16/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Continentes e terras de origem dos povos do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Vida sociofamiliar e comunitária |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Reconhecer que há diferentes culturas em quaisquer espaços/tempos - próximos e distantes
Respeitar diferentes culturas
Refletir acerca de seus desejos
Escrever redações usando aspectos da língua já aprendidos
Regras ortográficas já aprendidas
Regras para a escrita de uma redação: parágrafos, letras maiúsculas e minúsculas, desenvolvimento das ideias, continuidade e outros aspectos determinados pelo professor e pela turma
Turma organizada em semi círculo.
Leitura do livro “As tranças de Bintou” de Sylviane Anna Diouf feita pelo professor .
Após a leitura do livro, abrir espaço para uma discussão.
Lançar perguntas como:
O lugar onde vive a menina Bintou é parecido com a cidade onde moramos?
Pela leitura do livro, podemos perceber que diferenças entre a vida de Bintou e a de vocês? E que semelhanças?
Por que ela não podia ter tranças?
Que coisas meninos e meninas que vivem aqui (na cidade de sua escola) não podem fazer?
O maior desejo de Bintou era poder usar tranças. E o seu maior desejo, qual é?
Montar com eles um envelope de desejos.
Depois de montado, pedir que cada criança retire um desejo aleatoriamente e leia para a turma.
Por último, pedir que escrevam uma história sobre o seu maior desejo.
Organizar com eles as regras da escrita que não podem ser esquecidas e que serão avaliadas pelo professor.
Uso de parágrafos, letras maiúsculas, organização das ideias, início, meio e fim.
Dicas e sugestões
Devolver a história escrita depois de uma semana para que as crianças possam reler e reformular, caso sintam necessidade.
Depois da correção do professor, as redações podem ser devolvidas para serem passadas a limpo e colocadas no mural.
Deverá ser feita por meio do debate e da leitura individual das histórias escritas.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/06/2013
Cinco estrelasAdorei a sugestão, vou adaptar para o projeto de leitura que desenvolvo na biblioteca da minha escola.
09/05/2013
Cinco estrelasTrabalhar as diferentes culturas é necessário desde os primeiros passos de vida. É conhecendo que se aprende a respeitar. Parabéns!
01/04/2013
Cinco estrelasMuito bom as dicas que podemos usar dentro da história de Bintou,gostei muito.
16/10/2011
Cinco estrelasachei o máximo, as sugestões me fez pensar em outras ideias, no que posso explorar em sala de aula.