06/12/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes,Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto,Patrícia Carvalho Pacheco.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Com as aulas propostas o/a aluno/a poderá aprender a importância da amizade, através do trabalho com poesia, música, expressão corporal e leitura. As atividades ainda possibilitarão trabalhar habilidades linguísticas e o potencial criativo dos/as educandos/as.
Para a realização desta aula é necessário que o/a professor/a já tenha trabalhado na perspectiva de despertar no/a aluno/a o gosto pela leitura.
Aula 1: Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a inicie a aula conversando com a turma sobre as coisas que encontram na escola: professor/a, amigos/as, dentre outras. Depois providencie uma cópia para cada aluno/a do poema abaixo e uma cópia ampliada para que você possa trabalhar no quadro.
A Escola
(Claudio Thebas)
Todo dia,
Na escola,
A professora,
O professor.
A gente aprende,
E brinca muito
Com desenho,
Tinta e cola.
Meus amigos
Tão queridos
Fazem farra,
Fazem fila.
O Paulinho,
O Pedrão,
A Patrícia
E a Priscila.
Quando chega
O recreio
Tudo vira
Brincadeira.
Como o bolo,
Tomo o suco
Que vêm dentro
Da lancheira.
Quando toca
O sinal,
Nossa aula
Chega ao fim.
Até amanhã,
Amiguinhos,
Não se esqueçam, não,
De mim...
Fonte: THEBAS, Cláudio. Amigos do Peito. Belo Horizonte: Formato, 1996.
Como forma de registro, você professor/a, poderá ajudar a turma a organizar os nomes dos/as alunos/as da turma em ordem alfabética. Depois solicite que façam um círculo no nome dos/as coleguinhas que mais brincam no momento do recreio. Ao final da atividade, entregue uma folha em branco e solicite que cada aluno/a faça um desenho da sua turma. Organize um mural para expô-los.
Aula 2: Uma (1) aula de 60 minutos
Nesta aula, você professor/a irá trabalhar com uma história da Eva Furnari, bem como com sua biografia. É importante que você descubra, através de um diálogo com a turma, quem já conhece alguma história da autora. Após esta sondagem, apresente o livro: “O Amigo da Bruxinha”, explore com a turma a capa do livro, título, autora, editora e imagem.
Fonte: http://literatura.moderna.com.br/capas/Moderna/85-16-03099-7.jpg
Após a exploração da capa, apresente a história “A Gangorra” para a turma. Solicite que os/as alunos/as façam a observação atenta de cada quadrinho. Converse com a turma, que esta história não tem escrita, mas possibilita a sua compreensão através das expressões das personagens, seus sentimentos e sensações. Desta forma, essa produção sugere um poder de inventar e criar que cada um/a tem. Veja os quadrinhos abaixo:
Fonte: FURNARI, Eva. O amigo da Bruxinha. São Paulo: Moderna, 1993.
Depois de observarem a história, converse com a turma sobre o que entenderam.
O registro poderá ser feito no caderno a partir de questões como:
1- Por que a autora colocou como título: “A Gangorra”?
2- Quais são as personagens que aparecem durante a história?
3- Por que a bruxinha transformou o macaco em leão?
4- Você gostou do final da história?
Ainda nesta aula, sugerimos que você professor/a conte um pouco para a turma sobre biografia da autora: Eva Furnari. Para maiores informações sobre sua história, sugerimos que acesse os sítios abaixo:
http://caracol.imaginario.com/autografos/evafurnari/index.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eva_Furnari
Aula 3 – Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a para esta aula sugerimos que você faça uma roda com a turma e converse sobre a temática amizade. Fale sobre a importância de conhecermos uns/umas aos/às outros/as, descobrindo as características, o que gostam e o que não gostam de fazer, dentre outras coisas. Para isso, construa com a turma um roteiro de entrevista, a ser realizada com um/a colega da classe. As crianças vão elaborando suas sugestões, do que têm mais curiosidade em saber sobre o/a colega.
