Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As mídias no ensino de língua inglesa

 

19/01/2009

Autor e Coautor(es)
NUBEA RODRIGUES XAVIER
imagem do usuário

DOURADOS - MS NTE - DOURADOS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Analisar criticamente narrativas fílmicas, realizar auto-estudo dos conteúdos de língua inglesa de forma crítica e mais criativa, aprender através das mídias e multimídias os conteúdos de língua inglesa.
Duração das atividades
As atividades podem ser adequadas de acordo com o quantitativo de conteúdos a serem inseridos na utilização das velhas e novas tecnologias da informação e comunicação. Pode-se elaborar apenas para uma única aula de 50 minutos ou ainda para todo um bimestre, ocorrendo de acordo com a criatividade e envolvimento dos alunos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Vocabulário e leitura acerca dos temas propostos pelo professor;
Estratégias e recursos da aula

A motivação dos alunos de ensino médio, na disciplina de língua inglesa, deverá ser uma constante para a prática pedagógica do professor. Cabendo a ele, buscar estratégias de ensino que envolvam e interajam os alunos em um aprendizado efetivo e crítico. Para isso, temos que utilizarmos recursos que façam parte do cotidiano dos alunos, como as velhas e as novas tecnologias de informação e comunicação. Uma sugestão é a utilização de narrativas fílmica, que despertam maior interesse dos alunos. A narrativa Pay it forward (corrente do bem) oferece inúmeras possibilidades e construção de atividades interessante relacionadas ao tema de comportamento humano, violência, racismo, valorização humana, voluntariado e cidadania. Inicialmente, pode-se fazer uma análise crítica com os alunos, pedindo que anotem todas as palavras ou frases que estejam relacionadas com a valorização humana. Em grupo ou individualmente, deverão criar frases ou redações que tenham relação com a narrativa, pode-se utilizar a frase feita pelo personagem do filme, o professor de Estudos Sociais Eugene Simonet (Kevin Spacey): o que você espera do mundo? Os alunos poderão realizar essas compositions (redações) ou as frases no acessório de desenho, criando uma corrente em que deva aparecer palavras relacionadas ao tema proposto. Após essa atividade, sugerir que busquem vídeos ou músicas, através do acesso a internet, que tenham relação com a narrativa fílmica. O professor também, poderá elaborar atividades interdisciplinares, anexando nos murais da escola, ações ou novas atitudes (em inglês e em português) que venham possibilitar a realização de uma corrente do bem. Ao envolver outras disciplinas, cria-se a possibilidade de realizar uma ação voluntária na escola, incitando assim, o espírito de cidadania no grupo envolvido. Com o computador , máquina digital e o acesso a internet, os alunos podem elaborar slides, com fotos (retiradas por eles ou da internet) de mensagens elaboradas pelo grupo para ser apresentadas em forma de seminário ao restante da equipe envolvida. Além dessa atividade, pode-se também pedir que busquem através do www.youtube.com.br vídeos ou ainda músicas relacionadas ao tema proposto.

Enfim, o professor tem a possibilidade de criar inúmeras atividades, através das velhas e novas tecnologias, que despertem o interesse pela língua inglesa e pelo estado crítico e cidadão de seus alunos.
 

Recursos Complementares
Televisão; Aparelho de dvd; Filme Pay it forward (corrente do bem); computador; aplicativos e acessório paint; acesso a internet (ou recortes de revistas ou jornais) caso não tenha acesso a internet;
Avaliação
A avaliação deverá ser processual e contínua, avaliando o envolvimento e a produção individual ou em grupo;
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 45 classificações

  • Cinco estrelas 36/45 - 80%
  • Quatro estrelas 6/45 - 13.33%
  • Três estrelas 2/45 - 4.44%
  • Duas estrelas 1/45 - 2.22%
  • Uma estrela 0/45 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jota Alves, E E Dr. ANTÔNIO BATISTA SANTIAGO , Paraíba - disse:
    jotaalves03@gmail.com

    10/04/2012

    Cinco estrelas

    Ótima sugestão. Muitíssimo obrigado. Vale a pena executá-la em sala. Parabéns!


  • Valentina, Escola Nova Brasília , Rondônia - disse:
    valentina.afh@gmail.com

    22/06/2011

    Cinco estrelas

    Ótima ideia. Parabéns!


  • MÁRIO DE ALMEIDA BRITO, E E E M EDUARDO ANGELIM SEDE , Pará - disse:
    mariobrito33@hotmail.com

    15/04/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns professora! excelente sugestão.


  • Kirsten Corinna Weber Silva, ESC EST SETE DE SETEMBRO , Amapá - disse:
    samambaia.k.silva@gmail.com

    10/03/2011

    Cinco estrelas

    Nossa! Parabens, professora.


