14/01/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Professor, nesta aula vamos mostrar qual a relação das cores com a energia em forma de calor. Para isso vamos utilizar dois experimentos práticos.
Professor, em aula anterior divida a turma em grupos de dois ou três alunos e peça para que cada grupo traga para a próxima aula os materiais listados abaixo:
Experimento 1 - Determinar se as cores brancas absorvem mais calor do que as cores pretas:
Materiais:
Lembretes: O princípio ativo das tintas escolhidas deve ser o mesmo para não causar uma alteração no experimento.
Experimento 2 - Determinar se as cores pretas servem como isolante em relação às cores brancas.
Materiais:
Lembretes: O princípio ativo das tintas escolhidas deve ser o mesmo para não causar uma alteração no experimento.
Professor inicie a aula no laboratório de química. Antes da execução dos experimentos pergunte aos alunos por que quando saímos no sol com uma camisa mais escura sentimos mais calor do que com uma camisa clara? É possível que alguns alunos respondam que as cores escuras, principalmente a cor preta, absorvem mais calor. Caso nenhum aluno responda isso, o professor deverá explicar o que foi mencionado.
Após essa breve discussão entregue o roteiro experimental para os alunos:
Experimentos para a descoberta da realidade - problema 001
Esse experimento tem como objetivo identificar qual a cor que absorve mais calor, preta ou branca.
Para auxiliar os alunos no experimento peça para que eles façam uma tabela de acordo com a tabela abaixo:
Cor |
Observações |
Preto | |
Branco | |
Azul | |
Verde | |
- | |
- |
Com essa tabela os alunos poderão comparar os resultados obtidos e concluir que as cores escuras absorvem mais calor que as cores claras.
Após o experimento explique aos alunos que esse fenômeno ocorre porque cada tipo de pigmento (cores) absorve ou reflete diferentes comprimentos de onda e intensidades de luz, sendo que as cores claras refletem e as cores escuras absorvem.
Peça para que cada grupo guarde os materiais do experimento 1 e pegue o material do experimento 2. Em seguida, entregue o roteiro experimental abaixo:
Experimentos para a descoberta da realidade
Experimentos para a descoberta da realidade
Esse experimento tem como objetivo determinar se as cores pretas servem como isolante em relação às cores brancas.
Diga aos alunos para que façam uma tabela para anotar os dados de acordo com o exemplo abaixo:
Cor | Temperatura em A | Temperatura em B | Temperatura em C | Observações |
Preto | ||||
Branco | ||||
Azul | ||||
- | ||||
- |
Peça para que os alunos anotem as observações. O professor deverá discutir junto com os alunos os resultados e as observações dos experimentos.
Peça para que cada grupo faça um relatório sobre cada experimento.
Como atividade complementar peça para que os alunos leiam as informações presentes no site:
1 - O que se vê na tela não pode ser igual ao que se vê na impressão
http://www.feiradeciencias.com.br/sala09/09_04.asp
Nome | Tipo |
---|---|
Experimentos para a descoberta da realidade - problema 001 | Experimento prático |
Experimentos para a descoberta da realidade | Experimento prático |
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/05/2011
Três estrelaslegal!!!