04/02/2010
Eziquiel Menta, Rosangela Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Atenção professor! Recomendamos que essa aula fosses articulada com a aula “A Arte na Cultura de Massa” onde aparecem os desdobramentos contemporâneos da Pop Art, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2588
O professor deve iniciar a aula questionando os alunos sobre o que eles pensam serem padrões culturais. Para enriquecer a discussão, apresentar as seguintes imagens e questionar se elas fazem parte de sua cultura e se não faz, se eles sabem que culturas essas imagens estão representando:
Atenção professor! Pergunte também aos alunos de que maneira eles conseguem identificar que os elementos mostrados nas fotos não fazem parte de sua cultura e como eles sabem que tais culturas pertencem a determinados lugares. Provavelmente eles responderão que ficaram sabendo pela televisão, pelo cinema ou internet. Essas informações serão úteis para o desenvolvimento da aula, pois a nossa cultura está muito ligada aos meios de comunicação e os padrões culturais se estabelecem em nosso cotidiano por intermédio da mídia.
Índia brasileira amamentando: http://mundoindigena.zip.net/images/INDIGENA307500.jpg
Dança folclórica Alemã: http://www.folclore.tur.br/imagens/05danca.jpg
Aborígenes australianos: http://www.kalipedia.com/kalipediamedia/geografia/media/200704/10/geodescriptiva/20070410klpgeodes_73.Ies.SCO.jpg
Mulher árabe com véu: http://brztokiohotel.files.wordpress.com/2009/04/arabe_veu.jpg
Chinesa comendo escorpião: http://1.bp.blogspot.com/_KlfjjUIPn_Y/SsaikdML0XI/AAAAAAAAAsA/8FTX3fnDPgQ/s400/ca-47d5a694b2126f524688f3a2e80f1aac.jpeg
Homem de terno: http://www.modaparausar.com/wp-content/uploads/2008/08/armani2.jpg
Garoto skatista: http://cemporcentoskate.uol.com.br/arq/blog/255_1.jpg
Depois apresente o recurso MEOW, um curta de animação da década de 1980, produzido por Marcos Magalhães, que discute sobre a questão da invasão da cultura americana e a dependência que isso ca usa. E co mo a cultura de massa é utilizada para a dominação e condicionamento sobre nossos próprios desejos de consumo e influenciar no nosso cotidiano.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16756
Agora pergunte se os alunos se identificam com algumas das imagens expostas e por que. Comente o conteúdo do vídeo com a turma e peça para que eles elaborem um texto explicando como eles escolhem suas roupas e porque eles não usariam as vestimentas ou adotariam os hábitos das outras culturas expostas nas imagens.
Agora que os alunos já discutiram as questões relacionadas à cultura e aos padrões culturais, é hora de introduzir a Pop Art utilizando dois de seus maiores ícones, Andy Warhol e Roy Lichtenstein.
Andy Warhol tinha como uma de suas características utilizar imagens da indústria cultural em suas pinturas e serigrafias, equiparando o valor significante da imagem ao da própria pessoa, ou seja, a imagem de Marilyn é tão importante quanto a própria Marilyn.
Marilyn Monroe – Símbolo da indústria cultural norte-americana: http://1.bp.blogspot.com/_bifc1XRvQic/Sbzq2Qyd2gI/AAAAAAAAABg/PTwQvi1WLYo/s320/marilyn_andy_warhol.jpg
Mao Tse Tung – Ditador chinês: http://www.calico.ie/uploaded_images/mao_tse_tung-743642.jpg
Roy Lichtenstein utilizava a linguagem das histórias em quadrinhos (pontos da impressão, traços fortes, personagens padronizados), mas fazia isso com a técnica de pintura mais tradicional: óleo sobre tela. Era uma maneira de ironizar a própria pintura e o papel do artista nessa nova sociedade.
Imagens extraídas de quadrinhos, mas transpostas para a tela com tinta óleo: http://designrn.files.wordpress.com/2009/03/2.jpg
A ironia do artista em representar uma pincelada expressionista por meio da linguagem de impressão industrial, mas usando a técnica de óleo sobre tela: http://www.thecityreview.com/f06cco1p.jpg
Atenção Professor! A abordagem do tema deve ser com base nas discussões sobre cultura elaboradas na aula anterior, já que a Pop Art foi um movimento iniciado na Europa, mas que teve seu terreno mais fértil nos EUA. O principal objetivo dos artistas era a contestação dos padrões culturais das décadas de 1950 e 1960.
Após a explanação sobre o momento histórico e sobre os artistas que compuseram o movimento da Pop Art, o professor lançará a proposta de os alunos, em duplas, prepararem um texto crítico sobre a Pop Art. Pode ser sobre um artista em especial ou sobre o movimento todo. Para escrever o texto os alunos usarão a ferramenta Google Docs e publicarão os textos no blog.
Para criar textos colaborativos utilizando o Google Docs sugerimos o tutorial: https://docs.google.com/Doc?docid=0AZCtStwOwbLxZGNkZjc5OHpfMTJjaHNt YmNkZg&hl=pt_BR
TUTORIAL BLOGER: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf
Atenção Professor! Reserve parte da aula 2 e a aula 3 para a produção do texto. Para isso reserve o laboratório de informática para 3 dias, pois na aula 4 será feita a apresentação dos textos pelas duplas e a avaliação coletiva.
Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou em sua visão crítica sobre a mídia e sua influência sobre nosso comportamento.
Os alunos deverão elaborar um texto individual contando suas experiências com a pesquisa desenvolvida nessas aulas e também relatos relacionados com a produção do texto crítico com o uso da ferramenta Google Docs, bem como a repercussão dos textos críticos junto aos colegas.
Nome | Tipo |
---|---|
Meow | Animação/simulação |
O professor deverá avaliar:
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/03/2011
Quatro estrelasGostei muito e vou adaptar para meus alunos da primeira etapa do fundamental(3ºAno) Parabéns,vou me tornar assidua do seu blog
19/09/2010
Cinco estrelasparabéns ..............
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito dessa aula, pois me deu algumas idéias para trabalhar com alunos do ensino médio. Gostaria de dicas sobre como posso incrementar ainda mais minhas aulas, pois infelizmente não sou professor de Artes e sim de História. Grande abraço.