  • Norma Suely Alves Lopes, FLAVIO MARCILIO EEFM GOVERNADOR , Ceará - disse:
    norsuelo1@gmail.com

    20/02/2011

    Três estrelas

    Bom planejamento. O uso das tecnologias nas aulas de língua estrangeira favorece a aprendizagem e diversifica a maneira de ensinar e aprender.


  • Maria Marly Nascimento Soares, E E E F M MADRE CELESTE , Pará - disse:
    marlynsoares@yahoo.com.br

    04/01/2011

    Quatro estrelas

    criativa e atual


  • HUMBERTO QUIRINO SILVA, SILVA JARDIM , São Paulo - disse:
    humbertoquirino@yahoo.com.br

    16/12/2010

    Quatro estrelas

    You've got it, teacher ! It was a pattern for all want to teach very well English language to our students in the school. Congratulations !!!


  • Keila Maria da Silva Firmo, COLEGIO ESTADUAL PEDRO NECA , Goiás - disse:
    keilafirmo@gmail.com

    25/11/2010

    Cinco estrelas

    Eu estava precisando de dicas como estas,valeu garota,você CAPRICHOU!!


  • Aparecida Sonia de Avelar Castro, ANTONIETA FERRARESE PROFA , São Paulo - disse:
    soniaeluana@hotmail.com

    15/11/2010

    Cinco estrelas

    Movie with the focus on friendship and mutual respect between people. Foreign movies are nice to understand others cultures...I believe resources technology. Very good!


  • sergio rodrigues carvalho, ESC EST ENS MED BERNARDO VIEIRA DE MELLO , Rio Grande do Sul - disse:
    sergio-rc@brturbo.com.br

    12/11/2010

    Quatro estrelas

    Very nice job indeed!!!


  • Karen Guisantes Jones Lopes, SAO FRANCISCO DE ASSIS C E E FUND MED , Paraná - disse:
    kgjlopes@gmail.com

    25/10/2010

    Cinco estrelas

    A internet na sala de aula é um ótimo recurso para trazer os alunos até "nós". Principalmente hoje em dia, em que eles não querem saber do inglês. Este filme "Pay it forward" já trabalhei com meus alunos e o rendimento foi ótimo. Espero que outras professoras como você tenham a mesma dinamicidade e gostem da mídia, pois sem ela hoje, nossas aulas podem perder a objetividade do que é aprender e gostar da Língua Inglesa. Abraços Karen


  • Íris Maria Martins da Silva, EEFM EMANUEL , Ceará - disse:
    ris.silva@yahoo.com.br

    30/09/2010

    Cinco estrelas

    Ótima proposta. Parabéns!!!


  • Lilian Valadão Rezende, EE SAO MATEUS - P O 3 5 B 2 , Minas Gerais - disse:
    lilian.valadao@yahoo.com.br

    15/09/2010

    Cinco estrelas

    A aula é excelente, eu adoro usar a tecnologia para trabalhar em sala de aula, nova forma de trabalhar e os alunos amam tb. Parabéns!!!


  • manoel felicio da silva, escola macario dantas (anexo) , Pará - disse:
    maffezil@hotmail.com

    20/08/2010

    Cinco estrelas

    achei bastante interessante sua aula teacher,gosto muito desse tipo de trabalho,também sou professor de Inglês e faço um trabalho mais ou menos parecido..parabéns!


  • Deise, Escola Est. Acy de Barros , Pará - disse:
    deisedelbianco@hotmail.com

    01/06/2010

    Cinco estrelas

    Sou professora de inglês e de informática, amei seu trabalho, o qual faz a junção perfeita para o ensino/aprendizado dos alunos. Parabéns.


  • Vívian Kely Medeiros, COL EST OSEAS BORGES GUIMARAES , Goiás - disse:
    viviankely2009@hotmail.com

    16/05/2010

    Duas estrelas

    Precisava de algo mais expositivo.


  • Cleusa Bastos Cirqueira Sousa, Colégio Estadual D. Pedro II , Goiás - disse:
    jesuscleusa@hotmail.com

    23/04/2010

    Cinco estrelas

    Completamente aprovado. Os adolescentes se entusiasmam quando se deparam com a mídia porque faz parte da vida deles. É tão natural quanto beber um copo d'água.


  • marli soares, Darcy Vieira , São Paulo - disse:
    marli.soares05@hotmail.com.br

    26/03/2010

    Cinco estrelas

    a aula e´muito boa parabens


  • Marilse Pasta, EEB EMILIO BAUMGART , Santa Catarina - disse:
    mari_pastinha@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei da idéia. Parabens.


