29/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
O aluno deverá perceber que o mote da sala de aula é a leitura, o texto, a literatura.
O aluno mais que aprender vai internalizar um gosto prazeroso pela leitura pelo livro.
O aprendizado vai acontecer a partir da literatura. Para que a sala de aula tenha esse tom ela deve ser fruto das escolhas e produções dos alunos. Eles devem ser os autores e co-autores dos espaços onde vão atuar.
Nessa aula o professor dará continuidade à atividade anterior ( aula- Sala de aula espaço de Leitura) pedindo, ao término da apresentação das duplas, a partir das anotações dos títulos feitas no quadro-negro pela professora, que eles escolham o que eles pensem ser o mais adequado e representativo para o Espaço do Livro.
Nota: Esse momento é muito difícil, pois o aluno tem a tendência em votar no seu próprio trabalho. O professor deve mediar mostrando para o grupo que nem sempre a nossa ideia é a que melhor se adapta àquela atividade. A professora relê todos os títulos e pede para que os alunos pensem no título que mais o agrade.
Estratégias e recursos da aula:
• Concurso do nome do Espaço do Livro
Atividade 1
Inicia-se a votação, a professora lê cada título e o aluno levanta o dedo quando for o seu título preferido. Esta votação pode ser em etapas eliminando-se primeiro os títulos menos votados e fazendo nova votação até ficar dois títulos preferidos pela turma e assim a grande e esperada decisão.
Atividade 2
Atividade 3
Enfeitar a estante.Atividade 4
Ficha para preencher em casa sobre os hábitos de leitura.
Auto -avaliação: os alunos deverão falar sobre a atividade e quais as dificuldades que sentiram . Deverá fazer também uma apreciação sobre o trabalho da dupla.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!