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A Química nos rótulos dos alimentos

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Fundamental Final Saúde Nutrição
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as unidades que quantificam a grandeza energia;
  • Relacionar as duas unidades de medidas da grandeza energia: caloria a Joule;
  • Efetuar cálculos proporcionais entre calorias e Joule.
Duração das atividades
Duas aulas de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Cálculos proporcionais.
Estratégias e recursos da aula

Professor, leve para a sala de aula vários rótulos com as informações nutricionais de alimentos. Esses rótulos também podem ser adquiridos através de uma busca por imagens na internet.

Aula 1:

Leve os alunos para o laboratório de informática. No laboratório de informática divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Peça para que eles abram o site abaixo e selecionem três rótulos diferentes, para isso, eles deverão escolher o tipo de produto (pão, leite e derivados e outros) e em seguida escolher o alimento. Como os alunos abrirão os rótulos da internet, explique que eles deverão salvar as páginas da internet no computador para depois acessá-las mais facilmente.

Site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA
http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/rotulos.htm

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Tabela 1 – Informações nutricionais leite condensado
Fonte: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/leite/condensado.htm acessado em 28 de novembro de 2009

Depois que os alunos escolherem os rótulos dos alimentos, eles deverão anotar a composição química e a quantidade de energia fornecida por 100 g ou 100 ml. Explique aos alunos que eles deverão observar que as informações dos rótulos são em função de 20 g ou 20 ml, e por isso eles deverão fazer os cálculos proporcionais para 100 g ou 100 ml. Após isso, cada grupo deverá indicar qual dos alimentos possui o maior valor energético e, comparar a quantidade de substâncias (carboidratos, proteínas e outros). Depois de identificado o alimento com o maior valor energético, cada grupo deverá expor para os demais alunos os seus resultados. Professor, anote os resultados de cada grupo para comparar e identificar os alimentos mais energéticos pesquisados pela turma.

Após essa atividade, escreva no quadro o nome dos alimentos com maior valor energético identificados na atividade anterior. Ressalte que esse valor não é para o consumo do alimento todo e sim para o consumo de certa quantidade do alimento, no caso, 100 g ou 100 ml. Informe que a maioria dos rótulos é assim, como por exemplo, o pão de forma, que as informações nutricionais são para o consumo de certa quantidade de fatias. Em seguida, anote os valores energéticos dos respectivos alimentos que estão anotados no quadro. Peça para que os alunos a unidade do valor energético kcal e kJ. Informe aos alunos que kcal é símbolo para quilo calorias e kJ para quilo Joule, e essas duas unidades são utilizadas para quantificar a grandeza energia. Sendo que a unidade caloria e seus múltiplos são muito utilizados para expressar o valor energético dos alimentos. Pergunte aos alunos como podemos saber quantas calorias um alimento possui se no rótulo os dados aparecerem em kJ? É provável que alguns alunos respondam que basta saber quantos joules equivalem a uma caloria.
1 cal = 4,184 J

Aula 2:

Em seguida, projete a imagem a seguir com o auxílio de um datashow, ou então salve esta imagem em cada um dos computadores.


Figura 1 – Informações nutricionais obrigatórias
Fonte: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/guia_bolso.pdf acessado em 28 de novembro de 2009

Professor, o objetivo de mostrar essa imagem é fazer com que os alunos identifiquem quais são as informações que devem constar no rótulo de um produto, para isso, explique como são dispostas as informações nos campos de um rótulo utilizando a figura 1. Após a explicação, entregue 5 rótulos para cada um dos grupos e peça para que eles identifiquem se os rótulos se enquadram nas especificações da ANVISA. Os alunos deverão expor os seus resultados para o restante da turma.

Em seguida, peça para que os alunos pesquisem na internet qual a importância de consumir carboidratos, fibras e proteínas. Se desejar acrescente mais substâncias na pesquisa.

Após essa atividade, os alunos poderão responder algumas questões sobre o tema abordado:

1 – Que informações podem ser encontradas nos rótulos das embalagens dos produtos?
2 – Qual a diferença entre kcal e kJ?
3 – Quantas calorias existem em 3,7 kJ?

Obs.: caso queira, poderá acrescentar mais questões.

Aproveitando que os alunos estão no laboratório de informática, poderá solicitar que os alunos abram a simulação a seguir:

Queimando as gordurinhas
http://portalprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9381

Queimando as gordurinhas

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Figura 2 – Tela inicial do recurso

Com essa simulação os alunos poderão verificar a quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia.

Caso o professor não disponha de um laboratório de informática, poderá utilizar apenas as imagens dos rótulos impressas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Queimando as gordurinhas Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

Para avaliar os alunos, peça para que eles façam um relatório sobre o conteúdo abordado sobre as informações dos rótulos dos alimentos. Além disso, poderá avaliar as respostas das questões propostas no final da aula.

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Opiniões

  • Glória Gaier, EMEF SENADOR SALGADO FILHO , Rio Grande do Sul - disse:
    gloriagaier@hotmail.com

    28/08/2015

    Quatro estrelas

    Adaptei aos meus alunos de 5 ano, foi ótimo, eles precisam ter consciência desde cedo que devem buscar uma alimentação saudável para evitar doenças sérias na idade adulta.


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