30/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Aumentar a bagagem cultural com informaçoes trocads entre os alunos na sala de aula.
Estratégias e recursos da aula:
• Dividir os alunos em grupos.
• Entregar para cada aluno duas folhas de papel lustroso coloridas
• Montagem da bagagem cultural pelo grupo
• Colar ilustrar e escrever conhecimentos prévios sobre folclore brasileiro
• Apresentação dos grupos
• Exposição dos trabalhos no mural
• Registro da atividade no caderno enfatizando os novos conhecimentos
Atividade 1
Dividir os alunos em 5 grupos de 5 crianças( total de 25 alunos). Cada grupo receberá duas folhas de papel lustroso de cores diferentes.
Atividade 2
Pedir para cada grupo criar sua bagagem cultural da forma que achar mais interessante e acrescentar informações de conhecimentos prévios sobre folclore brasileiro. Escrevendo e ilustrando.
Atividade 3
Formar um semicírculo onde cada grupo, em destaque, vai apresentar e socializar suas informações e seus conhecimentos prévios sobre o tema. Após a explanação, o grupo colocará no mural seu trabalho.
Atividade 4:
Registro no caderno das novas informações que o aluno obteve durante as apresentações e o que ele acrescentou à sua bagagem cultural.
A avaliação será feita através de uma conversa informal com os alunos sobre a atividade em grupo. Haverá também uma avaliação somativa e formativa quando o professor recolher o registro realizado no caderno e para avaliar a escrita dos novos conhecimentos adquiridos durante a atividade proposta.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!