20/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Inicie esta aula dialogando com os estudantes. Comente que provavelmente já observaram os estragos em pára-choques amassados, e que o proprietário pode ter pensado se era melhor comprar uma peça nova ou mandar consertá-la. Então, pergunte a eles: e vocês o que fariam? Talvez respondam: depende do estrago!
Pergunte-lhes:
Apresente a eles alguns objetos que receberam banhos químicos como trincos, torneiras, pára-lamas de bicicletas, etc.
Para clarificar peça que anotem as seguintes definições:
Solicite que acessem o blog da professora Aline Dorneles trata da Galvanização, Galvanoplastia, Eletrólise, as Leis de Faraday e outros assuntos relacionados a “Eletrodeposição de Metais” < http://alinedorneles.blogspot.com/ >
Após analisarem o Blog da Professora Aline e o Guia os estudantes deverão criar o blog “Galvanoplastia e Galvanização” utilizando o endereço e deverão iniciar definindo os conceitos. Galvanização é...Galvanoplastia pode ser definida como...Métodos e técnicas de aplicação: 1º passo = Escolher o material que receberá o banho químico; 2º passo,... 6º passo.
Por meio deste recurso, o estudante poderá simular o processo de galvanização. Para visualizar devem acessar o endereço: <http://www.vegal.com.br/anime2.htm> em seguida, clicar em "Avançar".
Em seguida oriente que manuseiem o guia esquemático de experimento "Eletrólise e banho de metais". Este demonstra a prática de galvanoplastia (processo de recobrimento de metais) e, em especial, a galvanização (recobrimento de metais com zinco). Contém figuras que ajudam a compreender a montagem dos sistemas, recomendações para a manipulação de ácidos e a forma como ocorrem a eletrólise e o banho de metais.
Você pode, complementar a aula orientando os estudantes a acessarem o arquivo "Eletrólise" que está disponível no link abaixo. Trata-se da aplicação das leis de Faraday no processo de eletrólise de soluções aquosas.
Você pode organizar e agendar visitas às fábricas que trabalham com o processo de galvanização para que os estudantes vivenciem na prática. Outra opção é levá-los às fábricas de peças de trincos, maçanetas, torneiras, etc. e ou componentes químicos que passam por “banhos químicos”.
Sugerimos que os alunos façam a própria avaliação. Pelo método da rubrica. Você pode lhes apresentar alguns critérios com base nas pesquisas e atividades que elaboraram.
Nome | Tipo |
---|---|
Eletrólise e banho de metais | Experimento prático |
Cinco estrelas 2 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasgostei muito da aula. como posso aplicar a aula sem usar laboratorio
24/03/2010
Cinco estrelasMaravilha de aula!!! parabéns!!! Divulga-la-ei em minha escola.