Sugestões de perguntas:
1- Qual o seu nome?
2- Qual a sua i dade?
3- Qual a data do seu nascimento?
4- Qual o nome da cidade onde você nasceu?
5- Qual brincadeira você mais gosta?
6- Qual o seu brinquedo favorito?
7- Que animal de estimação você tem ou gostaria de ter?
8- Qual a sua cor preferida?
9- Que filme você já assistiu e mais gostou?
10- Que história você já ouviu e mais gostou?
11- Qual a sua comida preferida?
Com o roteiro de entrevista pronto, e depois de todos/as terem copiado em seus cadernos de Língua Portuguesa, faça um sorteio para decidir quem irá entrevistar quem. Para isso, divida a turma em dois grandes grupos e escreva em papéis pequenos os nomes dos/as integrantes de um dos grupos. Assim, apenas um grupo sorteará os nomes e realizará a entrevista.
Aula 4 – Uma (1) aula de 60 minutos
Inicie a aula conversando com a turma sobre a entrevista realizada. Explique que terão como desafio, escrever uma biografia do/a colega entrevistado/a. Para isso, retome a biografia da autora Eva Furnari, trabalhada anteriormente. Dialogue com a turma, sobre a importância de utilizar os dados coletados durante a entrevista para organizar um texto biográfico. Depois da biografia pronta, solicite que façam um retrato do/a colega para colocar na biografia. Aproveite a oportunidade para fazer um mural e expor as atividades, para que toda a turma conheça um pouco mais do/a colega.
Para finalizar as atividades propostas sobre a temática amizade, trabalhe a letra da música: “Amigos do Peito”, da Turma do Balão Mágico.
Amigos Do PeitoA Turma do Balão Mágico
Composição: Erik Vonn / Memo Mendez Gulu / Edgard Poças)
Meu nome é Mike
Gosto muito de brincar
Eu sou o Tob
Não me canso de cantar...
Sou Simony
E queria apresentar
Novos amigos
Que acabaram de chegar...
Sou Jairzinho
O mais novo do balão...
Oiiiiii!
Eu sou o Fábio
Também vou nessa canção...
Somos amigos
E queremos divertir
Nossos amigos
Do balão que vai subir...
Somos amigos
Amigos do peito
Amigos de uma vez
Somos amigos
Amigos do peito
Amigos de vocês...(2x)
Viver a vida
Viajando nas canções
Viver cantando
Alegrando os corações...
Viver os sonhos
Tudo que acontecer
Fazer amigos
Mas amigos prá valer...
Somos amigos
Amigos do peito
Amigos de uma vez
Somos amigos
Amigos do peito
Amigos de vocês...(6x)
Fonte: http://letras.terra.com.br/a-turma-do-balao-magico/75255/
Após a leitura, cante com a turma a música. Trabalhe a importância da amizade e de conhecer todos/as aqueles/as com quem convivemos. Converse com a turma sobre o significado de “Amigos do Peito”. Proponha que após se conhecerem melhor procurem brincar com amigos/as que quase não brincam. Explique a importância de sermos todos/as amigos/as e não excluirmos ninguém. Por isso, proponha que em cada dia no pátio as crianças brinquem com uma brincadeira preferida do/a colega.
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e registros individuais de cada aluno/a. Procure perceber se a turma estará mais unida ao conhecer melhor os/as colegas.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/08/2010
Quatro estrelasEm tempos modernos, crianças estão deixando a docilidade em segundo plano e isso me preocupa bastante e quando a gente entra num portal deste,fico até feliz em saber que nãotrabalho sozinha nessa luta. Parabéns Ana Maria, sua aula foi de grande sensibilidade e as crianças se apoiam nesse tipo de educador. Abraços da Cleide
08/04/2010
Cinco estrelasfoi uma excelente aula ,
08/04/2010
Quatro estrelasfoi uma aula muito interessante onde se trabalha o valor da amizade. parabens