Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fração irredutível

 

07/04/2009

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Determinar a fração irredutível pelos métodos de simplificação de fração
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Frações equivalentes e Máximo Divisor Comum
Estratégias e recursos da aula

               Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Fração irredutível” com seus alunos. Para iniciar, é interessante que você apresente aos seus alunos um problema para que eles possam refletir sobre o assunto, como por exemplo:

  • A manchete de um determinado jornal é a seguinte: “A torcida ocupa sete oitavos dos lugares. No jogo do Brasil, dos 72.000 lugares do estádio, a torcida ocupou 63.000 lugares”. Esta manchete esta correta?

               Peça aos alunos que tentem resolver os problemas. Proponha um debate para saber se alguém conseguiu resolver e de que forma conseguiu resolver.

               Professor, após o debate leve seus alunos ao laboratório de informática e depois de acomodados, peça a alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/fraccoes/fraccaoirredutivel.htm e, com o mouse, cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1400/imagens/Aula_19_-_Fig01.jpg. Aparecerá a tela abaixo:

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1400/imagens/Aula_40_Fig01.jpg

               Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerão algumas palavras com grafias um pouco diferentes a que eles estão acostumados. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre o assunto.


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1400/imagens/Aula_40_Fig02.jpg

               É conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor, tire as dúvidas que porventura ainda persistirem.

               Professor enfoque com seus alunos que para reconhecer se uma fração é uma fração irredutível se o mdc entre o numerador e denominador for igual a 1, ou seja, dada a fração "a/b" a mesma será irredutível se mdc(a;b) = 1.

               Agora vamos resolver alguns exercícios. Peça aos seus alunos que cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1400/imagens/Aula_22-Fig04.jpg, aparecerá uma tela como a da figura abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1400/imagens/Aula_40_Fig03.jpg


               Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento visto na tela anterior. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem os resultados no aplicativo e em seguida, cliquem no botão localizado no final dos exercícios. Peça a eles também que registrem, na folha que resolveram os exercícios, os itens corretos com um “C” de certo, justificando-os, e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.
 

               Agora Professor, retome com seus alunos os problemas colocados inicialmente e peça a eles que os resolvam em uma folha de papel. Recolha esta folha e a utilize como avaliação da aula.

               1) Professor elabore também uma atividade prática para seus alunos. Como sugestão, temos:
                • Construa o Material Concreto para Frações. Corte tiras retangulares iguais, 

               Na primeira tira peça aos alunos que dobrem no meio e na dobra trace uma linha conforme abaixo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1400/imagens/Aula_2009_09_13.jpg
 

               Na segunda tira em diante peça aos alunos que façam dobras e tracem linha nas marcas, conforme abaixo.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1400/imagens/Aula_2009_09_12.jpg

                Peça aos alunos que pinte na primeira faixa a fração http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1400/imagens/Aula_2009_09_06.jpg , na segunda http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1400/imagens/Aula_2009_09_07.jpg , na terceira http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1400/imagens/Aula_2009_09_08.jpg e na quarta http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1400/imagens/Aula_2009_09_09.jpg . Professor, peça aos alunos que comparem as partes pintadas. Pergunte a eles:

                   • As frações pintadas representam a mesma parte do todo?
                   • São frações equivalentes?
                   • Qual a fração que tem menor numerador e menor denominador?
                   • Qual é a fração irredutível?

               2) Uma outra atividade que deve motivar os alunos é participar de um fórum de discussão com outros alunos. Para isto indique aos seus alunos o sítio http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080211112019AA0KC6i.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1400/imagens/Aula_2009_09_05.jpg

 

Recursos Complementares
Professor veja também alguns exercícios on-line em http://www.prof2000.pt/users/promat/Fracções-Simp-Ad..htm
Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. Como recurso de avaliação, recolha as folhas produzidas pelos alunos, análise os resultados obtidos por eles e observe seus alunos nas atividades com tiras.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 6/10 - 60%
  • Quatro estrelas 0/10 - 0%
  • Três estrelas 3/10 - 30%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 1/10 - 10%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.