Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O valor da amizade!

 

11/12/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andreza Marques de Castro Leão; Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno poderá compreender o que significa a amizade, e qual a sua importância às pessoas. Além disso, estas aulas podem ser profícuas, ainda, para se trabalhar a escrita, a oralidade, a crítica e a sociabilidade dos alunos.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Que os alunos já estejam alfabetizados.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Sala de vídeo.

Motivação
Sugerimos que o professor inicie a aula perguntando aos alunos se sabem dizer o que é AMIZADE, o que entendem por isto etc.. Dentro desta investigação, poderá indagá-los se eles têm amigos. Após escutar os alunos o professor deverá dizer que a aula abordará este assunto pela importância que tem em nossa vida. O professor poderá colocar: vocês saberiam me dizer qual a importância da amizade para a vida de uma pessoa?
Após ouvir os alunos, em seguida, sugerimos que o professor apresente o recurso, o qual consiste de um vídeo, intitulado “amizade é...” (Fig. 1) de 3 minutos e 4 segundos, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=zFtRSy9D5-w&feature=related .Acesso em 26 Nov. 2009.

Figura 1- Imagem do vídeo -"Amizade é..."

Após a apresentação do vídeo o professor discutirá com os alunos a opinião destes quanto aos aspectos tratados no mesmo. Para tanto o professor pode empregar as seguintes perguntas:
• Que assunto o vídeo trata?
• Segundo o vídeo, o que é amizade?
• Qual a importância dos amigos?
• O que é ser um amigo?
• A amizade pode acabar? Por quê?

ATIVIDADE 1
Após o debate inicial sobre a temática da aula, os alunos serão convidados a se organizarem em duplas, na sala de aula. Eles serão esclarecidos pelo professor que participarão de uma dinâmica na qual um deles terá de guiar o outro. Isto é, eles escolherão quem estará com os olhos vendados e quem será o guia (Fig 2). Feito isso, o professor colocará uma venda nos olhos de um dos componentes da dupla. Assim, o colega sem venda terá de guiar o que está com venda da sala de aula até o pátio da escola (pode ser outro local, desde que seja espaçoso). Para tanto, ele poderá dar as mãos e dizer aonde este deve ir. As duplas podem seguir por trajetos diferentes.

Figura 2- Atividade de guiar o colega
http://lh3.ggpht.com/_4Zjsi_hEXvI/SeS8H2FneLI/AAAAAAAACiE/epkF9z_5FX4/abril%20de%202009%20006_thumb.jpg .Acesso em 3 Dez. 2009.

O professor deverá dar um tempo de cerca de 5 minutos para que haja a vivência necessária desta situação. Depois, o professor solicitará para que os alunos mudem, ou seja, quem guia será guiado, sendo que terão o mesmo tempo para vivenciar esta situação.
O professor deverá sinalizar quando a atividade deverá parar. Assim, as duplas voltarão à sala de aula, e deverão formar um círculo, a fim de compartilharem com os colegas a experiência de ser guia e de ser guiado. Cada dupla deverá expor a sensação desta experiência.
Assim que todos se manifestarem, o professor deverá questionar se esta atividade pode ser aplicada à nossa vida. Se em nossas relações de amizade por vezes confiamos tanto numa pessoa e não ficamos preocupados se vamos cair ou nos ferir.
Deverá aproveitar para dizer que há amigos que confiamos tanto, até mesmo de olhos fechados, que isso não é algo ruim, porém, para confiarmos em alguém temos de conhecer a pessoa.

ATIVIDADE 2
Como continuidade da atividade, o professor deverá mostrar para os alunos outro vídeo, intitulado “O valor de um amigo- Ana Paula Valadão- as fontes do amor” (F ig. 3), disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=f5nTQy7vljM . Acesso em 26 Nov. 2009.
A relevância do professor apresentar este vídeo é que ele trata especificamente a questão da importância do amigo, trazendo elementos distintos envolvidos na relação da amizade: fidelidade, companheirismo, lealdade, dedicação, entre outros.

Figura 3- Imagem do vídeo “O valor de um amigo- Ana Paula Valadão- as fontes do amor”


Sugerimos que o professor entregue aos alunos a letra desta música, a qual está disponível em:
http://letras.azmusica.com.br/A/letras_ana_paula_valadao_2322/letras_otras_1592/letra_o_valor_de_um_amigo_1517714.html Acesso em 26 Nov. 2009.

