20/01/2010
Eziquiel Menta, Rosangela Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Atenção professor! Recomendamos que essa aula fosses articulada com a aula “Pop Art”, pois o Expressionismo Abstrato e a Pop Art foram movimentos que ocorreram na mesma época e eram de certa forma opostos em determinados pontos de vista.
O professor deve iniciar a aula questionando os alunos sobre o que eles sabem sobre a Segunda Guerra Mundial e sobre as conseqüências desse fato histórico para a sociedade. O professor deve instigar os alunos a pensarem se o mundo das artes também foi afetado por essas mudanças. Apresente a letra da canção Rosa de Hiroshima e o áudio Rosa de Hiroshima (Canta Cantos).
Rosa de HiroshimaNey Matogrosso
Composição: Vinícius de Moraes / Gerson Conrad
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
Rosa de Hiroshima (Canta Cantos). Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11645
Rosa de Hiroshima [Canta cantos]
Depois de apresentar o recurso e a letra da música peça para os alunos escreverem um texto curto sobre como eles se sentiriam vivendo esse momento histórico de guerra.
Partindo do que foi feito no início da aula, o professor deverá iniciar a explanação sobre o Expressionismo Abstrato e sobre a mudança do eixo das artes da Europa para os EUA, partindo da hipótese de que o êxodo dos vanguardistas parisienses para Nova Iorque formou as bases para a criação de uma arte nova, traduzida para a sociedade de consumo, que foi o primeiro movimento artístico de alcance mundial que não começou na Europa. Os artistas e críticos davam o mesmo valor ao objeto e ao processo de criação artística. O caminho tomado pelas artes, desde então, tem sido o de se aproximar do público, que passou de espectador a interventor e colaborador.
Willem de Kooning: http://www.albrightknox.org/ArtStart/art/1955_6.jpg
Mark Rothko: http://www.abstract-art.com/abstraction/l2_Grnfthrs_fldr/g0000_gr_inf_images/g051_rothko_vbkoy-wr.jpg
Jackson Pollock: http://leaderswedeserve.files.wordpress.com/2007/11/convergence_jackson_pollock.jpg
Atenção Professor! Ressalte para os alunos que os artistas do Expressionismo Abstrato buscavam uma erudição cada vez maior para sua arte. É nesse momento que a aula deve ser articulada com o que foi feito na aula sobre a Pop Art, pois a Pop Art buscava justamente o contrário : buscava aproximar a arte do cotidiano, e n ão afasta-la.
Com base nas discussões da aula anterior e no conteúdo da Pop Art, agora o professor deve pedir para os alunos elaborarem um texto individual ressaltando as diferenças que eles percebem em obras da Pop Art e do Expressionismo Abstrato. Eles deverão apresentar esse texto para o professor e com base nele participarem de um debate em sala de aula sobre o assunto, onde o professor irá salientar os pontos principais.
Atenção Professor! Essa atividade em grupo deve servir como parte da avaliação, portanto instigue os alunos a participarem com suas opiniões, mesmo que já tenha sido falado algo semelhante, peça para que todos participem.
Após o debate, o professor deve separar a turma em pequenos grupos e cada um desses grupos irá tratar de um tema relacionado com o Expressionismo Abstrato, como: Segunda Guerra Mundial; relação entre o Expressionismo Abstrato e a Pop Art; biografia de alguns dos pintores citados; Relações possíveis com artistas brasileiros; etc.
Para escrever o texto os alunos usarão a ferramenta Google Docs e publicarão os textos no blog.
Atenção Professor! Reserve para a aula 2 o laboratório de informática, mas pode ser que a atividade leve mais de uma aula para ficar pronta, então programe dois dias. Reserve mais uma dia para a apresentação e avaliação coletiva.
Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, como concebiam esta arte antes da aula e como a vêem agora, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou em sua visão crítica sobre os acontecimentos históricos que envolveram o Expressionismo Abstrato, principalmente a Segunda Guerra Mundial.
O professor deverá auxiliar os alunos a montar uma exposição com os trabalhos e textos críticos produzidos. Na abertura da exposição as turmas envolvidas poderão realizar um debate sobre o tema das obras e o professor será o mediador.
Nome | Tipo |
---|---|
Rosa de Hiroshima [Canta cantos] | Áudio |
O professor deverá avaliar:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/03/2015
Quatro estrelasA aula proposta e apresentada aos meus alunos teve como resposta o interesse pelo conhecimento histórico e pela produção de trabalhos para uma melhor apresentação. O envolvimento da turma foi positivo no momento em que o inicio da discussão começa com uma letra de música, oportunizando o pensar de que música não é só ritmo, mais informação.