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O EU e o OUTRO: o existencialismo

 

21/12/2009

Autor e Coautor(es)
Virna Ligia Fernandes Braga
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Filosofia Teoria do conhecimento
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Filosofia História da filosofia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno irá aprender sobre a noção filosófica do 'eu' que se revela e cria uma identidade através da percepção que o 'outro' tem dele, corrente filosófica chamada de existencialismo, que implica na experiência como veículo de descoberta constante sobre a subjetividade de cada ser humano. Como também em liberdade, escolha e responsabilidade.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

1ª ETAPA:

Apresente aos alunos a seguinte proposta:

1 - Em uma folha em branco vocês vão escrever o que conseguirem descobrir sobre um colega de turma, durante 20 minutos. Podem perguntar sobre o gosto musical, preferência por livros, que lugares gosta de frequentar, etc.

2 - Coloque os alunos em duplas, mas evite deixar aqueles que já são próximos no dia a dia formarem uma dupla. A idéia é que alunos menos íntimos formem duplas.

3 - Leve-os para um lugar aberto, pode ser um pátio, ou ginásio, cada dupla vai procurar um lugar para ficar, sob a observação do professor.


Objetivos:

- Conhecer os 'outros' colegas de sala.

- Descobrir o impacto que você exerce no outro.

- Estudar fenômenos relacionados com a imagem que fazemos de nós e do outro, como estabelecemos a convivência em sala de aula: com os colegas, quais os seus efeitos, como são feitas as escolhas no dia a dia, existe liberdade, e respeito à opinião do outro, etc.

Ao término dessa etapa cada aluno fará uma breve apresentação de seu colega de dupla para toda a turma. As anotações precisam ser guardadas para serem usadas na segunda etapa.

2ª ETAPA:

1 - Divida a turma em quatro grupos.

2 - Distribua para cada grupo os trechos de textos seguintes, de forma aleatória:

- "Necessário para mim, o Outro é também um mal- um mal necessário [...] somos, eu e o outro, duas liberdades que se afrontam e tentam mutuamente paralisar-se pelo olhar. Dois homens juntos são dois seres que se espreitam para escravizar a fim de não serem escravizados". (PERDIGÃO, Paulo. Existência e liberdade. Uma introdução à filosofia de Sartre. Porto Alegre: L&PM, 1995).

- "O Outro é, para a minha ação livre, um mal, pois a liberdade do Outro limita a minha e, mais ainda, é um mal do qual não posso me libertar, pois o outro faz parte do meu Eu, da minha consciência e da minha ação". (SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada. Petrópolis: Vozes, 1999).

- "O Outro me faz um Ser indefeso perante uma consciência que me julga. [...] De certo modo, somos escravos do Outro que é nosso juiz e nosso senhor. Não temos para onde fugir. Para onde quer que vá, o que quer que faça, o Outro estará presente, mesmo em meu quarto fechado, porque o Outro está encravado no meu próprio miolo (sou um ‘Ser-Para-Outro’)". (PERDIGÃO, Paulo. Existência e liberdade. Uma introdução à filosofia de Sartre. Porto Alegre: L&PM, 1995).

- "(...) a realidade não existe a não ser na ação (...) só o ato permite ao Homem viver. No entanto, o engajamento singular implica (...) a responsabilidade direta para com os outros homens engajados pela escolha, já que a decisão indica a direção do que se escolhe e esta ação define o indivíduo". (SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova Cultural, 1987).

3 - Peça aos grupos para debaterem entre si, utilizando como tema a atividade da primeira etapa da aula e as frases que cada grupo recebeu. O objetivo é relacionar a atividade inicial ao conteúdo das frases.

4 - Os alunos podem comparar a diversidade de gostos e opiniões de seus colegas de turma, a partir das anotações do início, para relacionar com a questão do outro.

5 - Após a troca de opiniões, os grupos irão apresentar suas conclusões e questionamentos para todos. Podem ser usadas várias formas de apresentação: slides, textos, criação de blog, etc.

CONCLUSÃO:

Por ser um tema demasiado complexo o professor pode entremear as falas dos alunos e, sem tomar todo o tempo para si, tecer algumas considerações so bre como o homem ap reende a si mesmo a partir da experiência, da existência real, compartilhada com outro sujeito. Com estas proposições filosóficas, Sartre marcou o lugar do Ser no mundo, fugindo de uma proposição idealista. É através da convivência com o outro e das escolhas, que implicam liberdade, que nós estabelecemos nossa identidade como sujeito-EU. Processo feito pelo OUTRO-aqui entendido como o colega de sala.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos irão criar um blog com os resultados do trabalho desenvolvido nas aulas, que pode ser continuamente mantido como fórum de debates, através da ligação de temas do cotidiano escolar que tratem de liberdade e responsabilidade.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 14 classificações

  • Cinco estrelas 4/14 - 28.57%
  • Quatro estrelas 7/14 - 50%
  • Três estrelas 3/14 - 21.43%
  • Duas estrelas 0/14 - 0%
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Opiniões

  • jeovânia pinheiro do nascimento, EEEFM MATIAS FREIRE , Paraíba - disse:
    jeovaniapinheiro@yahoo.com.br

    03/12/2013

    Quatro estrelas

    Gostei, vou aplicar depois digo como foi. ok?!


