Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Balanceando uma Reação Química

 

20/01/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conceituar balanceamento de equações químicas;
• Balancear algumas equações químicas utilizando uma simulação.
Duração das atividades
Duas aulas de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Leis das Reações Químicas.
Estratégias e recursos da aula

Professor, nesta aula vamos mostrar como balancear uma equação química de uma forma diferente: utilizando recursos digitais. Como este conteúdo é de difícil entendimento por parte dos alunos, o professor deverá reforçá-lo em aulas posteriores.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1448/imagens/Laboratorio_informatica.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1448/imagens/Introduzindo_a_aula.jpg

Inicie a aula dividindo a turma em grupos, essa divisão deverá ser feita em função do número de computadores. Escreva a seguinte reação química no quadro:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1448/imagens/Aula_05_jan09_fig01.jpg

Pergunte aos alunos se existe algum erro na reação apresentada. Após ouvir as respostas dos alunos e se nenhum aluno responder corretamente peça para que eles observem a quantidade de átomos antes da seta e quantidade de átomos depois da seta. Pergunte se a quantidade de átomos é igual? Os alunos deverão responder que antes da seta temos 2 átomos de hidrogênio e dois átomos de oxigênio totalizando quatro átomos; e depois da seta temos dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio totalizando três átomos. Diga aos alunos que de acordo com a Lei de Lavoisier “na natureza nada se cria, nada se perde...” isso quer dizer que o átomo de oxigênio que tínhamos antes da seta não poderá sumir, por isso, a reação mostrada está errada. Diga aos alunos que para corrigir o erro apresentado devemos balancear a reação química. Peça para os alunos pesquisarem nos sites de busca sobre balanceamento químico e ao final da pesquisa peça para que eles façam o balanceamento da equação apresentada.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1448/imagens/Desenvolvendo_a_aula.jpg

Após a pesquisa, peça para que um aluno diga qual é a forma correta de balancear a reação química (poderá haver mais de uma). A resposta deverá ser a seguinte:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1448/imagens/Aula_05_jan09_fig02.jpg

Em seguida peça para que os alunos abram a simulação abaixo:
A química dentro de um bolo

Professor, essa simulação faz uma relação entre o balanceamento químico e o processo de fazer um bolo, levando em consideração as proporções dos ingredientes na hora de fazer mais de um bolo.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1448/imagens/Aula_05_jan09_fig03.jpg

Depois que os alunos terminarem a simulação, copie no quadro o trecho da simulação abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1448/imagens/Aula_05_jan09_fig04.jpg

 

Responda essa parte da simulação junto com os alunos. Quando terminar pergunte aos alunos o que é balanceamento de equação química. Como eles acabaram de fazer a simulação, alguns alunos responderam que é a determinação dos coeficientes das substâncias envolvidas na reação apresentada.
Agora que os alunos já sabem o que é balanceamento de equação química explique que para realizar o balanceamento, temos que colocar um número denominado coeficiente estequiométrico antes dos símbolos. Quando o coeficiente de uma equação for igual a 1, não é preciso escrever. Observe os exemplos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1448/imagens/Aula_05_jan09_fig05.jpg
 

Após essa explicação peça para os alunos pesquisarem mais algumas formas de balancear uma equação química, como por exemplo, o balanceamento por tentativa e erro. Em seguida peça para que os alunos abram a simulação abaixo:
Balanceando a equação

Professor, essa simulação apresenta alguns exercícios sobre balanceamento químico.
Peça para que os alunos respondam as questões e anotem as respostas para entregar junto com a pesquisa sobre as formas de balancear uma reação química.


  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1448/imagens/Aula_05_jan09_fig06.jpg

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1448/imagens/Sistematizando_a_aula.jpg

 Auxilie os alunos a responder as questões da simulação, caso os alunos tenham muita dúvidas resolva alguns exercícios no quadro.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A química dentro de um bolo Animação/simulação
Balanceando a equação Animação/simulação
Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com as respostas que se encontram na simulação: balanceando a equação.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 23 classificações

  • Cinco estrelas 17/23 - 73.91%
  • Quatro estrelas 3/23 - 13.04%
  • Três estrelas 1/23 - 4.35%
  • Duas estrelas 0/23 - 0%
  • Uma estrela 2/23 - 8.7%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • lorena barbosa do nascimento, castelo branco , Amapá - disse:
    paularodrigues@HOTMAIL.com

    04/04/2013

    Cinco estrelas

    queria resolver super demais essa explicação


  • Lívia, E.E. , Minas Gerais - disse:
    liviaferreira15@bol.com.br

    02/07/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa explicaçao. Parabéns!


  • steven, Benin - disse:
    stevenhop@gmail.com

    11/05/2012

    Cinco estrelas

    i really like it!!! congratulations bro


  • claudemir, Outros Países - disse:
    claudemir.mir@hotmail.com

    12/12/2011

    Cinco estrelas

    Execelênte


  • Carol, Dom , Rio de Janeiro - disse:
    caroliniepattinson@gmail.com

    08/11/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa a explicação!


