Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como as cores se relacionam com o calor?

 

14/01/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Determinar se as cores escuras servem como isolante em relação às cores claras;
• Determinar se as cores claras absorvem mais calor do que as cores escuras.
Duração das atividades
Duas aulas de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Luz;
• Energia em forma de calor.
Estratégias e recursos da aula

Professor, nesta aula vamos mostrar qual a relação das cores com a energia em forma de calor. Para isso vamos utilizar dois experimentos práticos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1447/imagens/Preparando_a_aula_def.jpg

Professor, em aula anterior divida a turma em grupos de dois ou três alunos e peça para que cada grupo traga para a próxima aula os materiais listados abaixo:

Experimento 1 - Determinar se as cores brancas absorvem mais calor do que as cores pretas:


Materiais:

  • Dois copos;
  • Tinta branca;
  • Tinta preta;
  • Tintas (várias cores);
  • Água;
  • Gelo.

Lembretes: O princípio ativo das tintas escolhidas deve ser o mesmo para não causar uma alteração no experimento.

Experimento 2 - Determinar se as cores pretas servem como isolante em relação às cores brancas.

Materiais:

  • Chapas de metal;
  • Tinta branca;
  • Tinta preta;
  • Tinta (várias cores).

Lembretes: O princípio ativo das tintas escolhidas deve ser o mesmo para não causar uma alteração no experimento.


  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1447/imagens/Laboratorio_de_Ciencias.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1447/imagens/Introduzindo_a_aula.jpg

Professor inicie a aula no laboratório de química. Antes da execução dos experimentos pergunte aos alunos por que quando saímos no sol com uma camisa mais escura sentimos mais calor do que com uma camisa clara? É possível que alguns alunos respondam que as cores escuras, principalmente a cor preta, absorvem mais calor. Caso nenhum aluno responda isso, o professor deverá explicar o que foi mencionado.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1447/imagens/Desenvolvendo_a_aula.jpg

Após essa breve discussão entregue o roteiro experimental para os alunos:


Experimentos para a descoberta da realidade - problema 001

 

 

Esse experimento tem como objetivo identificar qual a cor que absorve mais calor, preta ou branca.
Para auxiliar os alunos no experimento peça para que eles façam uma tabela de acordo com a tabela abaixo:
 

 

Cor                
Observações
Preto  
Branco  
Azul  
Verde  
-  
-  

Com essa tabela os alunos poderão comparar os resultados obtidos e concluir que as cores escuras absorvem mais calor que as cores claras.
Após o experimento explique aos alunos que esse fenômeno ocorre porque cada tipo de pigmento (cores) absorve ou reflete diferentes comprimentos de onda e intensidades de luz, sendo que as cores claras refletem e as cores escuras absorvem.

Peça para que cada grupo guarde os materiais do experimento 1 e pegue o material do experimento 2. Em seguida, entregue o roteiro experimental abaixo:


Experimentos para a descoberta da realidade
Experimentos para a descoberta da realidade


Esse experimento tem como objetivo determinar se as cores pretas servem como isolante em relação às cores brancas.
Diga aos alunos para que façam uma tabela para anotar os dados de acordo com o exemplo abaixo:

 

Cor Temperatura em A Temperatura em B Temperatura em C Observações
Preto        
Branco        
Azul        
-        
-        

Peça para que os alunos anotem as observações. O professor deverá discutir junto com os alunos os resultados e as observações dos experimentos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1447/imagens/Sistematizando_a_aula.jpg

Peça para que cada grupo faça um relatório sobre cada experimento.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1447/imagens/Atividade_Complementar.jpg

Como atividade complementar peça para que os alunos leiam as informações presentes no site:
1 - O que se vê na tela não pode ser igual ao que se vê na impressão
http://www.feiradeciencias.com.br/sala09/09_04.asp

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Experimentos para a descoberta da realidade - problema 001 Experimento prático
Experimentos para a descoberta da realidade Experimento prático
Avaliação
Os alunos deverão entregar um relatório sobre os experimentos. Nos relatórios deve conter os procedimentos utilizados, os dados obtidos, as observações, os resultados e a conclusão.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.