  • Maria Ines, seduc , Ceará - disse:
    minesbenicio13@gmail.com

    07/11/2011

    Três estrelas

    Sem dúvida, o tema é bem interessante, uma vez que trata a formação da existência do ser e sua formação na sociedade. Infelizmente, na sociedade na qual vivemos, as pessoas só olham para si, não existe mais solidariedade, amor ao próximo, cada vez mais as pessoas vivem nenhuma redoma, seu individualismo aflora a todos, o EU é o que importa, o humanismo é algo estranho de sua formação. Isso, porque a própria sociedade, diante de tanta violência, faz com que as pessoas não confiem mais no outro.


  • JOSY FERNANDA, E.E.JOSÉ DA SILVA COUTO , Minas Gerais - disse:
    josynegra2@yahoo.com.br

    07/06/2011

    Cinco estrelas

    ADOREI ESTA ATIVIDADE


  • Luci Fátima Barbosa, IEDS , Rio de Janeiro - disse:
    auxpsico@ig.com.br

    24/11/2010

    Três estrelas

    Ola! Gostei muito do tema e agradeço a colaboração. Obrigada. Luci Fátima


  • maria aparecda trizzi silva, REYNALDO MASSI C E E FUND MED PROF , Paraná - disse:
    mariasilvatrizzi@bol.com.br

    26/10/2010

    Quatro estrelas

    Achei a aula muito interessante ,nos precisamos muito desse trabalho nos dias de hoje.Aprendermos a conhecer o outro, aprendemos nos conhecer melhor. Parabens professora VILMA LIGIIA.


  • Inara Gomes de Moraes Dutra, NTE - FRANCISCO BELTRÂO , Paraná - disse:
    inara@seed.pr.gov.br

    29/09/2010

    Quatro estrelas

    O Plano de trabalho docente está ótimo, pois parte do conhecimento prévio já trabalhado pelo professor, proporciona a interatividade com o aluno e estes com os colegas. Finaliza com uma avaliação motivadora, fugindo dos "moldes" tradicionais que valorizavam o sistema de provas.


  • Luciana Silva de almeida, Colégio Estadual Barros Barreto , Bahia - disse:
    lucianafilo2@hotmail.com

    26/09/2010

    Quatro estrelas

    Gostei bastante porque o próprio tema "alteridade" já pede uma certa interatividade, onde a figura do outro é fundamental para o conhecimento de si mesmo.


  • Teresinha Maria Lemes, E.E. Dr João Eugênio de Almeida , Minas Gerais - disse:
    tete.lemes@gmail.com

    23/08/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito,vou utiliza-la também!


  • Ciméri, EEB João XXIII , Santa Catarina - disse:
    cimpetzinger@yahoo.com.br

    23/07/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito boa aula e complementei minha aula . Foi possível levar o aluno a refletir mais sobre "O homem e sua essência e existência"


  • Alda de Sousa Machado, eearlindo de andrade gomes , Mato Grosso do Sul - disse:
    aldasouluz@ig.com.br

    12/05/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta aula, por fazer uma boa reflexão sobre as nossas relações, como nos vemos, como o outro nos vê e como somos vistos. Este assunto é de grande importância em uma sala de aula para que todos possamos aprender através da ética, o respeito mútuo. Alda


  • Marluce Moraes Ataide, c.e.joaquim soeiro de carvalho , Maranhão - disse:
    marataide@hotmail.com

    03/04/2010

    Três estrelas

    Muito boa essa aula. Ela pode ser trabalhada com alunos de variados níveis e também em escolas com poucos recursos audiovisuais. Parabéns


  • Marileide Soares de Lima, Colégio Estadual Gabriel Martins , Paraná - disse:
    ledaleda55@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Li e achei excelente. A colocarei em prática amanhã. Abraço


  • elizabete fernandes de souza, MANOEL DE CASTRO FILHO GOV EEFM , Ceará - disse:
    beth_pro@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    achei muito interessante a sistemática da aula, é bom para que os alunos aprendam a conhecer e respeitar seu colega, a aula parece bem dinâmica e interessante, gostei muito e estou pensando em sugerir aos professores da área para tentarem desenvolver esta ativadade


  • Sandra Mara de Sene Santos, CARLOS GOMES C E E MEDIO , Paraná - disse:
    sandra_sene@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da aula vou utilizar este ano, acredito que vai ser legal.


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