Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Expressionismo Abstrato

 

20/01/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Juliana Gomes de Souza Dias

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Rosangela Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o movimento artístico que marca a mudança do eixo das artes de Paris para Nova Iorque;
  • Analisar a obra dos principais representantes;
  • Verificar os desdobramentos dessas manifestações na atualidade;
  • Conhecer o contexto histórico que levou a essa mudança no eixo das artes da Europa para os EUA.

Atenção professor! Recomendamos que essa aula fosses articulada com a aula “Pop Art”, pois o Expressionismo Abstrato e a Pop Art foram movimentos que ocorreram na mesma época e eram de certa forma opostos em determinados pontos de vista.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceitos básicos sobre a Segunda Guerra Mundial.
Estratégias e recursos da aula
                   

Objetivos específicos:

  • Apresentar o processo de criação como parte integrante da obra de arte;
  • Analisar de que maneira a Segunda Guerra Mundial influenciou nesse movimento e nessa mudança no mercado das artes.

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deve iniciar a aula questionando os alunos sobre o que eles sabem sobre a Segunda Guerra Mundial e sobre as conseqüências desse fato histórico para a sociedade. O professor deve instigar os alunos a pensarem se o mundo das artes também foi afetado por essas mudanças. Apresente a letra da canção Rosa de Hiroshima e o áudio Rosa de Hiroshima (Canta Cantos).

Rosa de HiroshimaNey Matogrosso
Composição: Vinícius de Moraes / Gerson Conrad

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada

Rosa de Hiroshima (Canta Cantos). Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11645

Rosa de Hiroshima [Canta cantos]

Depois de apresentar o recurso e a letra da música peça para os alunos escreverem um texto curto sobre como eles se sentiriam vivendo esse momento histórico de guerra.

Instrumentalização

Aula 1: Expressionismo Abstrato

Partindo do que foi feito no início da aula, o professor deverá iniciar a explanação sobre o Expressionismo Abstrato e sobre a mudança do eixo das artes da Europa para os EUA, partindo da hipótese de que o êxodo dos vanguardistas parisienses para Nova Iorque formou as bases para a criação de uma arte nova, traduzida para a sociedade de consumo, que foi o primeiro movimento artístico de alcance mundial que não começou na Europa. Os artistas e críticos davam o mesmo valor ao objeto e ao processo de criação artística. O caminho tomado pelas artes, desde então, tem sido o de se aproximar do público, que passou de espectador a interventor e colaborador.

undefined

Willem de Kooning: http://www.albrightknox.org/ArtStart/art/1955_6.jpg

undefined

Mark Rothko: http://www.abstract-art.com/abstraction/l2_Grnfthrs_fldr/g0000_gr_inf_images/g051_rothko_vbkoy-wr.jpg

undefined

Jackson Pollock: http://leaderswedeserve.files.wordpress.com/2007/11/convergence_jackson_pollock.jpg

Atenção Professor! Ressalte para os alunos que os artistas do Expressionismo Abstrato buscavam uma erudição cada vez maior para sua arte. É nesse momento que a aula deve ser articulada com o que foi feito na aula sobre a Pop Art, pois a Pop Art buscava justamente o contrário : buscava aproximar a arte do cotidiano, e n ão afasta-la.

Aula 2: Pop Art e o Expressionismo Abstrato

Com base nas discussões da aula anterior e no conteúdo da Pop Art, agora o professor deve pedir para os alunos elaborarem um texto individual ressaltando as diferenças que eles percebem em obras da Pop Art e do Expressionismo Abstrato. Eles deverão apresentar esse texto para o professor e com base nele participarem de um debate em sala de aula sobre o assunto, onde o professor irá salientar os pontos principais.

Atenção Professor! Essa atividade em grupo deve servir como parte da avaliação, portanto instigue os alunos a participarem com suas opiniões, mesmo que já tenha sido falado algo semelhante, peça para que todos participem.

Após o debate, o professor deve separar a turma em pequenos grupos e cada um desses grupos irá tratar de um tema relacionado com o Expressionismo Abstrato, como: Segunda Guerra Mundial; relação entre o Expressionismo Abstrato e a Pop Art; biografia de alguns dos pintores citados; Relações possíveis com artistas brasileiros; etc.

Para escrever o texto os alunos usarão a ferramenta Google Docs e publicarão os textos no blog.

Atenção Professor! Reserve para a aula 2 o laboratório de informática, mas pode ser que a atividade leve mais de uma aula para ficar pronta, então programe dois dias. Reserve mais uma dia para a apresentação e avaliação coletiva.

Catarse

Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, como concebiam esta arte antes da aula e como a vêem agora, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou em sua visão crítica sobre os acontecimentos históricos que envolveram o Expressionismo Abstrato, principalmente a Segunda Guerra Mundial.

Prática social final do conteúdo

O professor deverá auxiliar os alunos a montar uma exposição com os trabalhos e textos críticos produzidos. Na abertura da exposição as turmas envolvidas poderão realizar um debate sobre o tema das obras e o professor será o mediador.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Rosa de Hiroshima [Canta cantos] Áudio
Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar:

  • As produções dos estudantes
  • Comprometimento com a pesquisa
  • Participação e envolvimento com o grupo de trabalho para elaboração do texto
  • Participação do aluno durante o debate sobre Expressionismo Abstrato e Pop Art
  • Interesse na discussão dos temas dos demais grupos na avaliação coletiva
  • Respeito às datas de entrega
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • marcio camarão, Escola Estadual Deusolina Salies Farias , Amapá - disse:
    marciocamarao@bol.com.br

    25/03/2015

    Quatro estrelas

    A aula proposta e apresentada aos meus alunos teve como resposta o interesse pelo conhecimento histórico e pela produção de trabalhos para uma melhor apresentação. O envolvimento da turma foi positivo no momento em que o inicio da discussão começa com uma letra de música, oportunizando o pensar de que música não é só ritmo, mais informação.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.