Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Arte na Cultura de Massa

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Filosofia Teoria do conhecimento
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as relações da arte com a cultura de massa, suas contradições e apropriações dessa cultura.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
undefined Essa aula necessita de recursos do laboratório de informática. Verifique se o laboratório de informática disponibiliza kits multimídia, e reserve fones de ouvido, um para cada computador.

Aula 1

O professor deve iniciar a aula questionando os alunos sobre o que é cultura de massa?

As diversas respostas devem ser anotadas no quadro para que sejam retomadas depois.

Depois desse breve brainstorm, o professor deve colocar o vídeo Meow para a turma, pedindo para que prestem atenção aos detalhes.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16756

Meow

Depois do filme, o professor deve utilizar o simulador Dom-in-ação, que aborda a temática da dominação cultural e cultura de massa. Disponível em: http://dom-in-acao.vilabol.uol.com.br/. O artista propõe uma discussão por meio de uma navegação ao site. Nesse site há links que levam a diversos conteúdos sobre dominação cultural.

undefined

Depois da experiência com o  site, o professor deve propor aos alunos que escrevam um pequeno texto sobre o que é dominação cultural. Pode ser um pequeno conto, uma poesia, uma redação, etc. Qualquer gênero literário pode ser utilizado.

Aula 2

Nessa aula o professor continuará a discussão sobre dominação cultural e cultura de massa, agora usando como base um texto da revista Galileu, sobre a mais nova manifestação artística de  Dina Goldstein, disponível em:  http://colunas.galileu.globo.com/blogdagalileu/2009/06/15/felizes-para-sempre-as-princesas-na-vida-real-nao-seriam-exatamente-assim/
No projeto Fallen Princess – ou Princesas Decadentes, em uma tradução livre – a artista propõe nova visualidade para as princesas da Disney, contextualizando os contos de fadas para os dias atuais, aplicando a elas alguns problemas que f azem parte do nosso cotidiano, como doenças, cirurgias plásticas, problemas domésticos, etc. O site da fotógrafa é http://www.dinagoldstein.com/
Segue abaixo algumas das imagens disponíveis na mesma coluna da revista Galileu:

undefined A Bela Adormecida – que só consegue manter sua beleza por conta de diversas cirurgias plásticas.

undefined A Branca de Neve – sofrendo com sua vida medíocre ao lado de um príncipe preguiçoso e vários filhos para criar.

undefined A Jasmin (do filme Aladdin) – em meio a conflitos no Oriente Médio.

undefined A Chapeuzinho Vermelho – sofrendo com a obesidade

undefined

Proponha agora aos alunos que façam releituras de imagens de propagandas de revistas, imagens de outdoor e publicidade urbana, propagandas de Televisão ou rádio. A técnica é livre.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Meow Animação/simulação
Recursos Complementares
Artista Dina Goldstein  http://www.dinagoldstein.com/
Adorno e a Indústria Cultural:  http://www.urutagua.uem.br//04fil_silva.htm
Indústria cultural e comunicação de massa:  http://www.crmariocovas.sp.gov.br/com_a.php?t=002

Da Cultura à Indústria Cultural: http://br.geocities.com/madsonpardo/ms/folha/msf10.htm

Avaliação
O professor deverá construir junto com a turma os critérios e habilidades a serem avaliados durante a aprendizagem, pois assim os alunos ficarão cientes da forma como serão avaliados. Durante o processo o professor deverá instigar a participação de todos; o respeito às opiniões; o desenvolvimento do senso crítico; o respeito aos direitos do próximo; e a civilidade.
Sugerimos que seja feita uma avaliação coletiva das obras, em forma de debate, onde a turma toda julgará os trabalhos individualmente, de forma que sejam observados critérios como:
- Comprometimento com a proposta;
- Empenho em realizar as etapas propostas;
- Respeito aos trabalhos dos colegas;
- Empenho em participar das discussões.

Depois da avaliação, sugerimos que seja feita uma exposição com todas as obras.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 14 classificações

  • Cinco estrelas 8/14 - 57.14%
  • Quatro estrelas 4/14 - 28.57%
  • Três estrelas 2/14 - 14.29%
  • Duas estrelas 0/14 - 0%
  • Uma estrela 0/14 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.