Letra da musica: 

O valor de um amigo

 Autoria: Ana Paula Valadão

Qual o valor de um amigo?
Escudo do meu coração
Quem já provou fidelidade?
Aliança mais forte que o sangue
Pois escolhe me amar por quem sou
Seu olhar me diz sempre a verdade
Para mim você é mais chegado que um irmão

Amigo você para mim
É mais precioso que o ouro
No mundo de tanto interesse
Sua amizade pura por mim
É como esconderijo
Refugio secreto
Amigo, tesouro de raro valor

Quem pode encontrar
Quem pode pagar
Pra ter um amigo
Não dá pra medir
Nem pra mensurar
Qual o valor de um amigo


Os alunos deverão ler esta música, e baseado nela e nos seus conhecimentos, deverão elaborar, ainda em duplas, um texto que poderá ser em formato de música, poema, entre outros, sobre a importância da amizade. Assim que eles elaborarem seus textos, o professor solicitará que eles apresentem oralmente o mesmo. Ao final, o professor poderá fazer os comentários que achar pertinente, sendo o foco da aula ressaltar com os alunos a importância da amizade na vivência em sociedade.

ATIVIDADE 3

Buscando a reflexão dos alunos sobre este tema, eles serão solicitados a formarem um círculo. Cada um deles receberá um poema designado “Poema do amigo aprendiz” de autoria de Fernando Pessoa, como segue abaixo. Este poema está disponível em: http://coisaegente.blogspot.com/2009/08/poema-do-amigo-aprendiz.html .Acesso em 26 Nov. 2009.

Poema do amigo aprendiz

Autoria: Fernando Pessoa


Quero ser o teu amigo.
Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
É por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...

O professor solicitará que os alunos leiam este poema em voz alta. Cada um deles lerá uma frase até que ele se finalize. Ao término desta leitura perguntará o que eles entenderam do poema.
Feito isso, o professor desenvolverá a seguinte dinâmica de grupo:

O professor pegará um novelo de lã e amarrará a ponta deste novelo nos dedos de sua mão. Pedirá para os alunos p restarem atenção par a o que ele fará. Ele vai se apresentar dizer de onde vem, o que f az, se gosta de fazer amigos, qual a importância dos amigos à sua vida, entre outros, e jogar o novelo para uma pessoa que está sentada à sua frente. Esta pessoa deverá apanhar o novelo, e após enrolar a linha em seus dedos deverá repetir o procedimento do professor, isto é, dizer quem é, de onde vem, se gosta de fazer amigos, entre outros. Além disso, deverá dizer uma qualidade da pessoa que lhe entregou o novelo. Este aluno também deverá jogar o novelo para outra pessoa. A atividade termina assim que todas as pessoas tiverem se apresentado, portanto, no final haverá no interior do círculo uma teia de fios (Fig. 4), a qual está unindo as pessoas.

Figura 4- Teia da amizade
http://colegaseamigosparasempre.blogspot.com/2009/09/teia-da-amizade.html .Acesso em 26 Nov. 2009.

O professor deverá aproveitar para pedir para os alunos observarem esta teia, e dizer como se sentem, e o que ela significa para eles, e o que aconteceria se alguém soltasse um dos fios.
O objetivo da atividade é mostrar que a teia da amizade une as pessoas, tal como na vida, em que os amigos e as relações afetivas que estabelecemos nos une e contribuem para aprimorarmos a pessoa que somos.
Ao final, deverá problematizar que a amizade é um sentimento que se dá entre as pessoas, independentemente de etnias, classe social, profissão, entre outros.

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre o envolvimento dos alunos em todo o processo da aula, começando pelo debate, se estendendo à exploração dos vídeos e do poema. O professor deverá avaliar não só a apropriação do conteúdo referente à amizade, mas, sobretudo, a escrita, a oralidade, a criatividade a participação nas atividades que serão propostas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 16 classificações

  • Cinco estrelas 14/16 - 87.5%
  • Quatro estrelas 2/16 - 12.5%
  • Três estrelas 0/16 - 0%
  • Duas estrelas 0/16 - 0%
  • Uma estrela 0/16 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Eline Adriana Iise de Moraes, "Prof ª Maria App Camargo Lima , São Paulo - disse:
    adrianaiise@hotmail.com

    18/08/2015

    Cinco estrelas

    Gostei muito será muito util para o projeto de oficinas de poesia que estamos trabalhando em nossa escola.


