Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pop Art

 

04/02/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Juliana Gomes de Souza Dias

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Rosangela Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o movimento artístico que, para muitos autores, inaugura a arte contemporânea; 
  • Analisar a obra dos principais representantes;
  • Verificar os desdobramentos dessas manifestações na atualidade;
  • Propor uma leitura crítica dos signos da cultura de massa.

Atenção professor! Recomendamos que essa aula fosses articulada com a aula “A Arte na Cultura de Massa” onde aparecem os desdobramentos contemporâneos da Pop Art, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2588

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceitos básicos sobre cultura de massa, propaganda, padrões culturais.
Estratégias e recursos da aula
                   

Objetivos específicos:

  • Despertar uma visão crítica sobre os padrões culturais;
  • Despertar senso crítico com relação aos meios de comunicação.

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deve iniciar a aula questionando os alunos sobre o que eles pensam serem padrões culturais. Para enriquecer a discussão, apresentar as seguintes imagens e questionar se elas fazem parte de sua cultura e se não faz, se eles sabem que culturas essas imagens estão representando:

Atenção professor! Pergunte também aos alunos de que maneira eles conseguem identificar que os elementos mostrados nas fotos não fazem parte de sua cultura e como eles sabem que tais culturas pertencem a determinados lugares. Provavelmente eles responderão que ficaram sabendo pela televisão, pelo cinema ou internet. Essas informações serão úteis para o desenvolvimento da aula, pois a nossa cultura está muito ligada aos meios de comunicação e os padrões culturais se estabelecem em nosso cotidiano por intermédio da mídia.

undefined

Índia brasileira amamentando: http://mundoindigena.zip.net/images/INDIGENA307500.jpg

undefined

Dança folclórica Alemã: http://www.folclore.tur.br/imagens/05danca.jpg

undefined

Aborígenes australianos: http://www.kalipedia.com/kalipediamedia/geografia/media/200704/10/geodescriptiva/20070410klpgeodes_73.Ies.SCO.jpg

undefined

Mulher árabe com véu: http://brztokiohotel.files.wordpress.com/2009/04/arabe_veu.jpg

undefined

Chinesa comendo escorpião: http://1.bp.blogspot.com/_KlfjjUIPn_Y/SsaikdML0XI/AAAAAAAAAsA/8FTX3fnDPgQ/s400/ca-47d5a694b2126f524688f3a2e80f1aac.jpeg

undefined

Homem de terno: http://www.modaparausar.com/wp-content/uploads/2008/08/armani2.jpg

undefined

Garoto skatista: http://cemporcentoskate.uol.com.br/arq/blog/255_1.jpg

Instrumentalização

Aula 1: Padrões culturais

Depois apresente o recurso MEOW, um curta de animação da década de 1980, produzido por Marcos Magalhães, que discute sobre a questão da invasão da cultura americana e a dependência que isso ca usa. E co mo a cultura de massa é utilizada para a dominação e condicionamento sobre nossos próprios desejos de consumo e influenciar no nosso cotidiano.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16756

Meow

Agora pergunte se os alunos se identificam com algumas das imagens expostas e por que. Comente o conteúdo do vídeo com a turma e peça para que eles elaborem um texto explicando como eles escolhem suas roupas e porque eles não usariam as vestimentas ou adotariam os hábitos das outras culturas expostas nas imagens.

Aula 2: Pop Art e a ironia sobre dos padrões

Agora que os alunos já discutiram as questões relacionadas à cultura e aos padrões culturais, é hora de introduzir a Pop Art utilizando dois de seus maiores ícones, Andy Warhol e Roy Lichtenstein.