  • Maria Alice Almeida Vianna de Queiroz, OTAVIO FERRARI , São Paulo - disse:
    almeida929@itelefonica.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Os aprendentes necessitam atividades lúdicas, para motivar o uso da Língua Inglesa, principalmente no mercado de trabalho, embora hoje já se exige mais um idioma. As aulas deveram ser ministradas usando mapas, a fim de que, possam identificar os países de Língua Inglesa e seus costumes, identificando as diferenças do inglês AmE / BrE, na ortografia e pronúncia. Construir Blogs para interagir entre eles. Salas de informática modernas com monitores responsaveis. Uma sala específica.


  • JOSE SILVA RIBEIRO, EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - disse:
    coordjose@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É uma aula muito interativa acredito que poderá ser readaptada a nossa realidade e termos bons resultados em sala de aula. Por José


  • Adriana Pereira dos Santos de Paula, COL MUL MARIA EVANGELISTA DA ROSA , Goiás - disse:
    adrianapspaula@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Sua aula me ajudou muito.


  • Fanor Lagemann, Faculdade CCAA , Rio de Janeiro - disse:
    gamilfanor@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente. Dá para o semestre inteiro. Uma dica, mestra. Coloque entre parênteses a pronúncia das palavras em Inglês. Ex.: Hot (hhóót) = quente. Não use o IPA (ái-pi-ei). Ele só serve para os americanos. De (intör'néshênel) ele nada tem. A PUC insiste em usar este (oêldféshen) obsoleto IPA. Use o meu Alfabeto Fonético da Língua Portuguesa. Custa barato.


  • Marlene Maria de Araujo, Escola Estadual Maria Lurdes Hora, Barra do Garças , Mato Grosso - disse:
    araujo-marlene@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Execelente, nós educadores devemos usar todo recurso audio-visual que possa motivar a sala de aula , pois é de fundamental importancia a utização par a interação dos alunos com outras culturas.


  • carolina antonia rodrigues ferreira, MARIA DE CASTRO AFFONSO MARINS PROFA CEI 74 , São Paulo - disse:
    marcostule@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    é muito importante nós professores aprendermos a trabalhar com a mídia na escola. desta maneira podemos levar até os nossos alunos o lado bom do nosso progresso. é importante atualisar- se cada vez mais, pois nosssos alunos tem fome do saber desde os primeiros anos na escola.


  • Mikaelle Barreto, COLEGIO ESTADUAL PAULO SARASATE , Ceará - disse:
    mikaellebarreto@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A utilização das ferramentas de mídias na língua inglesa é muito importante para o aprendizado dos alunos. Com a internet eles descobrem, debatem e constatam nas suas pesquisas.


  • MICHELLE PATRICIA ALVES PEREIRA, ESCOLA DE ENSINO FUND SALOMÉ DA ROCHA BARROS , Alagoas - disse:
    michellepatri@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Todo recurso audio-visual que possa ser utilizado em sala de aula para o ensino de inglês é extremamente importante e enriquecedor, pois para se aprender melhor uma língua estrangeira, se faz necessário o conhecimento de sua cultura, e já que por vezes intercambiar isto seria difícil, a utilização desses recursos seria o caminho ( filmes, vídeos, internet , etc ), pois proporcionaria uma aula mais interessante e por tabela mais significativa em termos de ensino-aprendizagem.


  • Marilse Pasta, EEB EMILIO BAUMGART , Santa Catarina - disse:
    mari_pastinha@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nubea, também trabalho com este recurso, é muito legal. Um abraço


  • Patricia Teixeira Almeida, EEFM EDITE ALCANTARA MOTA , Ceará - disse:
    www.patylazo@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Eu adorei,é mais um incentivo para os docentes utilizar ferramentas multimídias no ensino e principalmente envolvendo a língua estrangeira, assim é mais uma motivação para que os alunos despertem maior interesse pela língua inglesa .


  • SANDRO JOSÉ DA SILVA, ESCOLA ESTADUAL PADRE TEOFANES AUGUSTO DE ARAUJO BARROS , Alagoas - disse:
    sandrojds@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Hoje em dia, está havendo um avanço tecnológico muito grande na sociedade, e este, certamente se reflete em sala de aula. É fato, que se tornou difícil aplicar uma aula interativa e dinâmica sem o auxílio de alguma ferramenta tecnológica, todavia, é necessário que o professor saiba fazer uso dessa tecnologia, pois devemos associar o novo ao tradicional, na aplicação dos conteúdos. “Temos que entender que o ensino precisa ser renovado constantemente, mas não mudado completamente”. – Parabéns.


