21/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Filosofia | Teoria do conhecimento |
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | Filosofia | História da filosofia |
1ª ETAPA:
Apresente aos alunos a seguinte proposta:
1 - Em uma folha em branco vocês vão escrever o que conseguirem descobrir sobre um colega de turma, durante 20 minutos. Podem perguntar sobre o gosto musical, preferência por livros, que lugares gosta de frequentar, etc.
2 - Coloque os alunos em duplas, mas evite deixar aqueles que já são próximos no dia a dia formarem uma dupla. A idéia é que alunos menos íntimos formem duplas.
3 - Leve-os para um lugar aberto, pode ser um pátio, ou ginásio, cada dupla vai procurar um lugar para ficar, sob a observação do professor.
Objetivos:
- Conhecer os 'outros' colegas de sala.
- Descobrir o impacto que você exerce no outro.
- Estudar fenômenos relacionados com a imagem que fazemos de nós e do outro, como estabelecemos a convivência em sala de aula: com os colegas, quais os seus efeitos, como são feitas as escolhas no dia a dia, existe liberdade, e respeito à opinião do outro, etc.
Ao término dessa etapa cada aluno fará uma breve apresentação de seu colega de dupla para toda a turma. As anotações precisam ser guardadas para serem usadas na segunda etapa.
2ª ETAPA:
1 - Divida a turma em quatro grupos.
2 - Distribua para cada grupo os trechos de textos seguintes, de forma aleatória:
- "Necessário para mim, o Outro é também um mal- um mal necessário [...] somos, eu e o outro, duas liberdades que se afrontam e tentam mutuamente paralisar-se pelo olhar. Dois homens juntos são dois seres que se espreitam para escravizar a fim de não serem escravizados". (PERDIGÃO, Paulo. Existência e liberdade. Uma introdução à filosofia de Sartre. Porto Alegre: L&PM, 1995).
- "O Outro é, para a minha ação livre, um mal, pois a liberdade do Outro limita a minha e, mais ainda, é um mal do qual não posso me libertar, pois o outro faz parte do meu Eu, da minha consciência e da minha ação". (SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada. Petrópolis: Vozes, 1999).
- "O Outro me faz um Ser indefeso perante uma consciência que me julga. [...] De certo modo, somos escravos do Outro que é nosso juiz e nosso senhor. Não temos para onde fugir. Para onde quer que vá, o que quer que faça, o Outro estará presente, mesmo em meu quarto fechado, porque o Outro está encravado no meu próprio miolo (sou um ‘Ser-Para-Outro’)". (PERDIGÃO, Paulo. Existência e liberdade. Uma introdução à filosofia de Sartre. Porto Alegre: L&PM, 1995).
- "(...) a realidade não existe a não ser na ação (...) só o ato permite ao Homem viver. No entanto, o engajamento singular implica (...) a responsabilidade direta para com os outros homens engajados pela escolha, já que a decisão indica a direção do que se escolhe e esta ação define o indivíduo". (SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova Cultural, 1987).
3 - Peça aos grupos para debaterem entre si, utilizando como tema a atividade da primeira etapa da aula e as frases que cada grupo recebeu. O objetivo é relacionar a atividade inicial ao conteúdo das frases.
4 - Os alunos podem comparar a diversidade de gostos e opiniões de seus colegas de turma, a partir das anotações do início, para relacionar com a questão do outro.
5 - Após a troca de opiniões, os grupos irão apresentar suas conclusões e questionamentos para todos. Podem ser usadas várias formas de apresentação: slides, textos, criação de blog, etc.
CONCLUSÃO:
Por ser um tema demasiado complexo o professor pode entremear as falas dos alunos e, sem tomar todo o tempo para si, tecer algumas considerações so bre como o homem ap reende a si mesmo a partir da experiência, da existência real, compartilhada com outro sujeito. Com estas proposições filosóficas, Sartre marcou o lugar do Ser no mundo, fugindo de uma proposição idealista. É através da convivência com o outro e das escolhas, que implicam liberdade, que nós estabelecemos nossa identidade como sujeito-EU. Processo feito pelo OUTRO-aqui entendido como o colega de sala.
Os alunos irão criar um blog com os resultados do trabalho desenvolvido nas aulas, que pode ser continuamente mantido como fórum de debates, através da ligação de temas do cotidiano escolar que tratem de liberdade e responsabilidade.
Quatro estrelas 14 classificações
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03/12/2013
Quatro estrelasGostei, vou aplicar depois digo como foi. ok?!
07/11/2011
Três estrelasSem dúvida, o tema é bem interessante, uma vez que trata a formação da existência do ser e sua formação na sociedade. Infelizmente, na sociedade na qual vivemos, as pessoas só olham para si, não existe mais solidariedade, amor ao próximo, cada vez mais as pessoas vivem nenhuma redoma, seu individualismo aflora a todos, o EU é o que importa, o humanismo é algo estranho de sua formação. Isso, porque a própria sociedade, diante de tanta violência, faz com que as pessoas não confiem mais no outro.
07/06/2011
Cinco estrelasADOREI ESTA ATIVIDADE
24/11/2010
Três estrelasOla! Gostei muito do tema e agradeço a colaboração. Obrigada. Luci Fátima
26/10/2010
Quatro estrelasAchei a aula muito interessante ,nos precisamos muito desse trabalho nos dias de hoje.Aprendermos a conhecer o outro, aprendemos nos conhecer melhor. Parabens professora VILMA LIGIIA.
29/09/2010
Quatro estrelasO Plano de trabalho docente está ótimo, pois parte do conhecimento prévio já trabalhado pelo professor, proporciona a interatividade com o aluno e estes com os colegas. Finaliza com uma avaliação motivadora, fugindo dos "moldes" tradicionais que valorizavam o sistema de provas.
26/09/2010
Quatro estrelasGostei bastante porque o próprio tema "alteridade" já pede uma certa interatividade, onde a figura do outro é fundamental para o conhecimento de si mesmo.
23/08/2010
Quatro estrelasGostei muito,vou utiliza-la também!
23/07/2010
Cinco estrelasGostei muito boa aula e complementei minha aula . Foi possível levar o aluno a refletir mais sobre "O homem e sua essência e existência"
12/05/2010
Cinco estrelasGostei muito desta aula, por fazer uma boa reflexão sobre as nossas relações, como nos vemos, como o outro nos vê e como somos vistos. Este assunto é de grande importância em uma sala de aula para que todos possamos aprender através da ética, o respeito mútuo. Alda
03/04/2010
Três estrelasMuito boa essa aula. Ela pode ser trabalhada com alunos de variados níveis e também em escolas com poucos recursos audiovisuais. Parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da aula vou utilizar este ano, acredito que vai ser legal.
24/03/2010
Quatro estrelasachei muito interessante a sistemática da aula, é bom para que os alunos aprendam a conhecer e respeitar seu colega, a aula parece bem dinâmica e interessante, gostei muito e estou pensando em sugerir aos professores da área para tentarem desenvolver esta ativadade
24/03/2010
Cinco estrelasLi e achei excelente. A colocarei em prática amanhã. Abraço