21/01/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
• xerox;
• dinâmica (trabalho em duplas);
• cartolina, fita crepe.
AULA 1
Atividade 1
Para sensibilização inicial, o professor deverá colocar os alunos em círculo e conversar com eles sobre a importância de darem sua opinião sempre que necessário.
Por exemplo: as crianças e os adolescentes, na escola e fora dela, vivem discutindo coisas entre si. E, muitas vezes, essas são discussões desordenadas, que nem sempre têm resultado positivo. É muito importante que os alunos percebam a necessidade da argumentação para debater idéias com as quais não concordem e para convencer o outro de sua opinião. Para subsidiar a conversa com os estudantes, o professor poderá sugerir o roteiro abaixo:
1. Quando falamos ou escrevemos um texto de opinião, nosso objetivo é o de convencer;
2. devemos tomar uma posição em relação ao tema (contra ou a favor);
3. temos que justificar a posição assumida, com base em argumentos;
4. devemos antecipar possíveis argumentos contrários ao seu ponto de vista, contestando-os;
5. devemos concluir o texto, reforçando-se a posição assumida.
Importante: Professor, é a partir de sua intervenção que os alunos aprenderão a debater assuntos ordenadamente, a respeitar seu interlocutor, a dar sua opinião e sustentá-la sempre que for necessário.
ATIVIDADE 2
Na sequência, o professor apresentará à turma um texto de opinião, conforme cópia a seguir:
A POLUIÇÃO NO MUNDO
Os grandes países industriais são os mais poluídos do mundo. Em Tóquio vende-se oxigênio nas ruas centrais. É comum os japoneses comprarem uma dose e enfiarem o nariz na “garrafinha”, recuperando-se do veneno que são obrigados a respirar. Os guardas de trânsito, intoxicados pelos gases dos automóveis, têm postos de abastecimento especiais nas esquinas.
Apesar da propaganda que apresenta o centro da Europa como um oásis verde entre enormes fábricas, quem lê jornal sabe o que acontece com o Reno: um rio totalmente morto e mortífero, carregando resíduos químicos por milhares de quilômetros, contaminando os depósitos de água potável de vários países.
Metade da população holandesa bebe a água do Rio Reno, que é o maior esgoto do mundo e o receptor de inseticidas das fábricas alemães. Seus peixes são proibidos para o consumo, porque os detritos industriais com que se “alimentam” tornam sua carne fétida.
E os Estados Unidos, pátria do capitalismo moderno, louvado pelo rigor de suas leis, são – e isto seus próprios técnicos afirmam – o país mais poluído do planeta. Além disso, são os maiores exportadores de poluição: 40% da contaminação da Terra é provocada por suas indústrias, segundo informação de Philip Bart, ecologista e redator da Internation Review.
Fonte: Júlio José Chiavenato. O massacre da natureza.
Os alunos deverão ler silenciosamente o texto e, na sequência, o professor deverá conversar com eles sobre o que é fato e o que é opinião. Para tanto, deverá retirar do texto “A poluição no mundo” a opinião e os fatos que a comprovam, conforme sugestão abaixo. O professor deverá escrever em faixas de cartolinas (ele poderá imprimir numa fonte maior e colar nas cartolinas) a sugestão abaixo. À medida que vai apresentando o texto aos estudantes vai afixando no quadro as faixas com a opinião e os fatos. Ao final, os alunos terão um esquema, tal como apresentado abaixo.
OPINIÃO – Os grandes países industriais são os mais poluídos do mundo.
Por quê ? Quais os argumentos? Quais os fatos que comprovam a opinião?
FATOS QUE COMPROVAM A OPINIÃO.
• Em Tóquio, vende-se oxigênio nas ruas centrais.
• Os guardas de trânsito em Tóquio, intoxicados pelos gases dos automóveis, têm postos de abastecimento especiais na esquina.
• Na E uropa, o Reno carrega resíduos químicos por milhares de quilômetros, contaminando os depósitos de água potável de vários países.
• 40% da contaminação da Terra é provocada pelas indústrias americanas.
AULA 2 E 3
ATIVIDADE
O professor deverá separar a turma em grupos de 8 alunos para os textos 1 e 2 e grupos de 4 alunos para os textos 3 e 4. Entregar cópias de textos diferentes a cada grupo. Os alunos deverão apresentar o esquema seguindo a sugestão do professor na aula 1. Para tanto, o professor deverá disponibilizar cartolinas, canetas hidrocores e fitas crepe para que os estudantes elaborem o seu esquema com as opiniões, os fatos ou argumentos que comprovem opiniões retiradas dos textos. Eles poderão fazer um quadro com as informações.
TEXTO 1
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade e à qualidade de suas águas, mas, se não fizermos boas campanhas educativas para a população, logo perderemos esse privilégio.
Em nossa opinião, já manifestada em artigos anteriores, as campanhas são necessárias porque muitas pessoas desperdiçam água lavando calçadas diariamente, não consertando torneiras que vazam e passando muito tempo nos chuveiros.
