02/12/2009
Elisangela Cristina Cismoski da Silva; Gilda Maria Giacomini Verona; Marli Guartieri de Oliveira; Taís Mirelli Garcia Gonçalves.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
- Entender que a língua é dinâmica e tem poder de influenciar outras nações, emprestando vocábulos, ditando moda, com veículo de mensagem. Ou seja, convive paralelo com a língua pátria;
- Proporcionar aos alunos momentos de leitura e reflexão atinente o ecossistema com base na mensagem da música Earth Song;-
- Através da música pesquisada no youtube apresentar aos discentes as palavras What e Where com isso despertar o interesse pela Língua Inglesa;
- Contextualizar a letra da música e o compositor nas fases da história da Língua Inglesa;
- Localizar na música (Earth Song – Michael Jackson) palavras interrogativas What e Where e responder os questionamentos da música a cerca das ações do homem no ecossistema;
- Navegar nos ambientes de rede, vídeo e hipertexto.
- Compreender que tudo tem uma história, inclusive, a Língua, pois condição sine qua nom para entender o processo de formação e despertar o interesse;
- Diferenciar as diversas situações discursivas;
- Saber expressões adequadas para usar a forma interrogativa na língua portuguesa e na inglesa: ponto interrogativo, entonação verbal, pronomes e palavras interrogativas.
- Vídeo para conhecimento e análise do conteúdo, com registro analítico do mesmo;
- Links e hipertextos;
- Aula expositiva usando o data show;
- Pesquisa do conteúdo exposto utilizando computadores do laboratório de informática;
- Acessar o blog com o conteúdo proposto;
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacio- Formação de duplas.
Bibliografia:
BRUNEIRA, Celina. História da língua inglesa. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/ingles/ult1691u26.jhtm>. Acesso em: 03 Out. 2009.
Língua Inglesa. História da língua inglesa. Disponível em: <http://www.historiadomundo.com.br/inglesa/lingua-inglesa.htm>. Acesso em: 30 Set. 2009
Michael Joseph Jackson. Vida e obra. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Jackson>. Acesso em: 27, out. 2009.
Michael Jackson. Earth Song. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=qYHguBEXkac>. Acesso em: 29, out. 2009.
Michael Jackson. Earth Song - legenda em Inglês. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0gJcNBKiyMI>. Acesso em: 29, out. 2009.
Michael Jackson. Earth Song - legenda em Português. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=84xI4AIxUjs&feature=PlayList&p=051A5F72A3B3160B&index=11. Acesso em: 29, out. 2009.
http://www.youtube.com/watch?v=84xI4AIxUjs&feature=PlayList&p=051A5F72A3B3160B&index=11
Michael Jackson. Earth Song. Versão inglês. Disponível em: <http://www.vagalume.com.br>. Acesso em: 29, out. 2009.
Michael Jackson. Earth Song. Tradução em português. Disponível em: <http://www.vagalume.com.br>. Acesso em: 29, out. 2009.
SEDUC, Secretaria de Estado da Educação. Núcleo Tecnologia Educacional – NTE Rolim de Moura/RO. Curso – Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional.
Suporte material na forma de apostila contendo cópias distribuídas para os docentes do assunto trabalhado nos hipertextos. E avaliação individual , folha de sulfit, da aula no laboratório de Informática. Tarefas a ser realizada em sala de aula.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacio
O contato com o computador promoveu uma interação maior entre a teoria e a prática, pois tal ferramenta ajudou nas estratégias de motivação, ampliando a visão do aluno no que diz respeito às alternativas de fonte de pesquisas e formação de conhecimento.
Destarte, os recursos audiovisuais (vídeo, data show, hipertexto, etc.) contribuíram na assimilação do conteúdo e interação com as TICs. Outrossim, a mensagem da música despertou a participação dos educandos, promovendo um momento de socialização dos problemas do ecossistema atualmente e as consequências futuras, além do mais as palavras interrogativas What e Where reforçaram a interpretação do vídeo.
A visualização do conteúdo exposto no blog por meio de computadores foi coadjuvante para o discente compreender que o computador é um aliado na busca de informação e conhecimento.
Os registros das informações filtradas no link, através de cópias e os recursos audiovisuais (vídeo do youtube, data show) serviram de apoio para assimilação do conteúdo.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasOlá, meninas! achei interessante, até porque o uso do Computador é muito motivante para eles apreenderem o que propomos trabalhar. Bjs! Aracélia