  • KATIA, Bélgica - disse:
    isagouveia44@live.com

    17/10/2011

    Uma estrela

    não gostei dessa simulação do bolo foi puco esclarecedor is ser maelhor se explicassem as formulas não balanceadas e depois explicassem como elas iriam ficar. #ficaadica! ; )


  • Marcélle, e.e alcides lins , Minas Gerais - disse:
    cellylimap00@yahoo.com.br

    14/10/2011

    Cinco estrelas

    Excelente, de muita ajuda, de facil entendimento e compreensão. Parabéns.


  • gabriella, Escola Municipal Professora Anna Maria Harger , Santa Catarina - disse:
    gabi_radke@hotmail.com

    28/07/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom...estou no 9 ano e estava aprendendo este assunto, mas vieram as ferias e nâo lembrei muito bem, isso valeu por todas as aulas que tive, agora sim tiro 10 na prova/1111


  • mano, Chile - disse:
    gusyavoocardoso@bol.com.br

    28/06/2011

    Cinco estrelas

    ficou boa a explicação


  • Edilaine Martins, UEL , Paraná - disse:
    edilainequimica@gmail.com

    30/05/2011

    Cinco estrelas

    Essa idéia é genial, vou usar em minha aula de estágio...


  • Magda Aparecida Silveira Ramalho, REGENTE FEIJO , São Paulo - disse:
    mag_quimica@yahoo.com.br

    18/04/2011

    Quatro estrelas

    Adorei!! ótima


  • pamella vieira, pamella , Pará - disse:
    pamella.vieira1@gmail.com

    09/03/2011

    Quatro estrelas

    na verdade entendir como balancea não sabia valeu pela explicação foi muito divertido


  • maria concebida lima cavalcante, CE MOURAO RANGEL , Maranhão - disse:
    bi_da_10@hotmail.com

    03/03/2011

    Cinco estrelas

    Wesley gostei de sua aula, muito interessante, o método que você utilizou a animação/simulação torna a aula mais divertida, parabéns...


  • Antonio carlos, Renato Pinheiro conduru , Pará - disse:
    zezinhoanjo@bol.com.br

    10/02/2011

    Uma estrela

    Nao gostei muito..


  • Lucia Cristina Vianna Bueno Veiga, CAETANO CARBONE PROF , São Paulo - disse:
    luciacbueno@hotmail.com

    05/02/2011

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante o exempo do bolo, de fácil entendimento.


  • carol, carol , Maranhão - disse:
    thaynarapazefogo@hotmail.com

    05/01/2011

    Quatro estrelas

    Gostei da aula virtual. Mais não consigue acessar a simulação.


  • N, África do Sul - disse:
    KJNJKHG@HOTMAIL.COM

    22/11/2010

    Três estrelas

    PODE EXPLORAR MAIS O ASSUNTO


  • Vinícius, jundiaí , São Paulo - disse:
    vi_iene2@hotmail.com

    12/11/2010

    Cinco estrelas

    bom,este texto nãe e muito diferente do qual meu prifessor explicou mas com esses exemplos mais faceis consegui entender muito mais facil..mas meu unico probleme era na hora de colocar os nomeros e colocar o um aondde não tinha numero uim..nao consegui enxergar!


  • thiago felipe de baldi tumps, Colégio Estadual Helena Kolody , Paraná - disse:
    thiagojm111@hotmail.com

    01/06/2010

    Cinco estrelas

    achei interessante sua aula pois o método de ensino é muito apropriado aos alunos que gostão da matéria abordada no conteúdo, pois quando estuidei sobre o balanceamento d de equações químicas minha professora explicou que para se balancear uma equação química corretamente tem que se multiplicar todos os membros até chegar à uma igualdade que seja igual nos reagentes e nos produtos. Esta certo ou errado? Você confirma isso ou não?


  • vanildo, cefet- pb , Paraíba - disse:
    vanildorodrigues26@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa aula. E se pudesse gostaria de receber esses materias para dar aula........


  • Alexandre Soares, COL ESTADUAL PROFESSOR NICOLAU CHIAVARO NETO , Rio Grande do Sul - disse:
    ntegti@zipmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei da sugestão de aula. Não encontrei o link para acessar a simulação.


  • Wesley Pereira da Silva, Universidade de Brasília , Distrito Federal - disse:
    wesleynh3@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Desculpa a demora! Vela os links abaixo: A química dentro de um bolo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1420/Web/labvirt/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_bolo.swf balanceando uma equação: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14514/Web/labvirtq/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_balanceando.htm


  • carolina tayranarez, intellectus , Rio de Janeiro - disse:
    anak142@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    entendi tudo sobre balanceamento ..muito obrigada ,beijos


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.