  • JANIA NOGUEIRA, Escola Classe Jardim Botânico , Distrito Federal - disse:
    jania.barros31@hotmail.com

    21/06/2015

    Cinco estrelas

    Agradeço a criatividade do plano de aula. Através dos vídeos, música, dinâmicas e brincadeiras construiremos um lindo mural para comemorarmos o dia do amigo 20 de julho.


  • Leny Rosado, E.M. Altimira , São Paulo - disse:
    lenybariri@yahoo.com.br

    02/02/2015

    Cinco estrelas

    Adorei!!! Excelente.


  • aglay, restart , Piauí - disse:
    aglaybrito@hotmail.com

    18/09/2014

    Cinco estrelas

    eu gostei muito


  • marise, EMEIF Mariaeino Dalva Severino Marreiro , Ceará - disse:
    marisealexandre@gmail.com

    13/05/2013

    Cinco estrelas

    Muito dinamica!


  • Valdimar, Escola Estadual Jornalista Freitas Neto , Alagoas - disse:
    alvesvaldimar@gmail.com

    23/03/2013

    Cinco estrelas

    excelente sequência!


  • Maria DanieleTtrajano Chaves, E. E. F. Cefisa Aguiar , Ceará - disse:
    danielechaves96@yahoo.com.br

    16/08/2012

    Cinco estrelas

    Ótima, parabéns esse tipo de aula é importante para que nossos alunos valorizem e respeito a importância de se ter amigos de verdade.


  • Queli, Escola Nucleo Dois de julho , Bahia - disse:
    queli.oliveira12@hotmail.com

    19/07/2012

    Quatro estrelas

    aula muito boa, tenho uma turma de 6º ano que esta preocupando todos os professores pelos conflitos, pre conceito e muitas briguinas. Vai ser ótimo usar essa aula.


  • Ocimar Antonia Roberto dos Santos, Sistema de Ensino Incentivo , Pará - disse:
    cissarenata@bol.com.br

    12/06/2012

    Cinco estrelas

    excelente. Muito importante e bem elaborada


  • arceli, EEB São Miguel , Santa Catarina - disse:
    arceli.folmer@yahoo.com.br

    11/06/2012

    Quatro estrelas

    São projetos assim que a educação necessita, voltado para o lado mais humano...


  • luzia, Escola municipalmunicipal , Tocantins - disse:
    l_souza38to@hotmail.com

    01/06/2012

    Cinco estrelas

    maravilha!!!!


  • gustavo, Cemp , Paraná - disse:
    gus_sartory@hotmail.com

    28/03/2012

    Cinco estrelas

    otimo


  • MARIA AÍLIA DE FIGUEIREDO, ESCOLA PROFª CATARINA TAVARES , Ceará - disse:
    mariaailia@hotmail.com

    27/02/2012

    Cinco estrelas

    É uma esxelente aula ; trabalhei com uma turma de 5º ano e obtive resultados surpreendentes. Foi um show!!!


  • Maria Jose Silva, Colegio Ivo de Moraes Cajango , Goiás - disse:
    mariajose_pib@hotmail.com

    03/08/2011

    Cinco estrelas

    Exclente aula utiliza de diversos recursos que possibilitam os alunos a compreenderem o valor da amizade respeitando as diferenças.


  • midiã Sardinha do Amaral, EE PROFª. VANIL STABILITO , Mato Grosso - disse:
    midiaport@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei a sugestão. Vou utilizá-la para trablhar Ensino Religioso e também em Língua Portuguesa, com turmas do 8º ano. Depois, conto o resultado.


  • Marcos Antonio Pereira de Souza, Colégio Estadual Ana Rita de Faria , Goiás - disse:
    marcostitonho@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Em relação a esta temática , gostei muito e acredito que poderá auxiliar a toda equipe educacional, mostrando um diferencial da aula e como enriquecer uma didática, estarei utilizando este conteúdo em minhas aulas de Ensino Religioso


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.