Andy Warhol tinha como uma de suas características utilizar imagens da indústria cultural em suas pinturas e serigrafias, equiparando o valor significante da imagem ao da própria pessoa, ou seja, a imagem de Marilyn é tão importante quanto a própria Marilyn.

undefined

Marilyn Monroe – Símbolo da indústria cultural norte-americana: http://1.bp.blogspot.com/_bifc1XRvQic/Sbzq2Qyd2gI/AAAAAAAAABg/PTwQvi1WLYo/s320/marilyn_andy_warhol.jpg

undefined

Mao Tse Tung – Ditador chinês: http://www.calico.ie/uploaded_images/mao_tse_tung-743642.jpg

Roy Lichtenstein utilizava a linguagem das histórias em quadrinhos (pontos da impressão, traços fortes, personagens padronizados), mas fazia isso com a técnica de pintura mais tradicional: óleo sobre tela. Era uma maneira de ironizar a própria pintura e o papel do artista nessa nova sociedade.

undefined

Imagens extraídas de quadrinhos, mas transpostas para a tela com tinta óleo: http://designrn.files.wordpress.com/2009/03/2.jpg

undefined

A ironia do artista em representar uma pincelada expressionista por meio da linguagem de impressão industrial, mas usando a técnica de óleo sobre tela: http://www.thecityreview.com/f06cco1p.jpg

Atenção Professor! A abordagem do tema deve ser com base nas discussões sobre cultura elaboradas na aula anterior, já que a Pop Art foi um movimento iniciado na Europa, mas que teve seu terreno mais fértil nos EUA. O principal objetivo dos artistas era a contestação dos padrões culturais das décadas de 1950 e 1960.

Após a explanação sobre o momento histórico e sobre os artistas que compuseram o movimento da Pop Art, o professor lançará a proposta de os alunos, em duplas, prepararem um texto crítico sobre a Pop Art. Pode ser sobre um artista em especial ou sobre o movimento todo. Para escrever o texto os alunos usarão a ferramenta Google Docs e publicarão os textos no blog.

Para criar textos colaborativos utilizando o Google Docs sugerimos o tutorial: https://docs.google.com/Doc?docid=0AZCtStwOwbLxZGNkZjc5OHpfMTJjaHNt YmNkZg&hl=pt_BR

TUTORIAL BLOGER: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf

Atenção Professor! Reserve parte da aula 2 e a aula 3 para a produção do texto. Para isso reserve o laboratório de informática para 3 dias, pois na aula 4 será feita a apresentação dos textos pelas duplas e a avaliação coletiva.

Catarse

Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou em sua visão crítica sobre a mídia e sua influência sobre nosso comportamento.

Prática social final do conteúdo

Os alunos deverão elaborar um texto individual contando suas experiências com a pesquisa desenvolvida nessas aulas e também relatos relacionados com a produção do texto crítico com o uso da ferramenta Google Docs, bem como a repercussão dos textos críticos junto aos colegas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Meow Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar:

  • Produções dos estudantes
  • Comprometimento com a pesquisa sobre os artistas
  • Participação e envolvimento com o grupo de trabalho para elaboração do texto
  • Participação do aluno durante as discussões
  • Interesse na discussão dos textos dos demais grupos
  • Respeito às datas de entrega
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Carolina de Jesus Rodrigues, Escola Municipal Castro Alves e Prof Juventina Betim da Silva , Paraná - disse:
    carolinajrodrigues@gmail.com

    17/03/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito e vou adaptar para meus alunos da primeira etapa do fundamental(3ºAno) Parabéns,vou me tornar assidua do seu blog


  • sueli de souza zaurisio, EE ROTARY DR NELSON DE ARAUJO , Mato Grosso do Sul - disse:
    suelizaurisio@gmail.com

    19/09/2010

    Cinco estrelas

    parabéns ..............


  • Jose Alberto, Escola Souza Brandão , Pernambuco - disse:
    bettoccosta@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa aula, pois me deu algumas idéias para trabalhar com alunos do ensino médio. Gostaria de dicas sobre como posso incrementar ainda mais minhas aulas, pois infelizmente não sou professor de Artes e sim de História. Grande abraço.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.