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E amassaram o pára-choque

 

20/01/2009

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Demonstrar aos alunos a técnica de galvanoplastia, utilizado industrialmente para proteger peças de aços da corrosão; eletrólise e banho de metais.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos no laboratório de informática; 2 aula de 50 minutos no laboratório de química.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer os elementos químicos da tabela periódica e sobre reações químicas.
Estratégias e recursos da aula

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Inicie esta aula dialogando com os estudantes. Comente que provavelmente já observaram os estragos em pára-choques amassados, e que o proprietário pode ter pensado se era melhor comprar uma peça nova ou mandar consertá-la. Então, pergunte a eles: e vocês o que fariam? Talvez respondam: depende do estrago!

Pergunte-lhes:

  • Como são recuperadas as peças amassadas dos veículos?
  • Que elementos químicos protegem as peças de aço da corrosão?
  • Já ouviram falar em galvanoplastia e galvanização?

Apresente a eles alguns objetos que receberam banhos químicos como trincos, torneiras, pára-lamas de bicicletas, etc.
Para clarificar peça que anotem as seguintes definições:

  • Galvanoplastia: é definida como o processo de recobrimento de metais. 
  • Galvanização: diz-se que é o processo de recobrimento de metais com zinco. O zinco (Zn) é um elemento químico encontrado no estado sólido. Possui número atômico e prótons iguais a 30. Tem número de elétrons e número de massa atômica igual a 65,4. Solicite que consultem este elemento químico na tabela periódica.  

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Solicite que acessem o blog da professora Aline Dorneles trata da Galvanização, Galvanoplastia, Eletrólise, as Leis de Faraday e outros assuntos relacionados a “Eletrodeposição de Metais” < http://alinedorneles.blogspot.com/  >

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Após analisarem o Blog da Professora Aline e o Guia os estudantes deverão criar o blog “Galvanoplastia e Galvanização” utilizando o endereço e deverão iniciar definindo os conceitos. Galvanização é...Galvanoplastia pode ser definida como...Métodos e técnicas de aplicação: 1º passo = Escolher o material que receberá o banho químico; 2º passo,... 6º passo.
 

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  • Os professores da disciplina de Ciências poderão trabalhar a noção de ferrugem, oxidação, eletrólise e ácidos. 
  • Quando se tratar do Meio Ambiente os professores poderão discorrer sobre a preservação do meio ambiente e discutir o que fazer com os carros que sofreram alguma avaria e ou sinistros. 
  • Língua Portuguesa, nesta disciplina será possível trabalhar a produção de textos.
     

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Por meio deste recurso, o estudante poderá simular o processo de galvanização. Para visualizar devem acessar o endereço: <http://www.vegal.com.br/anime2.htm> em seguida, clicar em "Avançar".


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Em seguida oriente que manuseiem o guia esquemático de experimento "Eletrólise e banho de metais". Este demonstra a prática de galvanoplastia (processo de recobrimento de metais) e, em especial, a galvanização (recobrimento de metais com zinco). Contém figuras que ajudam a compreender a montagem dos sistemas, recomendações para a manipulação de ácidos e a forma como ocorrem a eletrólise e o banho de metais.

Eletrólise e banho de metais

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Você pode, complementar a aula orientando os estudantes a acessarem o arquivo "Eletrólise" que está disponível no link abaixo. Trata-se da aplicação das leis de Faraday no processo de eletrólise de soluções aquosas.

Eletrólise


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Você pode organizar e agendar visitas às fábricas que trabalham com o processo de galvanização para que os estudantes vivenciem na prática. Outra opção é levá-los às fábricas de peças de trincos, maçanetas, torneiras, etc. e ou componentes químicos que passam por “banhos químicos”.

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Sugerimos que os alunos façam a própria avaliação. Pelo método da rubrica. Você pode lhes apresentar alguns critérios com base nas pesquisas e atividades que elaboraram.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Eletrólise e banho de metais Experimento prático
Recursos Complementares
O blog da Professor Aline Dorneles trata da Galvanização, Galvanoplastia, Eletrólise, as Leis de Faraday e outros assuntos relacionados a “Eletrodeposição de Metais”; http://alinedorneles.blogspot.com/;http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao445.htm;http://pt.wikipedia.org/wiki/Explosivo; http://www.portaldagalvanizacao.com.br/; Neste sitio está disponível modelos de maquinários utilizados para realizar o processo de galvanização. http://installproject.com.br/galvanizacao.html;Neste endereço http://www.portaldagalvanizacao.com.br/corrosao.asp o estudante poderá compreender melhor sobre corrosão.; Na wikipedia o estudante irá encontrar algumas definições para galvanoplastia e galvanização basta que acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Galvanoplastia ; Livro: Fundamentos da Química, volume único / Ricardo Feltre. 2. ed.rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.
Avaliação
Avaliar tem sido um problema ainda na atualidade todavia, seria interessante o professor fazer uma leitura do destaque apresentado pela Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=12&categoryId=1&contentId=272. É importante que para esta aula sejam considerados todos os encaminhamentos e produções desenvolvidas pelos estudantes.
Opinião de quem acessou

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