  • simone silva santos de souza, ESCOLA ESTADUAL 1º GRAU FREI JOSE DA ENCARNAÇÃO , Bahia - disse:
    yasbeca@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente


  • Mateus de Araújo Martins, EM LAUDEMIRA COUTINHO DE MELO , Mato Grosso do Sul - disse:
    matthews_martins@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Inovar para aprender. Melhor ainda quando acontece a introdução das novas tecnologias de informação, no caso, a música. Parabéns pelo excelente planejamento e por demostrar que é possível inovar com qualidade e descontração.


  • José Vinicio Rodrigues Gomes, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO DEPUTADO FERNANDO MOTA , Ceará - disse:
    teacher21vinicius@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei da sugestão de aula, neste estado, principalmente neste municipio encontramos dificuldades no aprendizado desta lingua, alunos iniciantes do ensino médio vem defasado do fundamental e não tem interesse no inglês, este modelo de aula vem a despertar o interesse. Valeu professor!


  • EUINA LOPES DA SILVA SANTOS, COLÉGIO ESTADUAL BURITI , Tocantins - disse:
    euinalss@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Não trabalho com língua inglesa, mas achei interessante a ideia de trabalhar com mídias afinal seja elas antigas ou modernas, sempre ocuparão um lugar de destaque em nossas vidas. No aprendizado é tudo de bom.


  • Joselene Costa da Silva, Universidade Federal do Ceará , Ceará - disse:
    lenacos@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Perfeito!!! Vivemos em uma sociedade virtual, assim é importante contextualizarmos nossas aulas no mundo das tecnologias de informação e comunicação, TIC.


  • José Aldo Gustavo de Sousa, CE DEPUTADO PIRES SABOIA , Maranhão - disse:
    gjosealdo@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    "A motivação dos alunos de ensino médio, na disciplina de língua inglesa, deverá ser uma constante para a prática pedagógica do professor". E será a partir do uso das tecnologias e mídias que iremos conseguir essa tão objetivada motivação por parte dos educandos. Parabéns pelo seu trabalho. Usarei essa sugestão como análise para um trabalho do Curso Mídias na Educação. Obrigado pela sugestão! José Aldo Gustavo


  • Lucia Helena Cândida da Silva Medeiros, JARDIM DAS ROSAS , São Paulo - disse:
    luciahelena.silvamedeiros@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei, achei simples e fácil de realizar, e também acredito que os alunos irão participar. Às vezes nós encontramos coisas que são inviáveis de fazer, mas essa idéia é simples é parece que pode despertar interesse.


  • Seide Mairy Mazzali Pessoa Ramos, CEEJA CEL JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA , Rondônia - disse:
    seidemairy@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bem.Nubea!Sua proposta de aula é riquíssima.Através dela é possível fazer adaptações de acordo com cada realidade.Parabéns!Obrigaga por compartilhar suas idéias.


  • Sebastião adilson fernandes, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO ALFREDO MACHADO , Ceará - disse:
    sadilsonfernandes@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei excelente pois a forma de exposição dos conteúdos é prática e dinâmica.A utilização de atividades interdisciplinares aumenta o interesse dos alunos, pois nelas estão presentes várias visões do conteúdo.


  • Bete, Universidade do Estado da Bahia , Bahia - disse:
    bety-vieira@hotmsil.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula, pois nós que professor que somos formadores de cidadãos de bem, devemos resgatar os valores para que se tenham uma boa relação com o outro!


  • lizias alvares, Seduc Escola Fernando Guilhon-Mojui , Pará - disse:
    lizias.alvares@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei excelente principalmente quando ela diz aque não é nescessário a internete se não houver.


  • simone silva santos de souza, ESCOLA ESTADUAL 1º GRAU FREI JOSE DA ENCARNAÇÃO , Bahia - disse:
    yasbeca@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá, colega Excelente proposta.


  • Maria de Fátima Mendonça de Sena, ESC PROF ANTONIO DE BARROS FREIRE , Acre - disse:
    fatimam.sena@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei o plano de aula da professora, acredito que seja bastante proveitoso desenvolvê-lo em sala de aula.


  • Antonio Julio Lopes Caribé, EM PROFA THEREZA NORONHA , Piauí - disse:
    ajcaribe@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula da profa. Nubea Xavier de Inglês é um excelente modelo de aula de como o prof. deve pautar sua metodologia em cima das tecnologias educacionais com vistas ao uso do computador em sala de aula.Sendo assim é só o professor de Inglês tentar inovar suas aulas motivando os alunos a participarem ativamente das aulas no laboratório de Informática.Tenho dito e obrigado.


  • Mônica Rossi Rocha, COL EST VIRGINIO SANTILLO , Goiás - disse:
    armonica29@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela ótima idéia! Com certeza irá envolver os alunos! Vou tentar adaptar algumas coisas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.