20/01/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Professor, nesta aula vamos mostrar como balancear uma equação química de uma forma diferente: utilizando recursos digitais. Como este conteúdo é de difícil entendimento por parte dos alunos, o professor deverá reforçá-lo em aulas posteriores.
Inicie a aula dividindo a turma em grupos, essa divisão deverá ser feita em função do número de computadores. Escreva a seguinte reação química no quadro:
Pergunte aos alunos se existe algum erro na reação apresentada. Após ouvir as respostas dos alunos e se nenhum aluno responder corretamente peça para que eles observem a quantidade de átomos antes da seta e quantidade de átomos depois da seta. Pergunte se a quantidade de átomos é igual? Os alunos deverão responder que antes da seta temos 2 átomos de hidrogênio e dois átomos de oxigênio totalizando quatro átomos; e depois da seta temos dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio totalizando três átomos. Diga aos alunos que de acordo com a Lei de Lavoisier “na natureza nada se cria, nada se perde...” isso quer dizer que o átomo de oxigênio que tínhamos antes da seta não poderá sumir, por isso, a reação mostrada está errada. Diga aos alunos que para corrigir o erro apresentado devemos balancear a reação química. Peça para os alunos pesquisarem nos sites de busca sobre balanceamento químico e ao final da pesquisa peça para que eles façam o balanceamento da equação apresentada.
Após a pesquisa, peça para que um aluno diga qual é a forma correta de balancear a reação química (poderá haver mais de uma). A resposta deverá ser a seguinte:
Em seguida peça para que os alunos abram a simulação abaixo:
A química dentro de um bolo
Professor, essa simulação faz uma relação entre o balanceamento químico e o processo de fazer um bolo, levando em consideração as proporções dos ingredientes na hora de fazer mais de um bolo.
Depois que os alunos terminarem a simulação, copie no quadro o trecho da simulação abaixo:
Responda essa parte da simulação junto com os alunos. Quando terminar pergunte aos alunos o que é balanceamento de equação química. Como eles acabaram de fazer a simulação, alguns alunos responderam que é a determinação dos coeficientes das substâncias envolvidas na reação apresentada.
Agora que os alunos já sabem o que é balanceamento de equação química explique que para realizar o balanceamento, temos que colocar um número denominado coeficiente estequiométrico antes dos símbolos. Quando o coeficiente de uma equação for igual a 1, não é preciso escrever. Observe os exemplos:
Após essa explicação peça para os alunos pesquisarem mais algumas formas de balancear uma equação química, como por exemplo, o balanceamento por tentativa e erro. Em seguida peça para que os alunos abram a simulação abaixo:
Balanceando a equação
Professor, essa simulação apresenta alguns exercícios sobre balanceamento químico.
Peça para que os alunos respondam as questões e anotem as respostas para entregar junto com a pesquisa sobre as formas de balancear uma reação química.
Auxilie os alunos a responder as questões da simulação, caso os alunos tenham muita dúvidas resolva alguns exercícios no quadro.
Nome | Tipo |
---|---|
A química dentro de um bolo | Animação/simulação |
Balanceando a equação | Animação/simulação |
Quatro estrelas 23 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/04/2013
Cinco estrelasqueria resolver super demais essa explicação
02/07/2012
Cinco estrelasMuito boa explicaçao. Parabéns!
11/05/2012
Cinco estrelasi really like it!!! congratulations bro
12/12/2011
Cinco estrelasExecelênte
08/11/2011
Cinco estrelasMuito boa a explicação!
17/10/2011
Uma estrelanão gostei dessa simulação do bolo foi puco esclarecedor is ser maelhor se explicassem as formulas não balanceadas e depois explicassem como elas iriam ficar. #ficaadica! ; )
14/10/2011
Cinco estrelasExcelente, de muita ajuda, de facil entendimento e compreensão. Parabéns.
28/07/2011
Cinco estrelasMuito bom...estou no 9 ano e estava aprendendo este assunto, mas vieram as ferias e nâo lembrei muito bem, isso valeu por todas as aulas que tive, agora sim tiro 10 na prova/1111
28/06/2011
Cinco estrelasficou boa a explicação
30/05/2011
Cinco estrelasEssa idéia é genial, vou usar em minha aula de estágio...
18/04/2011
Quatro estrelasAdorei!! ótima
09/03/2011
Quatro estrelasna verdade entendir como balancea não sabia valeu pela explicação foi muito divertido
03/03/2011
Cinco estrelasWesley gostei de sua aula, muito interessante, o método que você utilizou a animação/simulação torna a aula mais divertida, parabéns...
10/02/2011
Uma estrelaNao gostei muito..
05/02/2011
Cinco estrelasAchei muito interessante o exempo do bolo, de fácil entendimento.
05/01/2011
Quatro estrelasGostei da aula virtual. Mais não consigue acessar a simulação.
22/11/2010
Três estrelasPODE EXPLORAR MAIS O ASSUNTO
12/11/2010
Cinco estrelasbom,este texto nãe e muito diferente do qual meu prifessor explicou mas com esses exemplos mais faceis consegui entender muito mais facil..mas meu unico probleme era na hora de colocar os nomeros e colocar o um aondde não tinha numero uim..nao consegui enxergar!
01/06/2010
Cinco estrelasachei interessante sua aula pois o método de ensino é muito apropriado aos alunos que gostão da matéria abordada no conteúdo, pois quando estuidei sobre o balanceamento d de equações químicas minha professora explicou que para se balancear uma equação química corretamente tem que se multiplicar todos os membros até chegar à uma igualdade que seja igual nos reagentes e nos produtos. Esta certo ou errado? Você confirma isso ou não?
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito dessa aula. E se pudesse gostaria de receber esses materias para dar aula........
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da sugestão de aula. Não encontrei o link para acessar a simulação.
24/03/2010
Cinco estrelasDesculpa a demora! Vela os links abaixo: A química dentro de um bolo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1420/Web/labvirt/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_bolo.swf balanceando uma equação: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14514/Web/labvirtq/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_balanceando.htm
24/03/2010
Cinco estrelasentendi tudo sobre balanceamento ..muito obrigada ,beijos