02/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
A importância fundamental desse projeto foi o desenvolvimento de habilidades técnicas, científicas e sociais com todos àqueles que se envolveram no Projeto Escola Viva, determinando assim, avanços cognitivos, emocionais e psicológicos da clientela escolar.
- Objetivos:
• Conscientizar os alunos sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio.
• Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio ambiente em que vive ao longo do tempo e o que as interferências negativas têm causado à natureza.
• Desenvolver a oralidade e a socialização.
• Proporcionar o contato e o uso dos recursos dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente..
- Procedimentos (como...):
• A metodologia utilizada para a realização deste processo se valerá de pesquisa em sites, vídeos educativos e aula passeio.
• Conversa dirigida a respeito do histórico da devastação do meio ambiente e quais as suas conseqüências para a humanidade, através de leituras, debates, interpretações e produções de textos.
• Pedir para que os alunos recontem a história utilizando a escrita, desenho e produção de cartazes.
• Exposição de fotos que demonstre as mudanças do meio ambiente (Buriti-Lagoa).
• Proporcionar aos alunos um passeio ao córrego Buriti e Lagoa, onde serão orientados a observar as formas de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamar a atenção.
• Socialização das construções e das pesquisas.
• Produção de jornal na sala de tecnologia para exposição em varal na culminância do projeto.
- Culminância (de que forma acontecerá):
• A culminância do projeto se dará através de apresentações dos trabalhos realizados pelas turmas envolvidas, através de vídeo, cartazes, materiais impressos, datashow e exposição em varal.
- Recursos: sala de tecnologia (sementeira); máquina fotográfica digital; TV e vídeo; datashow; aparelho de som e microfone.
- Avaliação (como processará dentro de cada disciplina): os alunos deverão compreender a importância da relação homem meio ambiente, desenvolvendo trabalhos que serão avaliados no individual e no coletivo.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/10/2012
Quatro estrelasGostei muito do planejamento pois me orientou como elaborar a aula passeio de ciencias com os meus estudantes
14/07/2011
Quatro estrelasBom planejamento,viável de ser realizado.
30/04/2011
Quatro estrelasAtualmente precisamos despertar nos alunos a conciência do dever de cuidar do meio ambiente, unindo forças com as novas tecnologia fazendo uso das mídias. Este projeto vem contribuir com as necessidades vigentes.
24/04/2011
Quatro estrelasBastant interessante sou projeto, estou no momento trabalhando juntamente com a professora de biologia no projeto feira de ciências. Já coversei com ela e vamos utilizar alguns pontos do seu projeto. E claro, informar de quem é.
15/06/2010
Quatro estrelasFalar sobre Meio Ambiente é sempre uma coisa maravilhosa pois precisamos cada vez mais cuidar dele e nada mais justo que explorar com os alunos este tema tão importante para nossa sobrevivência.Os próprios alunos tem experiências de vida que o professor pode utilizar na sala de aula e perceberá o quanto é importante essa socialização.
24/03/2010
Cinco estrelasO projeto desenvolvido é otimo. Eu e meus alunos nos interessamos muito e desenvolvemos o projeto com sucesso, foi uma esperiencia vivenciada por todos os alunos da nossa escola.