Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As tranças de Bintou- produção de texto

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Continentes e terras de origem dos povos do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunitária
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer que há diferentes culturas em quaisquer espaços/tempos - próximos e distantes

Respeitar diferentes culturas

Refletir acerca de seus desejos

Escrever redações usando aspectos da língua já aprendidos

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Regras ortográficas já aprendidas

Regras para a escrita de uma redação: parágrafos, letras maiúsculas e minúsculas, desenvolvimento das ideias, continuidade e outros aspectos determinados pelo professor e pela turma

Estratégias e recursos da aula

Turma organizada em semi círculo.
Leitura do livro “As tranças de Bintou” de Sylviane Anna Diouf feita pelo professor .


Após a leitura do livro, abrir espaço para uma discussão.
Lançar perguntas como:
O lugar onde vive a menina Bintou é parecido com a cidade onde moramos?
Pela leitura do livro, podemos perceber que diferenças entre a vida de Bintou e a de vocês? E que semelhanças?
Por que ela não podia ter tranças?
Que coisas meninos e meninas que vivem aqui (na cidade de sua escola) não podem fazer?
O maior desejo de Bintou era poder usar tranças. E o seu maior desejo, qual é?
Montar com eles um envelope de desejos.
Depois de montado, pedir que cada criança retire um desejo aleatoriamente e leia para a turma.

Por último, pedir que escrevam uma história sobre o seu maior desejo.
Organizar com eles as regras da escrita que não podem ser esquecidas e que serão avaliadas pelo professor.
Uso de parágrafos, letras maiúsculas, organização das ideias, início, meio e fim.

Dicas e sugestões
Devolver a história escrita depois de uma semana para que as crianças possam reler e reformular, caso sintam necessidade.
Depois da correção do professor, as redações podem ser devolvidas para serem passadas a limpo e colocadas no mural.

Avaliação

Deverá ser feita por meio do debate e da leitura individual das histórias escritas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • CARLA BEATRIZ FARIAS COSTA, E.M.E.F. Dr. João Thiago do Patrocìnio , Rio Grande do Sul - disse:
    carlafariascosta@hotmail.com

    03/06/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão, vou adaptar para o projeto de leitura que desenvolvo na biblioteca da minha escola.


  • Marco Antonio Amaral, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO , Paraná - disse:
    maamaral@gmail.com

    09/05/2013

    Cinco estrelas

    Trabalhar as diferentes culturas é necessário desde os primeiros passos de vida. É conhecendo que se aprende a respeitar. Parabéns!


  • Rosines N de Aguiar, Unopar polo eMantena , Minas Gerais - disse:
    rosinesn66@hotmail.com

    01/04/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom as dicas que podemos usar dentro da história de Bintou,gostei muito.


  • silvana brito, colégio aiacom , Rio de Janeiro - disse:
    sil_sucesso@yahoo.com.br

    16/10/2011

    Cinco estrelas

    achei o máximo, as sugestões me fez pensar em outras ideias, no que posso explorar em sala de aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.