Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Muralismo Mexicano

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Juliana Gomes de Souza Dias

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Rosangela Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o movimento artístico que marca a primeira grande mobilização social da América Latina no século XX, logo após a Revolução Mexicana de 1910; 
  • Analisar a obra dos principais representantes;
  • Verificar os desdobramentos dessas manifestações na atualidade.
Duração das atividades
2 a 3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceitos básicos sobre a Revolução Mexicana de 1910.
Estratégias e recursos da aula

Objetivos específicos:

  • Apresentar o movimento artístico como um movimento social também;
  • Despertar na turma o sentimento de que a arte pode ter um valor social;
  • Criar pigmentos para pintura.

Prática social inicial do conteúdo:

Uma de suas principais bandeiras do Muralismo Mexicano era o nacionalismo e isso se refletia em todas as obras, por isso era considerado mais do que um movimento artístico, mas uma mobilização social em volta da Revolução Mexicana de 1910.

Atenção Professor! Essa aula pode ser articulada com a disciplina de História para que o conteúdo sobre a Revolução Mexicana de 1910 seja abordado de maneira mais aprofundada.

O professor pode iniciar a aula questionando os alunos se eles sabem o que é uma revolução. Que conseqüências uma revolução pode causar em uma sociedade e de que maneira isso afetaria a arte.

Instrumentalização:

Aula 01:

Depois disso o professor deve apresentar um breve contexto histórico sobre a Revolução Mexicana de 1910 e introduzir o tema do Muralismo Mexicano na discussão, mostrando que, em paralelo a isso, as vanguardas estavam acontecendo na Europa.

Em Recursos Complementares indicamos alguns links para auxiliar o professor na explanação inicial.

Depois dessa introdução teórica, o professor deve pedir para os alunos escreverem um pequeno texto sobre o assunto, principalmente focando no que eles entendem por arte de cunho social e o que, no convívio social deles, eles caracterizariam como arte social.

Aula 02: Fazendo um mural

O professor pode iniciar a aula recapitulando os conteúdos abordados na aula anterior e propondo que nessa aula seja feita uma pintura mural em escala. O tema será escolhido pelo grupo e deve ter ligação com o contexto social do grupo, buscando alertar sobre algum problema social latente no cotidiano dos alunos. A turma s erá dividida em pequenos grupos de 3 a 4 alunos que utilizarão uma placa de isopor como suporte para a manifestação artística. As tintas serão confeccionadas conforme o recurso TINTAS, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7728.

Tintas

Atenção Professor! Organize com os alunos uma exposição na sala de aula ou nos corredores da escola. Envolva as diversas turmas do mesmo nível de ensino para ampliar a exposição e dar o caráter de mural para as placas expostas nas paredes. É possível que para isso o professor necessite de mais de uma aula.

O professor deve propor um debate depois de terminada a exposição para que os alunos interajam e discutam o processo todo, desde a criação das tintas, passando pelas pesquisas e pela criação dos murais, bem como a repercussão da exposição em âmbito escolar.

Catarse

Após a apresentação os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou em sua visão crítica sobre a arte e seu papel social.

Prática social final do conteúdo

Com base na discussão proposta ao final das atividades, os alunos deverão elaborar um texto individual contando suas experiências com a pesquisa desenvolvida nessas aulas e também relatos relacionados com o desenvolvimento dos murais, bem como a repercussão da exposição em âmbito escolar. O professor deverá organizar uma exposição com os trabalhos dos alunos e extender a comunidade escolar o debate sobre a temática abordada e as obras produzidas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Tintas Experimento prático
Recursos Complementares

Revolução Mexicana de 1910:

Muralismo Mexicano:

Principais artistas:

Diego Rivera:

José Orozco:

David Siqueiros:

Avaliação

O professor deverá avaliar:

  • As produções dos estudantes
  • Envolvimento com o tema das discussões iniciais
  • Comprometimento com o grupo no desenvolvimento das tintas e dos murais
  • Interesse na discussão com os demais grupos na discussão posterior à exposição
  • Respeito às datas de entrega
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • xenia, xxx , Rio de Janeiro - disse:
    motta911@yahoo.com.br

    02/11/2014

    Quatro estrelas

    Gostei da atividade e dos links relacionados.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.