Nem todos são favoráveis às campanhas educativas. Para alguns economistas, a solução é aumentar o preço da água.
Pensamos que isso seria um verdadeiro absurdo, pois o preço da água brasileira é um dos mais altos do mundo! Por outro lado, mesmo pagando caro, os brasileiros continuam desperdiçando água.
Todos sabemos que seria impossível viver sem água. Então, a solução melhor é fazer campanhas educativas que ajudem a conscientizar a população, mostrando a todos que a água é um recurso que pode se esgotar com o mau uso.
Fonte: (Adaptado de Antônio Ermínio de Moraes: Depois da água, por que não o ar? Folha de São Paulo: Opinião – 24/03/02)
Texto disponível em:
http://www.filologia.org.br/ixcnlf/10/13.htm
TEXTO 2
Textos e Opiniões
Por mais que a maioria pense que a função do jornalista é ser imparcial ao relatar fatos, isto não é verdade. Todo texto tem opinião, a qual pode ser explícita ou estar nas entrelinhas, tudo depende de como o autor quer ser visto.
O texto abaixo deixa clara a opinião da Rosely Sayão, psicóloga que escreve para o caderno Equilíbrio, da Folha de São Paulo: os meios de comunicação, muitas vezes, atrapalham a reunião familiar na hora das refeições.
Refeição em família
Os meios de comunicação, devidamente apoiados por informações científicas, dizem que alimentação é uma questão de saúde. Programas de TV ensinam a comer bem para manter o corpo magro e saudável, livros oferecem cardápios de populações com alto índice de longevidade, alimentos ganham adjetivos como "funcionais". Temos dietas para cardíacos, para hipertensos, para gestantes, para idosos. Cad a vez menos a família se reúne em torno da mesa para compartilhar a refeição e se encontrar, trocar ideias, saber uns dos outros. Será falta de tempo?
Talvez as pessoas tenham escolhido outras prioridades: numa pesquisa recente sobre as refeições, 69% dos entrevistados no Brasil relataram o hábit o de assistir à TV enquanto se alimentam.
Uma criança de nove anos disse uma coisa interessante: para ela, o horário do recreio deveria ser maior porque tomar o lanche demora e, com isso, há menos tempo para brincar. Aí está: lanchar com os colegas não tem, para essa e muitas outras crianças, o caráter de prazer; parece ter uma ligação mais estreita com outras obrigações escolares. Aliás, tenho observado a dificuldade que muitas crianças têm de falar com adultos e pares olhando para seu interlocutor. Elas falam e olham para o lado, para baixo e até para além da pessoa com quem conversam, mas o olho no olho parece ser desagradável, difícil para elas. Talvez seja porque estão acostumadas a olhar para a TV ou para o jogo enquanto conversam com os pais.
O horário das refeições é o melhor pretexto para reunir a família porque ocorre com regularidade e de modo informal. E, nessa hora, os pais podem expressar e atualizar seus afetos pelos filhos de modo mais natural, além de construir o ambiente acolhedor que permite aos mais novos perceber com clareza que aquele é seu grupo de referência e de pertencimento.
Numa época em que os rituais estão em desuso, as refeições em família são um excelente momento para transmitir tradições familiares aos filhos: quais alimentos aquela família prefere e quais são os seus modos usuais de preparação, como se comporta à mesa, quais assuntos costuma abordar durante a refeição, o tom de voz usado, como os membros se tratam. Tudo isso é apreendido pelos mais novos, que podem encontrar seu modelo de identificação familiar e ter contato com o conhecimento construído pelas gerações anteriores da família.
O horário das refeições também pode servir para que contradições, diferenças e conflitos entre pais e filhos surjam de modo polido, para que os filhos saibam mais sobre a rotina profissional dos pais e para que estes ouçam sobre a vida escolar e social dos filhos sem cobranças [...].( Domingo, 26 de abril de 2009)
Texto disponível em:
http://raiai.com.br/carro-popular-duvida-na-escolha-leia-a-opiniao-de-quem-usa/
TEXTO 3
FIAT UNO
Na hora de escolher um carro popular normalmente ficamos na dúvida e ouvimos varias opiniões de diversas fontes, e como são muitas as opções, nossa dúvida aumenta de forma considerável. Vamos tentar diminuir as dúvidas apresentando as informações básicas sobre as principais opções disponíveis no mercado, na tentativa de lhe mostrar o modelo mais adequado às suas necessidades, ressaltando que as opiniões, que serão expostas sobre cada modelo, têm como base a experiência de uso dos mesmos, portanto, isso é uma visão do ponto de vista de um usuário.
Mesmo sem ter um design moderno é um dos carros populares mais vendidos no Brasil. Posso afirmar que trata-se de um carro com ótimo espaço interno, boa visibilidade e uma direção mecânica bem leve o que facilita as manobras, principalmente na hora de estacionar.
É considerado o carro popular mais econômico da atualidade na sua versão Economy Flex, prometendo 15,6 km/l usando gasolina e 11,1 km/l com álcool em vias urbanas e na estrada 22 Km/l e 15,6 Km/l.
