Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Panorama literário do século XX

 

21/01/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Ter um panorama de vários autores brasileiros que viveram no século XX;
  •  conhecer um pouco da vida e obras desses autores; identificar-lhes características.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ter conhecimento da importância de nossos autores;
  • saber que o século XX é o dos escritores rotulados por modernos.
Estratégias e recursos da aula
  • Motivação para despertar o interesse do aluno
  • utilização da internet no laboratório de informática.

AULA 1

ATIVIDADE

 
O professor deverá colocar os alunos em grupo e apresentar a eles fichas (folhas) que contenham o nome e títulos de poesias ou textos dos autores relacionados abaixo. Exemplo:

  • CECÍLIA MEIRELES - OU ISTO OU AQUILO

PEDIR aos alunos que marquem um x nos nomes dos autores de que já ouviram falar, e mais um x se conhecem alguma outra obra escrita por eles. Em seguida, pedir que nomeiem um relator para apresentar o conhecimento do grupo sobre o assunto. Após ouvir o que os grupos têm a dizer, pedir que formem grupos de dois e escolham o nome de três autores que gostariam de conhecer melhor.

Importante: Professor, você deverá salientar a contribuição significativa dos escritores para a solidificação da literatura nacional. Por exemplo, Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, aos dois anos mudou-se para o Brasil onde viveu toda sua vida. Escreveu lindos textos e contribuiu para a literatura brasileira.


AULAS 2, 3
ATIVIDADE


Levar os alunos à sala de informática para fazerem pesquisas sobre os autores sugeridos abaixo:

Adélia Prado - Antônio Maria - Affonso Romano de Sant'Anna - Carlos Heitor Cony - Carlos Drummond de Andrade - Clarice Lispector - Cecília Meireles - Érico Veríssimo
Dalton Trevisan - Fernando Sabino - Hélio Pellegrino - Ferreira Gullar - Hilda Hilst - Ignácio de Loyola Brandão - João Guimarães Rosa - João Cabral de Melo Neto - Jorge Amado - João Ubaldo Ribeiro - Luís Fernando Verissimo - Lygia Fagundes Telles - Lya Luft - Manoel de Barros - Mario Prata - Mario Quintana - Millôr Fernandes - Moacyr Scliar - Nelson Rodrigues - Otto Lara Resende - Paulo Mendes Campos - Rachel de Queiroz - Raduan Nassar - Rubem Alves - Rubem Fonseca -Vinícius de Moraes - Stanislaw Ponte Preta - Sérgio Porto

Os alunos deverão entrar no site disponível abaixo para fazer a pesquisa.
http://www.releituras.com/biografias.asp

O aluno deverá ser orientado a não se importar com datas nem locais, o que é necessário é conhecer a importância do escritor, suas características, o que escreveu e apresentá-lo de forma interessante para a turma. Após a pesquisa, organizar e marcar a data da apresentação, por grupo, de somente um dos autores escolhidos. A seleção de um só nome deverá evitar que haja repetições de autores.

AULA 4
ATIVIDADE

Ainda no mesmo site, os alunos deverão seguir a sugestão da professora que é:

  • Aluno, após a biografia do autor, você encontra ir para o menu do autor. Neste local, estão interessantes textos para você explorar.

Selecione com os alunos sobre o que ler e depois explore a leitura. As análises podem ser feitas em grupos de dois alunos e depois entregues ao professor para avaliação.

  • Exemplos de textos que poderão levá-los a discussões interessantes.

Temos abaixo dois textos escritos em função emotiva porque ambos, estão em primeira pessoa e falam de sentimentos pessoais.

Texto 1

Poemeu - A superstição é imortal

           Millôr Fernandes

Quando eu era bem menino
Tinha fadas no jardim
No porão um monstro albino
E uma bruxa be m ruim.

Cada lâmpada ti nha um gênio
Que virava ano em milênio
E, coisa bem mais perversa,
Sapo em rei e vice-versa.

Tinha Ciclope,Centauro,
Autósito, Hidra e megera,
Fênix, Grifo, Minotauro,
Magia, pasmo e quimera.

Mas aí surgiram no horizonte
Além de Custer e seus confederados
A tecnologia mastodonte
Com tecnologistas bem safados
Esses homens da ciência me provaram
Que duendes, bruxas e omacéfalos
Eram produtos imbecis de meu encéfalo.
Nunca existiram e nunca existirão:
uma decepção!

Mas continuo inocente, acho.
Ou burro, bobo, ou borracho.
Pois toda noite eu vejo todo dia
Tudo que é estranho, raro, ou anomalia:
Padres sibilas
Hidras estruturalistas
Ministros gorilas
Avis raras feministas
Políticos de duas cabeças
Unicórnios marxistas
Antropólogas travessas
Mactocerontes psicanalistas
Cisnes pretos arquitetos
Economistas sereias
Democratas por decreto
E beldades feias
Que invadem a minha caverna
E me matam de aflição
Saindo da lanterna
Da televisão.

Fonte: FERNANDES, Millôr. Poemas, L&PM Editores: Porto Alegre, 1984, p. 92.

1- Você já viveu as experiências relatadas nas três primeiras estrofes por Millôr Fernandes? Ele tinha medo de quê? E você?
2- O que ele na terceira estrofe diz que a tecnologia veio provar?
3- Millôr fala em muitas anomalias. O que se poder entender por: 

Padres sibilas ________________________________________________
Hidras estruturalistas __________________________________________
Ministros gorilas______________________________________________
Avis raras feministas___________________________________________
Políticos de duas cabeças_______________________________________
Unicórnios marxistas_______________________________________________
Economistas sereias_______________________________________________
Democratas por decreto ___________________________________________
Saindo da lanterna da televisão. ____________________________________

Texto 2

Ternura

Vinícius de Moraes

Eu te peço perdão por te amar de repente
Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos
Das horas que passei à sombra dos teus gestos
Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos
Das noites que vivi acalentado
Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo
Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.
E posso te dizer que o grande afeto que te deixo
Não traz o exaspero das lágrimas nem a fascinação das promessas
Nem as misteriosas palavras dos véus da alma...
É um sossego, uma unção, um transbordamento de carícias
E só te pede que te repouses quieta, muito quieta
E deixes que as mãos cálidas da noite encontrem sem fatalidade o olhar
extático da aurora.

Fonte: Texto extraído da antologia MORAES, Vinícius de. Poesia completa e prosa", Editora Nova Aguilar: Rio de janeiro, 1998, p. 259

Os poemas que você acabou de ler foram extraídos do site
http://www.releituras.com/biografias.asp

1- O que se pode entender por:

a- Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos _______________________________

b- teus passos eternamente fugindo_______________________________________________________

c- o grande afeto que te deixo
Não traz o exaspero das lágrimas nem a fascinação das promessas
Nem as misteriosas palavras dos véus da alma... ____________________________________________


2- Os textos lido s foram escritos no século XX, portanto, estão dentro de um período conhecido como modernista.

  • Façam um levantamento das características modernistas que aparecem em cada um dos textos.

Para ajudá-los, seguem algumas:

versos mais livres; linguagem coloquial que se aproxima da arte erudita;

alto grau de oralidade; linguagem artística absorvendo gírias, criações espontâneas, neologismos, estrangeirismos.

O tema fundamental dos textos é o cotidiano; muita emoção está envolvida nos textos; arte voltada para o mundo.

  • Entreguem o trabalho pronto para o professor para que ele possa comentar cada trabalho e, com isso, enriquecer a aula.
Avaliação
Os alunos serão avaliados a cada etapa do processo e ao apresentarem o escritor e entregarem o trabalho final.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.