Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sala de aula─ espaço de leitura. (aula1)

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Teresa Lopes da Cruz
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá perceber que o mote da sala de aula é a leitura, o texto, a literatura.
O aluno mais que aprender vai internalizar um gosto prazeroso pela leitura pelo livro.
O aprendizado vai acontecer a partir da literatura. Para que a sala de aula tenha esse tom ela deve ser fruto das escolhas e produções dos alunos. Eles devem ser os autores e co-autores dos espaços em que vão atuar.

Duração das atividades
50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula:

• Os alunos deverão estar sentados em círculo.
• Conversa informal sobre livro e leitura.
• Formar duplas
• Concurso do nome do Espaço de Leitura da sala de aula.
• Uma estante de livros vazia, de preferência branca.

Atividade1

Inicialmente as crianças sentam em círculo para combinar a primeira atividade: “Concurso do Espaço do Livro”.

O professor deve conversar informalmente sobre hábitos de leitura: quem gosta de ler, quem vai à livraria, se na família existe adultos leitores, o livro preferido, se em casa há um espaço destinado para os livros, enfim perguntas sobre livro, leitura e leitores.

Deixar o aluno se expressar, contar as suas experiências, trocar experiências com outros alunos.

Atividade 2

A partir dessa conversa propor aos alunos a montagem do Espaço do Livro.

1) Pedir que eles escolham o melhor local da sala para colocar a estante. Ajudá-los a fazer a arrumação. Transportar a estante para o lugar preferido.
2) Pedir para que eles se dividam em duplas, caso o número de alunos seja ímpar formar um trio.
3) Propor o concurso para o nome do Espaço do Livro.
4) Os alunos em dupla devem criar um nome para estante de livros e fazer um desenho.
5) Dar um tempo mínimo para essa atividade (10 minutos)
6) Os alunos, em duplas sentam em um semicírculo em frente ao quadro-negro.
7) A professora chama cada dupla para apresentar seu trabalho (título do Espaço do livro e ilustração). A professora anota no quadro os títulos escolhidos por cada dupla.

Avaliação

Avaliação
A avaliação será durante a aula através da observação da produção dos alunos, participação e envolvimento

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • zaqueu pereira ferreira , uea , Amazonas - disse:
    z_qu_eu@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    na minha opiniao e muito bom pra exercitar a mente do aluno o gosto do aluno e principalmente o habito de leitura


  • josiane aparecida silveira, ESC MUN ENS FUN VICENTE FARENCENA , Rio Grande do Sul - disse:
    cidagarfield@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei ótima esta aula. Tive a idéia de fazer uma estante para os livrinhos de TNT ou outro tecido. Estava precisando de algo assim. Obrigada e parabéns!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.