eu usei os temas abordados na samana da matemática, com os alunos do 6º ano, confeccionaram tudo, a participação foi de todo participativo, a interação das disciplinas foi de bom desempenho. em fim foi de um retorno de trabalho que nos levou a ganhar como melhor apresentação. foi tão bem apresenado que outros profesores aproveitaram para fazerem também. Parabens


  • daniel moreira perfeito, cederj-cecierj , Rio de Janeiro - disse:
    matemalouco@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Aula muito original, conseguiu unir de forma útil duas áreas aparentemente distintas. Conteúdo bem exposto para o nível de ensino, além de ser uma aula bastante prática.


  • ELIZABETH, Índia - disse:
    bethindia@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A AULA ESTÁ ÓTIMA, UNINDO NO MINIMO 3 DISCIPLINAS, ISSO SE CHAMA CONTEÚDO INTERDISCIPLINAR, TRATA DE MATEMÁTICA, SAÚDE, INFORMÁTICA E AINDA EDUCAÇÃO FÍSICA, QUANDO TRATA DO GASTO CALÓRICO. ISSO AJUDA O ALUNO COMPREENDER PORQUE ESTÁ ESTUDANDO AQUILO, EM QUE PARTE DA SUA VIDA PODE SE APLICAR O USO DA MATEMÁTICA, QUAL A SUA IMPORTÂNCIA DE FORMA PRÁTICA. EXCELENTE!!!


  • lizete jesus Souza, ESC ENGENHEIRO NELSON DORNELES , Amazonas - disse:
    lizete_jesus@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    olá!!!! Boa tarde, Porfessora Sua aula está muito bem organizada e bem preparada para o laboratorio de informatica. Gostei muito. Parabens


  • Maria Lucia Quinta, Escola Estadual Israel Amorim , Goiás - disse:
    maluqui_123@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito das atividades propostas, achei bastante interessante, ela é interdissiplinar, envolvente e além de ensinar matemática proporciona também uma educação alimentar adequada. Quem achou que é pessima, ou não entende nada de saúde e matemática ou não sabe o que está procurando. Parabéns pelo trabalho, vou aproveitar a idéia em sala de aula.


  • Léia Aira, Léia , Ceará - disse:
    leiaayra@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    esta aula esta otima vou tirar algumas pontos pra mim dar aulas de matematica. obrigado!


  • eliane aparecida pereira, MARILENE DE OLIVEIRA ACETTO PROFA , São Paulo - disse:
    elianeape@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Trata-se de uma aula muito rica e estimulante, pois envolve estratégias ligadas ao cotidiano dos alunos.


Sem classificação.
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