18/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | Sociologia | Ideologia e a indústria cultural |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
O aluno irá aprender como as empresas investem em propaganda para vender seus produtos e, de que modo, nós consumidores, somos afetados pela propaganda de massa.
1ª ETAPA:
Cole no quadro os seguintes cartazes:
1)
2)
3)
4)
5)
6)
7)
- Após colar as imagens no quadro pergunte aos alunos o que eles pensam sobre elas.
- Deixe que façam a associação que quiserem, peça que anotem no caderno o que acharam de cada uma delas. Qual produto mais gostam? Por quê? Qual a diferença entre um e outro? Acham que a forma como esses produtos são anunciados nos meios de comunicação faz alguma diferença?
2ª ETAPA:
1) A seguir cole sobre a primeira imagem as frases seguintes:
"A pausa que refresca".
"Gostaria de comprar uma Coca para o mundo".
"Isso é que é".
"Coca-Cola é isso aí".
"Coca-Cola dá mais vida a tudo…"
"Tudo vai melhor com Coca-Cola".
"Emoção pra valer".
"Essa é a real".
"Tudo de vibe".
"Viva o que é bom."
"Viva o lado Coca-Cola da Vida".
"Sempre Coca-Cola".
2) Na segunda imagem, cole as frases:
"Do seu jeito".
"Cai bem".
"Questione, Mude, Beba Pepsi!"
"É Hora de Mudar. Com Pepsi, sim!"
"Você já equilibra coisas demais. Uma parte, a gente ajuda. Pepsi Light, zero açúcar. O equilíbrio ideal entre light e sabor. Com Pepsi Light, sim!”
3) Na terceira cole as seguintes frases:
"A Coca-Cola inicia 2006 com as seqüelas de um daqueles golpes que ferem fundo o ego dos executivos e o bolso dos acionistas".
"Dona da marca mais valiosa e do refrigerante mais consumido no planeta, a companhia assistiu recentemente sua arqui-rival, a Pepsi, superá-la em valor na Bolsa de Nova York, por uma diferença de 2 bilhões de dólares -- um fato sem precedentes na ruidosa guerra de mercado que as duas empresas travam mundo afora".
"Apesar da forte dimensão simbólica, a atual hegemonia da Pepsi em Wall Street -- avaliada em cerca de 98 bilhões de dólares -- extrapola a guerra das colas".
"Pressionados pelas campanhas contra a obesidade e a favor de um estilo saudável de vida, os refrigerantes tendem a perder mercado. Esse cenário produz mais impacto negativo na Coca do que na Pepsi".
4) Na logomarca do MacDonald's colar a frase:
"Amo muito tudo isso".
5) Na imagem 5, cole a frase:
"Gostoso é no Bob's".
"Não tem comparação"
6) Na imagem 6, cole as frases:
"Energia que contagia".
"O Original do Brasil".
7) Na última imagem cole:
"A gente muda o mundo".
"Atitude de renovação".
- Agora, os alunos vão se dividir em grupos para trabalhar as imagens e as frases, conjuntamente.
Os grupos irão analisar e comparar imagens e frases.
Ver se existem características comuns e quais são.
Co mo o produto é anunciado.
Que frase tem mais efeito.
Qual você consumiria, se dependesse da propaganda.
3ª ETAPA:
No laboratório de informática, os grupos vão desenvolver um blog sobre propaganda e consumismo.
Para isso, vão usar os elementos e idéias da aula.
Pesquisar os links abaixo:
http://rapensando.blogspot.com/2008/11/consumismo-propaganda-e.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Consumismo
http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,POR-2117-18824-,00.html
A turma vai utilizar o blog como canal de socialização sobre as últimas compras que fizeram, se foram realmente necessárias, com que finalidade, se houve pesquisa de preço, etc.
Quatro estrelas 2 classificações
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19/05/2010
Cinco estrelas"Sede não é nada, imagem é tudo!" Parabéns pela visão crítica! A educação e as/os educadoras/es agradecem pela fomação de pessoas menos coisificadas.
24/04/2010
Quatro estrelasÉ UMA AULA BEM PLANEJADA, ONDE ESTARÁ USANDO FIGURAS E FRASES QUE FAZEM PARTE DO DIA-A-DIA DO ALUNO, COMO CONSUMIMOS COISAS SEM PENSAR NO EFEITO QUE CAUSA EM NOSSO ORGANISMO E NO NOSSO BOLSO, TRAZER O ALUNO PARA A REALIDADE E FAZER REFLETIR É REALMENTE O NOSSO PAPEL. MUITO BOM,. PARABÉNS!!!