Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo a escrever/ Ensino Especial

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni; Marco G. B. Bularmaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno desenvolverá os movimentos para a pré escrita.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Livros do Monteiro Lobato;
- Papel, caneta e lápis coloridos;
- Venda para os olhos;
- Bolas

Para iniciar as atividades o Professor poderá ler uma história de algum livro do Monteiro Lobato, podendo ser o Sítio do Pica Pau Amarelo. Ele irá enfatizar a história dizendo como é importante escrever, pois o Monteiro Lobato foi um grande escritor.
Torna-se interessante disponibilizar alguns livros do autor para que os alunos os manipulem, a fim de conhecê-los, seja mediante visualização de figuras, fazendo pequenas leituras, entre outras estratégias.

Figura 1: Disponível em http://www.colegiomaededeus.com.br/biblioteca/diadolivro.jpg  
acesso em 05.11.09.

Atividade 1: Seu Mestre mandou

Descrição da Atividade: O Professor levará os alunos para a quadra, cada um levando canetas ou lápis coloridos e papéis (poderá ser folha de sulfite, papel pardo). Os alunos sentados a vontade, cada um com seus papéis e canetas.
Ao pronunciar palavras os alunos repetem a ultima sílaba.
Professor: Abacaxi?
Alunos: Xi!!
Professor: Maracujá??
Alunos: Já!!
Professor: Farão tudo que seu mestre mandar??
Alunos: Faremos!!
Professor: Então quero que vocês desenhem um animal que voa...
Assim o professor deverá solicitar à eles que desenhem um animal, um objeto, uma fruta, algo que seja vermelho...

Figura 2: Disponível em http://www.soldeamor.com/lojinha/images/educativos/monica-desenhando.gif

acesso em:05.11.09.

Professor, você pode estar se perguntando... Mas como identificar a dificuldade de aprendizagem? Vou desenvolver atividades sem ter conhecimento deste assunto?
As dificuldades de aprendizagem afetam o desempenho escolar em algumas áreas e como tal, a criança pode estar menos atenta na realização dessas tarefas ou mesmo adotar um comportamento evitante, fugindo a este genero de trabalhos.
Sendo assim:
- Um olhar mais atento professor e conseguirá perceber algo estranho no desenvolvimento físico, mental, emocional ou social de uma criança.
-Tentar observá-la em situações do cotidiano, como uma prática recreativa, de esportes ou um evento social, verificando como ela pensa, qual seu ritmo, como é a sua integração com o grupo, como reage a uma situação nova, como se expressa, como se organiza, etc. poderá tornar sua atuação mais concreta.

Atividade 2: Caranguejo Cego

Figura 3: Disponível em http://static.blogstorage.hi-pi.com/spaceblog.com.br/s/su/suelen-ilha/images/gd/1224811584.jpg  
acesso em:05.11.09.

Descrição da Atividade: O professor deverá delimitar a área, com um ponto de saída e o outro de chegada. Poderá utilizar os limites da quadra de vôlei em seu comprimento.
Separando a turma em dois grupos, um dos grupos ficará na linha final do espaço delimitado, enquanto o outro grupo receberá uma venda para cada membro, ficando posicionado de costas para a linha de saída, já com os olhos vendados.
Ao sinal do professor eles deverão se voltar para a quadra e se deslocarão como caranguejos (se deslocando com as mãos e pés) procurando chegar até a linha final(chegada), onde se encontra o outro grupo.
Após a chegada do grupo vendado o professor trocará os grupos. Esta brincadeira poderá ser variada, onde poderão montar duplas, onde um colega auxilia o outro a fim de que o oriente para chegar à linha final.

Percebe professor! Este tipo de atividade pode contribuir e muito no processo de desenvolvimento da criança, pois a situação “de olhos vendados” possibilita maior envolvimento desta na superação da tarefa, atuando de maneira significativa no estimulo da atenção e concentração da criança.
Nota-se assim que estímulo é salutar, desde que moderado e feito de uma maneira prazerosa. Atividades desta natureza atingem objetivos desta área, que é trabalhar as habilidades (atenção, concentração, memória, ritmo, percepção analítica, linguagem oral e escrita, lógica, etc) sem que o aluno perceba ou se sinta avaliado porque utiliza jogos, dinâmicas, onde o aluno se sente desafiado e interessado.

Atividade 3: Lançando a bola

O professor colocará as crianças em duplas, com as pernas afastadas e pedirá para que lancem a bola uma a outra, variando o movimento.
Lançar a bola rapidamente;
Lançar a bola devagar;
Lançar a bola somente com uma das mãos; trocar de mão;
Lançar com as mãos alternadas entre a dupla;
Empurrar a bola com o pé direito, depois com o pé esquerdo.
Sugestão : o professor poderá aumentar o número de alunos, atribuindo tarefas mais complexas como: passar a bola em círculos, passar a bola pelas costas.

Lembre-se professor:
- Seu interesse em entender, diagnosticar, encaminhar e ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem mostrará comprometimento com a formação e autonomia da criança!
- Se as Escolas se preocuparem em trabalhar mais com as habilidades do que com o conteúdo, teremos menos problemas, pois os alunos poderão apresentar-se desta maneira mais habilitados e motivados para o ato de aprender.

Recursos Complementares

Pica Pau Amarelo

O Professor poderá utilizar o Objeto de Aprendizagem (OA) que aborda a História do Sitio do Pica Pau Amarelo, onde as crianças poderão relacionar os nomes, brincar com o quebra cabeça, estimulando assim sua criatividade.

Disponível em : http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11672         
acesso em: 05.11.09.

Avaliação

O professor deverá estar atento a todos os movimentos das crianças, para que sejam avaliados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.