21/01/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
AULA 1
ATIVIDADE
O professor deverá colocar os alunos em grupo e apresentar a eles fichas (folhas) que contenham o nome e títulos de poesias ou textos dos autores relacionados abaixo. Exemplo:
PEDIR aos alunos que marquem um x nos nomes dos autores de que já ouviram falar, e mais um x se conhecem alguma outra obra escrita por eles. Em seguida, pedir que nomeiem um relator para apresentar o conhecimento do grupo sobre o assunto. Após ouvir o que os grupos têm a dizer, pedir que formem grupos de dois e escolham o nome de três autores que gostariam de conhecer melhor.
Importante: Professor, você deverá salientar a contribuição significativa dos escritores para a solidificação da literatura nacional. Por exemplo, Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, aos dois anos mudou-se para o Brasil onde viveu toda sua vida. Escreveu lindos textos e contribuiu para a literatura brasileira.
AULAS 2, 3
ATIVIDADE
Levar os alunos à sala de informática para fazerem pesquisas sobre os autores sugeridos abaixo:
Adélia Prado - Antônio Maria - Affonso Romano de Sant'Anna - Carlos Heitor Cony - Carlos Drummond de Andrade - Clarice Lispector - Cecília Meireles - Érico Veríssimo
Dalton Trevisan - Fernando Sabino - Hélio Pellegrino - Ferreira Gullar - Hilda Hilst - Ignácio de Loyola Brandão - João Guimarães Rosa - João Cabral de Melo Neto - Jorge Amado - João Ubaldo Ribeiro - Luís Fernando Verissimo - Lygia Fagundes Telles - Lya Luft - Manoel de Barros - Mario Prata - Mario Quintana - Millôr Fernandes - Moacyr Scliar - Nelson Rodrigues - Otto Lara Resende - Paulo Mendes Campos - Rachel de Queiroz - Raduan Nassar - Rubem Alves - Rubem Fonseca -Vinícius de Moraes - Stanislaw Ponte Preta - Sérgio Porto
Os alunos deverão entrar no site disponível abaixo para fazer a pesquisa.
http://www.releituras.com/biografias.asp
O aluno deverá ser orientado a não se importar com datas nem locais, o que é necessário é conhecer a importância do escritor, suas características, o que escreveu e apresentá-lo de forma interessante para a turma. Após a pesquisa, organizar e marcar a data da apresentação, por grupo, de somente um dos autores escolhidos. A seleção de um só nome deverá evitar que haja repetições de autores.
AULA 4
ATIVIDADE
Ainda no mesmo site, os alunos deverão seguir a sugestão da professora que é:
Selecione com os alunos sobre o que ler e depois explore a leitura. As análises podem ser feitas em grupos de dois alunos e depois entregues ao professor para avaliação.
Temos abaixo dois textos escritos em função emotiva porque ambos, estão em primeira pessoa e falam de sentimentos pessoais.
Texto 1
Poemeu - A superstição é imortal
Millôr Fernandes
Quando eu era bem menino
Tinha fadas no jardim
No porão um monstro albino
E uma bruxa be m ruim.
Cada lâmpada ti nha um gênio
Que virava ano em milênio
E, coisa bem mais perversa,
Sapo em rei e vice-versa.
Tinha Ciclope,Centauro,
Autósito, Hidra e megera,
Fênix, Grifo, Minotauro,
Magia, pasmo e quimera.
Mas aí surgiram no horizonte
Além de Custer e seus confederados
A tecnologia mastodonte
Com tecnologistas bem safados
Esses homens da ciência me provaram
Que duendes, bruxas e omacéfalos
Eram produtos imbecis de meu encéfalo.
Nunca existiram e nunca existirão:
uma decepção!
Mas continuo inocente, acho.
Ou burro, bobo, ou borracho.
Pois toda noite eu vejo todo dia
Tudo que é estranho, raro, ou anomalia:
Padres sibilas
Hidras estruturalistas
Ministros gorilas
Avis raras feministas
Políticos de duas cabeças
Unicórnios marxistas
Antropólogas travessas
Mactocerontes psicanalistas
Cisnes pretos arquitetos
Economistas sereias
Democratas por decreto
E beldades feias
Que invadem a minha caverna
E me matam de aflição
Saindo da lanterna
Da televisão.
Fonte: FERNANDES, Millôr. Poemas, L&PM Editores: Porto Alegre, 1984, p. 92.
1- Você já viveu as experiências relatadas nas três primeiras estrofes por Millôr Fernandes? Ele tinha medo de quê? E você?
2- O que ele na terceira estrofe diz que a tecnologia veio provar?
3- Millôr fala em muitas anomalias. O que se poder entender por:
Padres sibilas ________________________________________________
Hidras estruturalistas __________________________________________
Ministros gorilas______________________________________________
Avis raras feministas___________________________________________
Políticos de duas cabeças_______________________________________
Unicórnios marxistas_______________________________________________
Economistas sereias_______________________________________________
Democratas por decreto ___________________________________________
Saindo da lanterna da televisão. ____________________________________
Texto 2
Ternura
Vinícius de Moraes
Eu te peço perdão por te amar de repente
Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos
Das horas que passei à sombra dos teus gestos
Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos
Das noites que vivi acalentado
Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo
Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.
E posso te dizer que o grande afeto que te deixo
Não traz o exaspero das lágrimas nem a fascinação das promessas
Nem as misteriosas palavras dos véus da alma...
É um sossego, uma unção, um transbordamento de carícias
E só te pede que te repouses quieta, muito quieta
E deixes que as mãos cálidas da noite encontrem sem fatalidade o olhar
extático da aurora.
Fonte: Texto extraído da antologia MORAES, Vinícius de. Poesia completa e prosa", Editora Nova Aguilar: Rio de janeiro, 1998, p. 259
Os poemas que você acabou de ler foram extraídos do site
http://www.releituras.com/biografias.asp
1- O que se pode entender por:
a- Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos _______________________________
b- teus passos eternamente fugindo_______________________________________________________
c- o grande afeto que te deixo
Não traz o exaspero das lágrimas nem a fascinação das promessas
Nem as misteriosas palavras dos véus da alma... ____________________________________________
2- Os textos lido s foram escritos no século XX, portanto, estão dentro de um período conhecido como modernista.
Para ajudá-los, seguem algumas:
versos mais livres; linguagem coloquial que se aproxima da arte erudita;
alto grau de oralidade; linguagem artística absorvendo gírias, criações espontâneas, neologismos, estrangeirismos.
O tema fundamental dos textos é o cotidiano; muita emoção está envolvida nos textos; arte voltada para o mundo.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/10/2010
Cinco estrelasmuito enriquecedora