28/07/2009
EEEF ALM. Álv. Alberto da Motta e Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
-Despertar a necessidade e interesse pelo ecológico
-Dar ênfase à sustentabilidade
-Elaborar atividades pedagógicas
-Reciclar sucatas
Sensibilização para a conscientização, cidadania e responsabilidade social.
Qualificação e respeito pela vida do ser humano e do meio ambiente.
Orientação das ações em prol da vida (mudança de atitudes na interação com o patrimônio básico)
Respeito às profissões, seus benefícios, direitos,deveres.
Relação entre sustentabilidade e meio ambiente
Através da observação,em sala de aula,sobre o desperdício de materiais, iniciaremos a relação dos considerados lixos e separaremos os que poderão ser reciclados.
Colocaremos latões doados pelos pais no pátio da escola. Os alunos pintarão de acordo com a qualificação dos lixos.
EX: Verde( latinhas, garrafas pet),amarelos( papéis, sobras de lápis, materiais estragados) e vermelhos( sobras de lanches).
Haverá uma palestra com os agentes do DMLU e será repassada às outras turmas no período de religião,onde os valores serão enfatizados.
Haverá muitas indagações desafiadoras e curiosas, consultas na internet e demonstrações artísticas criadas com esses materiais ( produções pedagógicas).
EX: As pessoas que trabalham na coleta do lixo são pagas de acordo com a produção?Quais os critérios para seleção de coletadores?Eles usam roupas adequadas?
Quem leva o lixo até eles?Qual o órgão responsável pela manutenção dessas oficinas?
No recreio ficarão expostas ,na sala, para colegas que manifestarem curiosidade e interesse.
Trabalhos lúdicos sobre educação ambiental (jogos, quebra-cabeças,cruzadinhas)
Recriação dos diversos materiais utilizados(porta-retratos,janelas da auto-estima)
Serão aproveitadas cascas de lápis,canudinhos ,fitas de presente,botões estragados,serragem,papéis picados,sementes,pet, tecidos, fuxico,pedaços de couro, outros
Modalidades artísticas de criatividade e sustentabilidade ( mosaicos geométricos).
Exposição dessas construções no saguão da escola.
Atividades alternativas como Hora do conto, atividades práticas ,lúdicas e reeleitura dos textos produzidos ou copiados.
Com as oficinas,as crianças compreenderão a necessidade da reutilização do lixo, e seu aproveitamento na construção do conhecimento.
Será considerado satisfatório se os alunos demonstrarem interesse na participação.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/02/2011
Quatro estrelasAula interessante e incentivadora. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei desse planejamento,pois houve atividades diversas,onde o aluno foi sujeito. Percebe-se que os objetivos foram alcançados através estratégias e avaliação. É uma aula simples,prazerosa e prática.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei. Belo exemplo de educadora.Parabéns Eloisa.