Carro com baixo custo de manutenção, ótimo para rodar tanto na terra como no asfalto, pois tem boa altura em relação ao solo, evitando assim atrito com quebra-molas mesmo com carga total e boa estabilida de.
Na ultrapassagem compara-se a carros equipados com motores de maior cilindrad a podendo chegar facilmente a uma velocidade em torno de 160 Km/h. Outra coisa que gosto no Uno é o local onde se encontra o estepe que fica na parte dianteira em cima do motor e nos outros modelos normalmente ficam na mala, que normalmente em caso de ocupada, principalmente em viagens é necessário retirar toda bagagem para alcança-lo. A desvantagem do Uno é precisar alinhar as rodas traseiras e o feixe de molas na suspensão que depois dos dias de chuva costuma ringir. Para finalizar digo que como usuário do Uno, não tenho do que reclamar.
Texto disponível em:
http://raiai.com.br/carro-popular-duvida-na-escolha-leia-a-opiniao-de-quem-usa/
TEXTO 4
FIAT PALIO
Buscando desenvolver produtos atraentes e competitivos, a Fiat lança o Palio, que para mim é um modelo com um design mais moderno do Uno, já que a mecânica é praticamente a mesma, a diferença da carroceria, faz com que o Palio consuma mais combustivel que o Uno.
Tem um ótimo espaço interno, sua direção mecânica já não é tão leve, o estepe fica localizado no porta-malas, precisa de alinhamento nas rodas traseiras e só não sei a causa, costuma baixar um pouco de óleo, sem apresentar nenhum tipo de vazamento..
Texto disponível em:
http://raiai.com.br/carro-popular-duvida-na-escolha-leia-a-opiniao-de-quem-usa/
Aula 4
Atividade
Essa aula ficará reservada para a apresentação dos alunos. Cada grupo apresentará as opiniões ou fatos e argumentos de seu texto para a turma.
Aula 5
Atividade
Enumere fatos ou argumentos que comprovem cada uma das opiniões seguintes.
Opinião: O fumo é prejudicial à saúde.
Fatos/Argumentos..............................................................................................................
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
Opinião: A televisão domina a vida do homem moderno.
Fatos/Argumentos: ...........................................................................................................
.............................................................................................................................................
............................................................................................................................................
..... ......................................................................................................................................
Opinião: A preservação da natureza é fundamental para a vida humana.
Fatos/argumentos:..........................................................................................................................................................................................................................................................
.................................................................................................................................................................... ......................................................................................................................
Sugestão de leitura para o professor:
DUTRA, Vania L. R. O texto de opinião no ensino fundamental. Disponível em:
http://www.filologia.org.br/ixcnlf/10/13.htm
A avaliação consistirá na observação do empenho da turma para a realização da apresentação dos fatos/argumentos e opinião dos textos. Os alunos serão avaliados tanto pela organização da apresentação das informações à turma, como pelo capricho nos cartazes.
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/01/2013
Cinco estrelasAula muito boa !
15/10/2012
Quatro estrelasGostei muito dos textos apresentados. São de fáceis entendimentos.
01/11/2011
Quatro estrelasMuito bom,alpem de explicar de forma fa´cil ainda da exemplos de como usar o texto de opnião.
06/06/2011
Quatro estrelasMuito boa a aula a que tivemos acesso e mais ainda os exemplos são de suma importância para que todos entendam a fala e a exposição de fatos que fazem parte da estrutura de um texto de opinião.
18/05/2011
Cinco estrelasParabéns pelo belo trabalho, acredito que todo profissional que tenha acesso às suas aulas ficam honrados com o desempenho dessas atividades. Sempre que puder acessarei e divulgarei este email. Fica com Deus. Abç
07/05/2011
Cinco estrelasESSA AULA FOI, PARA MIM, MUITO SATISFATÓRIA, POIS SERVIU DE NORTE PARA QUE EU ELABORASSE UM TRABALHO VOLTADO PARA TIPOS E GENEROS TEXTUAIS.
16/11/2010
Cinco estrelasotimos textos... me ajudo bastante na duvida que eu tinha sobreoque escrever na prova que irei fazer amanha
21/07/2010
Cinco estrelasAchei ótimo seu exemplo de aula s/ texto de opinião: assuntos relevantes e diversificados do nosso dia a dia: 'uma janela para o mundo', e que afeta a todos. Fato que me preocupa, pois grande parte de nossa clientela não tem acesso, em suas casas, aos meios de comunicação mais avançados.
16/05/2010
Cinco estrelasolá tudo bem, achei muito interessante o teu trabalho, é tanto que irei adotar em minhas aulas futuras, quando trabalharei com textos argumentativos. qualquer coisa, alguma observação futura, entre em contato, gostaria muito de manter contato contigo, e trocarmos ideias em relação ao nosso trabalho, valeu, abraço... saudações docentes! dê uma passadinha no meu blog lagoveiga.blogspot.com palcomp3.com.br/medhusas